Restaurante & Petiscos Portas de Fora: Um espaço para petiscar e degustar

Desde 2017 existem mais, e deliciosos, motivos para visitar Alcobaça. Quem visita este concelho, quer pela sua paisagem natural, quer pelo seu património histórico, pode agora deixar-se surpreender pelos sabores da cozinha tradicional portuguesa, possíveis de apreciar no Restaurante & Petiscos Portas de Fora.

Luís Espadana assume a gerência do Portas de Fora há cerca de dois anos. Quis o destino que, após vários anos a laborar no ramo bancário, embarcasse na aventura de abrir um negócio em nome próprio. “Na altura, para aquilo que eu sabia fazer, o mercado estava saturado. Surgiu esta oportunidade, ao fim de cerca de três anos de procura, e decidi arriscar”, conta. A ousadia não se limitou à abertura do espaço que, apesar de ter já dez anos, (re)abriu portas “com um conceito diferente. Quisemos trazer o conceito dos petiscos, que não há muito em Alcobaça”. A decoração rústica com “cores escuras e pesadas” deu lugar a uma decoração “mais clean”, um reflexo da lufada de ar fresco que o Portas de Fora acabava de receber. Mas nem tudo se alterou. A cozinha continua a ser liderada pela mesma cozinheira que, há vários anos, garante “a qualidade dos produtos confecionados”.

Petiscos, mas não só!
“Os petiscos são a nossa especialidade”, assume o entrevistado. As tábuas são rainhas numa mesa que se quer cheia de variedade e sabor. Com presunto e queijos, farinheira, mel e canela, ou com um combinado de enchidos, há opções para todos os gostos. Às tábuas de sabores juntam-se os tradicionais petiscos que ficam sempre bem em qualquer mesa portuguesa. “Temos as amêijoas à bulhão pato, as gambas ao alho, as pataniscas de bacalhau, ou ainda as moelas ‘à Portas’”.
Mas não só de petiscos se faz esta casa alcobacense. Os pratos, quer de carne, quer de peixe também fazem as delícias dos clientes. “Não temos muitos pratos, mas todos os que temos são de excelente qualidade”. As plumas de porco ibérico, o bife com molho de pimenta, o caril de gambas e o polvo à lagareiro são alguns dos exemplos do que de melhor se pode degustar no Portas de Fora, sempre – claro está – acompanhados pela excelência dos vinhos portugueses.

Diferencial? A qualidade
Luís Espadana não tem dúvidas ao afirmar: “O nosso diferencial é a simpatia do nosso atendimento e a qualidade da nossa comida”. Com uma equipa de profissionais orientada para o cliente, o restaurante evidencia-se pela excelência do seu atendimento, sobejamente, elogiada por quem se senta à sua mesa. “As pessoas ficam muito satisfeitas e agradadas com o nosso atendimento. Para além disso, a qualidade da nossa comida também nos diferencia”. Com comida confecionada na hora, o Portas de Fora tem vindo a conquistar a preferência dos alcobacences e transeuntes. “Os clientes fazem muita publicidade do nosso restaurante. Há pessoas que vêm aqui, de propósito, porque alguém lhes indicou o restaurante. Atualmente, temos um misto de clientes. Temos muitos clientes de Alcobaça, muito por causa dos petiscos tradicionais, mas também temos muitas pessoas, portugueses e estrangeiros, que chegam até nós através do TripAdvisor”.

Consolidar o negócio
Quando colocou mãos à obra – ou melhor, à comida – Luís Espadana pouco conhecia o mercado que abraçou. Agora, é diferente. Apesar de reconhecer que tem sido “uma experiência desafiante”, o balanço não podia ser mais satisfatório. Para o futuro, o entrevistado, espera a consolidação do negócio, sem nunca deixar de inovar. “Acima de tudo, espero consolidar o negócio. Torná-lo uma referência na região. Também iremos continuar a apostar na inovação, através da introdução de novos produtos e novos pratos na carta, bem como a participação na I semana gastronómica do Porco Malhado de Alcobaça, a realizar de 24 a 31 de maio”, conclui.

You may also like...