Remax Portugal: “uma empresa feita de pessoas para ajudar pessoas”

Equipa Remax

Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX, descobriu no grupo uma filosofia que inspira confiança. Numa vertente empreendedora e de liderança, o posicionamento no mercado nacional foi consolidando-se, cujo o objetivo passa por dar o melhor serviço ao cliente.

Como iniciou o seu percurso na Remax Portugal?

Sempre trabalhei para conquistar os meus objetivos. Licenciei-me em Economia e Gestão de Empresas na Universidade de Saragoça – onde, de resto, conheci o meu marido e parceiro de negócios, Manuel Alvarez – e, mais tarde, fiz um MBA no IESE,  na Universidade de Navarra. Ao longo da minha carreira profissional estive ligada a diversas áreas. Chegou a um momento que identifiquei uma oportunidade de negócio. Foi então que descobrimos a RE/MAX, conceito de franchising, cuja filosofia nos pareceu inspiradora. Comprámos o direito de desenvolver o negócio em Portugal e fizemos a marca crescer até ao patamar em que estamos hoje. Atualmente, o Grupo Ganhar, que fundámos, e que, em Portugal detém os conceitos RE/MAX, MELOM/Querido Mudei a Casa Obras, MaxFinance e LeaseCapital é a maior rede de franchising do país, com mais de 700 franquias. Em 18 anos, criámos mais de 10.100 postos de trabalho próprios, o que nos orgulha. Enquanto CEO da RE/MAX faço da “motivação” a minha bandeira junto de todos os colaboradores e agentes e em 2011 e 2013 fui uma das três finalistas do Prémio Mulher de Negócios em Portugal da revista Máxima. Em 2015 fui reconhecida como Melhor Gestora de Pessoas em Portugal.

A Remax tem uma linha de atuação no mercado muito própria. Descreva-nos o posicionamento da Remax no mercado nacional.

 A RE/MAX posiciona-se no mercado nacional procurando estar atento às necessidades do cliente e à satisfação máxima dos mesmos, o que nos tem levado a ser a marca líder no mercado imobiliário.

Efetivamente, somos, além da maior rede de “franchising” de imobiliário do país, aquela que mais imóveis vende. É sem dúvida aquilo que mais nos distingue, ou seja, se a satisfação do cliente é máxima, ele vai seguramente recomendar os nossos serviços às pessoas que conhece. Mas o facto de sermos a marca que mais imóveis vende em Portugal, tem por trás toda uma filosofia de motivação e satisfação dos nossos colaboradores e parceiros. O nosso modelo de gestão está centralizado no comercial, o que nos permite recrutar e reter os melhores profissionais do mercado. Sem dúvida que apostamos na formação dos nossos agentes com a certeza que agentes formados, são agentes mais preparados e, por isso, com mais resultados. “Todos Ganham” é a máxima da RE/MAX e a matriz do seu modelo de organização.

Sendo CEO do grupo, quais lhe parecem ser as qualidades pessoais que transporta para a sua vida profissional e que aplica no dia a dia da empresa?

Falo dessas qualidades no meu livro autobiográfico “Conquistando a Vitória”, lançado em 2014. São essencialmente: gratidão – por cada vitória, por cada sonho concretizado, devemos sentir-nos gratos –, paixão – é essencial para quem persegue os seus sonhos; é aonde vamos buscar força nos momentos difíceis –, determinação – é o que nos faz não nos conformarmos com a falta de resultados e procurarmos sempre alternativas, porque o nosso sonho há de concretizar-se –, flexibilidade e intuição – nem sempre tudo corre como planeado, temos de nos adaptar tendo sempre em vista o objetivo final –, sedução – não estamos sozinhos e, para nos rodearmos de pessoas que nos ajudam a concretizar o nosso sonho, temos de saber seduzi-las –, criatividade – as dificuldades são oportunidades; temos de ser criativos para as contornarmos –, pragmatismo – quem vai atrás de um sonho não está à espera do momento perfeito para começar a trabalhar; arregaça as mangas e põe mãos à obra –, inovação – temos de ser diferentes em relação aos outros para nos destacarmos –, consciência – os nossos atos têm consequências –, impaciência – quando queremos alcançar um objetivo não ficamos à espera que os problemas se resolvam por si.

A Remax passa uma ideia institucional de ser uma empresa próxima das pessoas? Essa marca foi criada à sua imagem?

Sim, foi feita à minha imagem. Somos uma empresa feita de pessoas para ajudar pessoas. Nós vendemos um serviço e não um produto, como tal, não podemos descurar a parte emocional do negócio. As pessoas procuram-nos para realizar um sonho. Para criar o seu lar para a sua família. Por isso defendo que devemos ser verdadeiros realizadores de sonhos.

O que considera que ainda falta fazer para que o mercado seja mais equilibrado e existam mais mulheres em posições de liderança e chefias de instituições?

Não concordo com a igualdade de géneros na perspetiva de que têm de ser instituídas quotas para que haja um equilíbrio de géneros numa determinada função. Acredito sim na meritocracia e acho que é ela que deve determinar se uma pessoa é competente para o desempenho de uma função de chefia. Se nós mulheres, queremos estar em lugares de topo, temos de desenvolver competências para os alcançar. E não é por isso que tens de descuidar a família. Eu acho que são, muitas vezes, as mulheres a limitarem-se a elas próprias, porque foram educadas de modo a desenvolverem padrões mentais que as limitam. A sociedade reconhece os que trabalham e trabalham bem, independentemente de serem mulheres ou homens.

 

 

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