RE/MAX Latina Boavista: Ligação, gratidão e negócio

Ligação, gratidão e negócio são os três pilares que sustentam o projeto que lhe damos a conhecer nesta edição da Revista Business Portugal. Para melhor compreender o projeto, que abriu portas em 2017, estivemos à conversa com Paulo Duarte, Broker da RE/MAX Latina Boavista, que em entrevista nos revelou que “a confiança com os clientes” é um dos segredos para o sucesso de um negócio que é cada vez mais “de pessoas para pessoas”.

Com um percurso profissional recheado de aventuras, Paulo Duarte iniciou o seu percurso no ramo imobiliário em 2005 na primeira loja do Grupo RE/MAX Latina em Mafra, tendo, posteriormente, a oportunidade de ir para o Brasil, onde conheceu o mercado como Diretor Comercial na REMAX e começou a dar formação imobiliária em Pernambuco e Paraíba. Mais tarde, regressou a Portugal e decidiu estabilizar no Porto, sendo hoje Broker da RE/MAX Latina Boavista. É na ligação com consultores e clientes que Paulo Duarte encontra a chave para o sucesso do projeto que abraça, desde 2017: “O sucesso chega quando a própria equipa consegue realizar os seus sonhos. E é assim mesmo que trabalhamos: em equipa. O meu negócio é o negócio deles, sendo que cada um tem a sua especificidade. É a parte de que mais gosto, a ligação com as pessoas. Na RE/MAX Latina a parte humana é muito forte”.

Enquanto líder de um projeto que “vive de pessoas”, Paulo Duarte reconhece a importância de uma equipa unida e coesa, frisando que a RE/MAX Latina Boavista é uma família, onde não há hierarquia: “Eu sou colega deles, não há divisão. Somos uma equipa, uma família”. É na simbiose perfeita entre a chefia e o resto da equipa, hoje composta por cerca de 70 consultores imobiliários, que o projeto alicerça o seu crescimento constante e sustentado, tendo registado, no último ano, um forte crescimento. É também à qualidade da formação prestada a todos os consultores do projeto que Paulo Duarte reconhece parte da responsabilidade para o sucesso alcançado ao longo dos anos: “A formação é de extrema importância e, felizmente, temos uma máquina muito bem montada em termos de formação. É normal que os consultores cometam erros no início do seu percurso, eu também os cometi no início do meu. É aí que a formação assume especial importância. Todos os nossos consultores recebem formações de grande qualidade para que possam atingir os seus objetivos e contribuir eficazmente para o sucesso do nosso projeto”.

Uma aposta na formação que marca pela diferença
Com uma Academia de formação própria em Lisboa, criada com o intuito de melhor preparar os profissionais para prestar um serviço de excelência aos clientes, é na forte aposta na formação da equipa que RE/MAX Latina Boavista encontra um dos principais elementos diferenciadores do grupo no mercado imobiliário português: “A aposta na formação é o principal. Quando os nossos consultores chegam ao Grupo fazem uma formação inicial certificada. A primeira coisa que fazemos é explicar o que é ser consultor imobiliário e a responsabilidade que é ter a angariação de um cliente, assim como a responsabilidade de ‘agarrar’ naquele imóvel e assumir o compromisso”.

Para um serviço incólume e capaz de satisfazer as necessidades dos clientes, na RE/MAX Latina Boavista, a aposta na formação acontece desde o primeiro dia. Para se ter completa noção de como são “as regras da casa”, os consultores têm uma formação inicial de cinco dias, sendo posteriormente “integrados no gestor de integração, que o irá acompanhar durante um ano. Terminado o primeiro ano no projeto, os consultores agora com maior experiência, autonomia para dinamizar o negócio e fazer as suas escolhas: qual o tipo de mercado que querem trabalhar, o tipo de cliente e fazer a sua própria adaptação”.
De forma a manter a proximidade e a motivar a sua equipa, o nosso entrevistado chega mesmo a desafiar os seus consultores a irem a formações especializadas: “Temos de perceber processos jurídicos, da parte financeira e até de decoração. Temos de ser capazes de explicar aos nossos clientes a importância de apresentar uma casa limpa, arrumada e que transmita ao possível comprador a mesma sensação que tem ao chegar a um hotel: a sensação de que ninguém esteve lá antes de nós. São estes pequenos detalhes que fazem toda a diferença e nós queremos marcar pela diferença”.

“Somos a forma mais simples de ajudar as pessoas”
É com o objetivo de “ajudar o cliente” bem definido que Paulo Duarte e restante equipa fazem da RE/MAX Latina Boavista uma referência no mercado imobiliário português. Para isso, apostam num serviço completo e de qualidade, capaz satisfazer as necessidades de quem os procura: “Apostamos, por exemplo, na produção de fotos profissionais dos imóveis e na realização de visitas virtuais. São apostas que fazemos e que pretendemos manter, porque acreditamos que estamos aqui para ajudar os nossos clientes a alcançar o seu objetivo. Mais do que uma agência imobiliária, somos a forma mais simples de ajudar as pessoas”. Um serviço de excelência que se reflete nos números alcançados ao longo dos anos. Só em 2018 a RE/MAX Latina Boavista alcançou as 420 angariações, sendo que este ano o número já foi largamente ultrapassado, contando já com o marco de 600 angariações.

Uma parceria de confiança com as cidades
Confiança é também palavra de ordem num projeto que prima pelo acompanhamento prestado ao cliente nas várias fases do processo: “Na RE/MAX Latina prezamos muito o feedback ao cliente. Eu posso ser o melhor consultor do mundo, mas se as pessoas não confiarem em mim, isso não vale de nada. A parte mais difícil para um consultor imobiliário passa pelas pessoas se identificarem e perceberem o que é que nós fazemos e qual a nossa missão nesta profissão. Aqui, na RE/MAX Latina Boavista, primamos pela confiança e mostramos a todos os nossos clientes que estamos ali para os ajudar a atingir o seu objetivo. O cliente tem de sentir que tem uma pessoa que o vai ajudar. O nosso trabalho é arranjar uma solução, mas mais do que vender uma casa, a imobiliária permite realizar sonhos”, explica Paulo Duarte, acrescentando ainda que é muito importante entender as motivações dos clientes sabendo sempre que, na sua maioria, o processo seja sempre mais emocional do que racional.

Mercado em evolução
Sendo o mercado imobiliário feito pelas pessoas que compram, Paulo Duarte explica que se há mais procura do que oferta, há um aumento de valor e as pessoas não têm essas noções, “porque não fazem um estudo comparativo de mercado e não entendem quais são os concorrentes que podem combater com certo imóvel. O meu trabalho enquanto consultor imobiliário é tentar perceber se com as minhas competências, qualidades, parcerias e colegas, consigo ajudar a vender ou a comprar um imóvel”. Paulo Duarte reconhece ainda que a cultura habitacional tem sofrido evolução ao longo dos anos. Hoje em dia, os jovens estão mais ligados ao mundo e, por isso, em constante mudança. O arrendamento tem-se afigurado para a grande maioria a melhor solução: “Se tiverem oportunidade de ir para cidades mais desenvolvidas, os jovens vão sem hesitar. Por exemplo o Porto, com as oportunidades que têm surgido, é uma cidade muito apetecível para os jovens que, na grande maioria optam inicialmente pelo arrendamento”. Por outro lado, Paulo Duarte explica que “os casais também começam a definir outras prioridades pessoais. Para a grande maioria dos casais, em primeiro lugar está a realização profissional e apenas depois surge a realização pessoal, nomeadamente a construção de uma família”.
É com o sentimento de dever cumprido que Paulo Duarte encerra o ano de 2019. Para o futuro o desejo é simples: continuar a prestar um serviço de excelência a todos os seus clientes. Para isso, espera continuar a contar com a lealdade, empenho e profissionalismo de toda a equipa, que tem feito da RE/MAX Latina Boavista um exemplo de sucesso em todo o país.
O Grupo RE/MAX Latina é uma rede de ligação entre as pessoas e as suas cidades. Somos um conjunto de agências imobiliárias de excelência, com um volume de negócios ímpar e a maior taxa de retenção de consultores em todo o mundo. Estando presentes em Mafra, Lisboa, Cascais, Colares, Amadora, Ericeira, Gaia.

Candidaturas: boavista.grupolatina.pt
Apresentação: https://grupolatina.pt/intro/
Evolução: https://grupolatina.pt/wp-content/uploads/2019/12/GL2018.pdf
Cidades do Futuro: https://cidadesdofuturo.com/
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=M_wrV7wSaOQ

You may also like...