Restaurante Don Pedro Guedes I : “Um Buffet autêntico de sabores nacionais”

O restaurante Don Pedro Guedes I, está sediado em Terrugem na cidade de Sintra, e é um dos maiores restaurantes buffet de comida tradicional portuguesa. Uma cozinha aliada ao bom gosto, com um toque de criatividade e sofisticação que dão lugar a pratos deliciosos. Pedro Guedes e Elizabete, o casal fundador desta casa, estiveram à conversa com a Revista Business Portugal e desvendaram a alma do seu negócio.

Inaugurado em 2011, conta atualmente, com oito anos de um projeto ligado ao setor de restauração, servido em buffet livre. A ideia da sua criação, surgiu da perceção de que o mercado não oferecia memórias gustativas servidas em buffet suficientes, para as pessoas se fidelizarem durante alguns anos nos restaurantes. Hoje, é local de paragem obrigatória por quem passa pela cidade de Sintra e dos Sintrenses. Este é um negócio concebido de raiz, resultado da ideia de criar um buffet com qualidade, inspirado nos sabores tradicionais portugueses. “No Don Pedro Guedes I, servimos em quantidade, qualidade e com profissionalismo. Inspirados nos nossos sabores tradicionais, os nossos pratos têm a particularidade de serem servidos em buffet, onde cada cliente, tem a liberdade de escolher o que quer comer, e na quantidade que pretender”, referiu o casal.

“Combinação de sabores numa só cozinha”
Sempre bem recebidos com simpatia e por um serviço personalizado por parte dos colaboradores, os clientes que entram neste restaurante podem experienciar todo o tipo de fusão de sabores. Desde as entradas quentes e frias, mesas de queijos e enchidos de diversas regiões do país, saladas, variados pratos quentes de peixe, carne e legumes, frutas e ainda diversas sobremesas caseiras. Tudo isto, confecionado diariamente com produtos frescos, fornecidos por produtores locais. “No nosso restaurante, cada prato é um hino à cozinha”, especificou a empresária. Para o casal, é também essencial procurar a diferenciação face aos demais, e é através de uma ementa singular e original ou pela decoração cuidada do espaço que vão alcançando sempre pontos a seu favor.

“Um serviço de êxito”
A qualidade do serviço que o restaurante Don Pedro Guedes I, presta aos seus clientes, aliada a um preço sem comparação, faz deste negócio um êxito no setor da restauração. A determinação e a paixão com que o casal serve esta casa é o fator principal para o sucesso que têm vindo a alcançar e o subsequente crescimento no mercado. “Temos de ter atitude enquanto empresários. Querer é poder, seja qual for a área de negócio. A determinação é essencial, mas para isso, temos de gostar do que fazemos”, esclareceu Pedro Guedes e Elizabete. Para o casal, os clientes são o foco e, para isso, prezam sempre pela qualidade do serviço prestado, conseguindo satisfazer o cliente de forma exemplar, sendo este, um meio de comunicação por excelência, e isso reflete-se sempre pelo “passa palavra” a amigos, familiares e conhecidos, que vêm de norte a sul do país para provar as iguarias do Don Pedro Guedes I.
Este negócio do casal de Sintra, é mais que vender pratos, é uma mistura de atendimento, espaço, produtos, recomendações e principalmente das sensações que a experiência no restaurante causa nas pessoas que o visitam. Contudo, para desenvolver este trabalho e garantir o retorno, esta atenção que Pedro e Elizabete prestam a alguns detalhes é de extrema importância para ampliar a possibilidade de alcançar o sucesso. Tendo em conta a tradição gastronómica em Portugal, que valoriza não só a confeção e os ingredientes, mas também a arte da degustação e o prazer de estar à mesa, o segmento da restauração que criaram, baseado na gastronomia nacional constitui, portanto, um poderoso veículo de comunicação aos seus clientes. Cada vez mais, a evolução do perfil do consumidor exige, uma maior qualidade dos serviços que são prestados e o casal não vê qualquer tipo de dificuldade em relação a isso. “Os clientes são exigentes, mas nós também somos muito exigentes com o produto final que lhes apresentamos, daí o feedback ser tão positivo”, acrescenta Elizabete.

Seja os clientes que vêm diariamente, ou até mesmo os turistas de vários cantos do mundo, todos eles assumem ficar deliciados e surpreendidos com a vasta variedade de iguarias portuguesas em apenas um só restaurante. Quanto aos métodos utilizados para o notável sucesso que este estabelecimento tem vindo a desenvolver, os fundadores admitem não ter nenhum em especial. “Apenas tentamos manter os padrões de qualidade que representam a marca Don Pedro Guedes I”.

“A equipa de sucesso”
Para o casal, os seus colaboradores são também uma grande ajuda para preservar os padrões de qualidade e os bons serviços prestados aos seus clientes. São os responsáveis pelo serviço de alimentos e bebidas fazendo a articulação com o serviço de cozinha e afins, desde a preparação do serviço de mesa, sala, bar e balcão, à receção de clientes, apresentação e aconselhamento dos diversos produtos e posteriormente à estimulação ao consumo. “São todos muito simpáticos e profissionais. Todos vestem a camisola e estão sempre prontos a ajudar e colaborar com tudo o que lhes é proposto”, indicou Elizabete.

“Um futuro aliado ao bem servir”
O casal mostra-se bastante satisfeito quanto ao balanço deste projeto, que ao longo destes 8 anos de existência, tem vindo a desenvolver um crescimento sustentável no mercado da restauração. O “bem servir”, com qualidade, distinção e profissionalismo, é o lema da casa de buffet mais conhecida da região.
Portugal é um dos países mais especializados nas atividades de restauração. De facto, graças às condições geográficas do país, o turismo é um dos setores mais desenvolvidos e, por consequência, todos as atividades associadas, nomeadamente a Restauração, estão desenvolvidas, havendo mesmo um grau de especialização muito significativo face a outros países europeus. Por isso mesmo, no âmbito da economia portuguesa, as empresas do setor da Restauração são de extrema importância para o desenvolvimento, não só económico, mas também social do país, e como tal, as perspetivas dos fundadores do Don Pedro Guedes I, para o futuro, são de continuidade e distinção através de uma gastronomia com identidade, acompanhando as novas tendências gastronómicas e promovendo boas práticas, tal como têm vindo a fazer até agora, e quem sabe, a abertura de um novo espaço com os mesmos ideais e princípios. “Pretendemos abrir um novo espaço no futuro, prestando o mesmo serviço de sempre”, concluiu o casal.

You may also like...