Restaurante Brisa: Marisco fresco e de qualidade marca presença na Ericeira

Situado na vila turística de Ericeira, bem junto ao mar, o restaurante Brisa abriu portas há quase cinco anos. Miguel Braz é o proprietário que se dedica, de alma e coração, à preparação e confeção de marisco vivo, que marca presença logo à entrada.

O percurso profissional de Miguel Braz é marcado pelos 25 anos dedicados ao setor da restauração. Em 2014 decidiu avançar e criar o seu próprio negócio – o Restaurante Brisa. “O que me fez avançar para este negócio foi o saber que também ia conseguir. Foi preciso ter coragem e ter confiança naquilo que fazia”, salienta.

O marisco é o rei da casa
Se o nome ‘Brisa’ nos remete para o mar, o mar remete-nos para o marisco. O restaurante tem para oferecer uma grande diversidade de mariscos, tais como percebes, santolas, bruxas, amêijoas, lagostas e lavagantes. Nos pratos, o arroz de marisco, a massada de marisco e a açorda de marisco fazem parte daquilo que é o ex-libris da casa. “Nós vendemos muito mais marisco fresco – grelhado ou cozido – do que propriamente os pratos confecionados”, acrescenta.
A vista soberba sobre o mar faz as delícias da casa e pode fazer-se acompanhar por um bom copo de vinho. Na carta estão disponíveis vinhos (verde, tinto, branco) de várias regiões. A acrescentar à lista e de modo a apoiar a produção local, têm na carta um vinho da Ericeira.

Mas como fazer a gestão de um produto tão delicado?
Pelas palavras de Miguel, é fácil fazer a gestão do marisco. Como é um produto fresco e comprado vivo não há nada a temer. Adquirido em Peniche, duas a três vezes por semana, o marisco vivo é escolhido da melhor forma possível e sempre na garantia que a qualidade está em primeiro lugar. Este fator é algo que o nosso entrevistado não prescinde na hora de preparar cada prato.

Os clientes fazem parte da família
Maioritariamente de nacionalidade portuguesa, seguida pela nacionalidade espanhola, os clientes Brisa são tratados como se fizessem parte da família. Este é um fator que cativa os clientes, não esquecendo o atendimento e o serviço de excelência, bem como a proximidade que o proprietário tem com cada um deles. “Este é um negócio feito de pessoas, em todos os sentidos, e só queremos que as pessoas desfrutem cada refeição enquanto cá estão”, conclui Miguel Braz.
Sendo a alma da casa, o proprietário faz questão de se dirigir a todos os que entram no espaço, aconselhar cada prato e perceber os gostos de cada um. São os pequenos detalhes que fazem a diferença e no restaurante Brisa a proximidade é tudo: “cada pessoa é ímpar. Todos nós somos diferentes, mas únicos. É isso que torna esta experiência tão fantástica”.
Há quase cinco anos à frente deste projeto, Miguel Braz garante que a aposta foi certeira e que se revê no que construiu. “Comecei devagar, fui construindo a casa e hoje tenho clientes regulares. É ótimo saber que as pessoas vêm comer e se sentem em casa”. O restaurante Brisa é uma excelente prova da excelência e qualidade da restauração a Ericeira – os produtos são frescos, o mar faz-se presente pelo olhar e pelo olfato e a simpatia de Miguel Braz e dos colaboradores convida a ficar mais um pouco. Experimente.

You may also like...