RC – Construções, Arquitetura e Design: “Criatividade e Profissionalismo”

Formado em Arquitetura, Ricardo Carvalho deixou os projetos que via apenas pelo computador para os passar a ver crescer pelos próprios olhos. Empreendedor e com visão de futuro bem delineada fundou a RC Construções que tem crescido desde então, “de forma sustentada, apostando sempre na qualidade”.

 

O que o levou a fundar a RC Construções?

A minha área de estudo foi arquitetura ligada à construção de imóveis. A RC Contruções surge porque a área da arquitetura, por si, está muito descaraterizada e necessitava de inovar para sobressair no mercado com serviços diferentes, para clientes que procuram respostas à medida dos seus sonhos. Foi nessa altura que comecei a receber solicitações para encontrar profissionais que fizessem projetos de remodelação e como gosto da parte prática desta atividade decidi lançar-me por conta própria, apostando na área das remodelações de imóveis.

A RC Construções realiza vários serviços. Qual é a mais proeminente?  

Podemos fazer projetos de raiz, desde o cliente que tem um terreno e quer construir uma casa, como remodelações ou decoração de interiores nas áreas de Póvoa de Varzim até ao Porto. A RC Construções pode transacionar imóveis (compra, venda e arrendamento) mas, para já, não é esse o meu foco. A área que apresenta mais volume de negócio é a de remodelação de apartamentos, sendo que, neste momento, temos três obras a decorrer ao mesmo tempo.

Apresente-nos o estado deste setor na Póvoa de Varzim.

O mercado da remodelação de apartamentos tem tido muita procura. A Póvoa de Varzim tem muita construção com alguma idade e necessita de se modernizar para atrair turistas e investidores, por outro lado, como fica dispendioso manter apartamento de férias, para serem utilizados um mês por ano, os proprietários preferem desfazerem-se dos imóveis usufruir das excelentes acessibilidades de acesso às praias poveiras. Esses apartamentos estão a ser vendidos a preços muito interessantes e como a procura tem aumentado, os proprietários têm apostado na valorização dos imóveis através da remodelação e decoração de interiores. A realidade atual apresenta um mercado emergente para a nova construção porque o mercado dos imóveis usados está a terminar e quem tem imóveis já pondera se deve vender ou se deve apostar na remodelação para vender mais tarde por valores superiores.

A nova construção tem espaço por onde crescer?

A Póvoa de Varzim tem espaço para crescer, principalmente para as zonas mais rurais e tradicionais, onde existe uma oferta variada de terrenos para construção nova. A Câmara Municipal, desde há uns anos, tem colaborado de forma muito positiva para acolher e responder aos pedidos dos investidores e dos seus representantes, tornando os processos mais céleres e menos burocráticos. O maior problema prende-se com a mão obra porque esta praticamente não existe e alguns profissionais atingem valores por hora praticamente inatingíveis.

O facto de ser arquiteto influencia a forma como abraça os projetos?

Os meus clientes sabem, logo à partida, que não sou um empreiteiro que entra no imóvel para fazer a obra e vir embora, não sou executante. Faço sempre o estudo do apartamento, da sua área, exposição solar e objetivos que os proprietários têm para poder apresentar a melhor proposta, satisfazendo as suas expetativas. Faço questão que os proprietários compreendam porque não posso fazer as alterações que me propõem ou se as indicações que me dão realmente beneficiam o apartamento e vão corresponder à funcionalidade e comodidade que pretendem.

O futuro da RC Construções passa por…

Passa por agarrar a oportunidade que surgiu de ficar com alguns terrenos em Vila Nova de Famalicão, cidade estrategicamente bem localizada, perto de Braga, Guimarães, Póvoa de Varzim e Porto, onde pretendo construir algumas moradias novas já no início do próximo ano. Quero crescer a nível de carteira de clientes nas remodelações e decoração de interiores, como ao nível de investimentos e de construção de raiz. Gostava de crescer ao ponto de poder passar a ser investidor e de ser eu a disponibilizar os imóveis para os meus clientes, ser autossuficiente.

You may also like...