Rogil acolhe a primeira Festa do Amendoim

Jorge Pacheco, Presidente

Rogil, freguesia localizada no concelho de Aljezur, é conhecida pelo cultivo de batata-doce e amendoim, mas também pelas praias tão bem preservadas. Em entrevista à Revista Business Portugal, Jorge Pacheco, Presidente da Junta, destaca a organização da primeira edição da Festa do Amendoim, a realizar-se em outubro.

 

 

Jorge Pacheco é presidente da Junta de Freguesia desde outubro do ano passado, sendo a primeira vez que exerce uma função política. Anteriormente, havia sido funcionário público na Câmara Municipal de Aljezur, cargo que desempenhou durante 33 anos.

Por isso, podemos dizer que Jorge Pacheco, natural de Rogil, conhece a freguesia e o concelho de Aljezur como a palma da sua mão. “Nunca fui político e ainda hoje não me considero como tal, embora esteja ligado à vida política e respeite o partido que me apoiou”, salienta o presidente em entrevista à Business Portugal.

Uma das principais preocupações do novo executivo recai sobre os fregueses, isto porque melhorar a qualidade de vida de quem mora em Rogil está no topo da lista. Já no que concerne ao objetivo primordial, este passa pelas habitações sociais. “A Câmara Municipal tem um terreno em Rogil que está em projeto para ser urbanizado, criando cerca de 30 lotes de habitação”, acrescenta.

Jorge Pacheco aproveita para realçar as melhores características de Rogil e, destaca, sem sombra de dúvidas, a gastronomia. “A gastronomia é um ex-libris” e aconselha a quem os visita experimentar os percebes.  Por outro lado, enaltece a produção de batata-doce, “um dos fortes desta freguesia”. Esta região é conhecida pelas condições naturais, pela natureza e pelo clima equilibrado e temperado, que é o que dá origem à qualidade da batata-doce e também do amendoim.

As praias são as pedras preciosas de Rogil e entre as mais conhecidas, está a praia da Carreagem, praia da Barradinha e a praia do Vale dos Homens que tem a particularidade de se poder ver cegonhas nas arribas. E não só, por vezes, aparecem ninhos de águia pesqueira. O acesso à praia do Vale dos homens é feito através de uma escadaria de madeira com 285 degraus. A natureza está sempre presente em Rogil, é algo muito próximo.

Jorge Pacheco mostra ainda uma enorme preocupação em manter as praias o mais limpas possível, realçando o facto de as pessoas terem cada vez mais respeito pelo meio ambiente.

O autarca deixa o convite para uma visita à sua freguesia e revela que, este ano, no último fim de semana de outubro, nomeadamente nos dias 29 e 30, Rogil vai organizar pela primeira vez a Festa do Amendoim e Jorge Pacheco espera incentivar de novo à produção desta leguminosa e mostrar não só a qualidade da mesma como também dar a conhecer as riquezas da sua terra.

You may also like...