Raceland: solução a 360°

Foi em 2007 que Alfena recebeu a Raceland, um projeto reconhecido mundialmente e maioritariamente direcionado para a construção de veículos e reboques, tendo como seu exponente máximo os outside broadcast. Carlos Teixeira, foi o fundador e é quem conta à Revista Business Portugal a evolução da marca que se rege pela inovação, qualidade e satisfação do cliente.

A formação profissional de Carlos Teixeira está ligada à engenharia mecânica. Mais tarde foi instrutor, piloto de ralis, abraçou projetos na área das escolas de condução e centros de inspeção. A conclusão que conseguimos retirar do seu percurso profissional é que é, com toda a certeza, um eterno apaixonado por veículos. A Raceland aparece mais tarde como uma marca também ela ligada aos automóveis e às corridas. Com o tempo foi mudando e foi direcionada maioritariamente para a construção de veículos. “A construção de veículos apareceu ocasionalmente, através de uma empresa que estava com dificuldades financeiras e que nós apoiámos. Daí retirámos algum know-how que nos permitiu crescer na área da construção de carroçarias e de veículos pesados” afirma Carlos Teixeira. Com o negócio mais estável, houve a oportunidade de se candidatarem a construtores de automóveis a nível mundial e hoje dedicam-se, na sua maioria, a veículos pesados e semi-reboques ou reboques ligeiros, sendo que também podem construir veículos ligeiros. Dentro do carroçamento, destacam-se as alterações a veículos de outros construtores redirecionando-os com as devidas alterações para funcionalidades de acordo com as necessidades.O nosso entrevistado explica. “A ideia da Raceland, é a de abranger esse mercado, de construir tudo aquilo que os habituais carroçadores não querem, ou seja, quando alguém nos apresenta uma ideia, o nosso departamento de engenharia desenvolve o projeto e cria um veículo novo. Ou seja, cria uma transformação que permite ir de encontro a essas necessidades”.
O facto de Carlos Teixeira ser uma pessoa (re)conhecida no mundo dos desportos motorizados ajudou ao crescimento da empresa uma vez que levou a que muitas pessoas, também ligadas a este meio, quisessem que os seus projetos fossem elaborados pela Raceland.

O que diferencia a Raceland
Os serviços e produtos disponibilizados marcam a distinção da Raceland das empresas do mesmo setor: “Tentamos olhar para os nossos concorrentes e percepcionar o que é que eles não fazem” afirma Carlos Teixeira e salienta que “sabemos que um protótipo é algo que utiliza muita mão-de-obra e, principalmente, ocupa muito tempo. Desta forma, sabemos também que o tempo por vezes é escasso mas, na Raceland, isso foi uma vantagem. Como eu tinha a possibilidade de ser pequeno e de absorver o produto que ninguém queria, agarrei-o e investi todo o meu tempo nisso. Tive ainda a sorte de algumas empresas quererem algo diferente”. É exatamente por isso que a Raceland se rege, pela diferença. O que a diferencia essencialmente é o facto de fazerem tudo à medida do cliente e de acrescentar algumas funcionalidades vantajosas a um veículo já existente. Carlos Teixeira exemplifica: “o que o cliente pretende com um semi-reboque especial para competição é chegar a uma prova, ter a possibilidade de ter um espaço para o piloto, para a equipa, para a parte da engenharia, controlo de tempos, e nem sempre os construtores que já fabricavam esse tipo de veículos têm a capacidade de se adequar. Já estão habituados a fazer, mas segundo aquele molde”. A Raceland adequa-se verdadeiramente ao que o cliente pretende.

Projeto OBV e as suas mais-valias
Os OBV – outside broadcast – são, sem dúvida, um dos produtos em que a Raceland marca a diferença, são veículos de televisão de exterior específicos para transmitir em determinado lugar. Estes veículos têm vários tamanhos, sendo que os XL são veículos semi-reboque já com aberturas laterais que se multiplicam em termos de espaço. O conceito verdadeiro é o de criar um estúdio de televisão, em qualquer parte e, essencialmente, no futebol. Para que tal aconteça na perfeição, Carlos Teixeira, conta com a ajuda da Mediapro, sendo por isso o seu principal cliente: “É uma das maiores empresas do mundo em televisão”. Em Portugal, tudo isto foi novidade e por isso um projeto muito (bem) reconhecido. “O primeiro veículo que fizemos para eles foi um sucesso e, a partir desse momento, criámos um ligação forte”. É garantido que, hoje em dia, as empresas – mais do que cliente e vendedor – são parceiras e a parceria da Raceland e Mediapro tornou-se muito forte.

Credibilidade e notoriedade
A credibilidade de uma marca em Portugal passa pelo reconhecimento. A Raceland é certificada pelo IPQ (Instituto Português de Qualidade), já na área da construção, Zorganização mundial que verifica quais são os construtores de veículos e se estão devidamente certificados para o fazer. O crescimento da Raceland foi reconhecido internacionalmente tendo, em 2018, obtido o título de Construtores Mundiais de Veículos ganhando assim a notoriedade pela qual Carlos Teixera esperava. “Já temos carroçadores tradicionais a encaminharem os seus clientes para a Raceland porque somos capazes de solucionar os seus problemas”. Para o futuro, Carlos Teixeira, garante que os clientes têm demonstrado interesse em crescer juntamente com a Raceland e, dessa forma, estão em cima da mesa alguns projetos aliciantes. “Queremos ter o maior camião do mundo noutra área. A nível mundial penso que vamos estar no topo”.
Uma das preocupações da Raceland prende-se com ações de solidariedade junto daqueles de quem recolhem as energias porque não é correto não ajudar, se o puderem fazer. Exemplo disso foi a última campanha efetuada em parceria com a Q&F, em Alfena, e ainda uma outra campanha na Gare do Oriente, em Lisboa, com entrega de bens alimentares.

 

You may also like...