Private Gate: Um serviço premium na zona nobre da cidade

A imobiliária Private Gate já completou dois anos de trabalho nas zonas nobres da cidade do Porto. Profissionalismo e um serviço integral voltado para o cliente marcam o seu modo de trabalho.
A ideia começou a ganhar forma em 2014, mas só em março de 2016 nasceu a Private Gate. Ao leme desta agência imobiliária está Gonçalo Albuquerque, diretor geral, que em conjunto com João Pinto Leite, André Machado Vaz, Ana Aroso e Manuel Sousa Pinto idealizou o projeto.
A Private Gate foca-se sobretudo no mercado premium residencial, atuando num triângulo com vértices na Rotunda da Boavista, Foz do Douro e fronteira com Matosinhos. Esta área nobre estende-se do mar até ao rio e é cenário de imóveis com elevado valor de mercado.
O processo de compra e venda de casa é muito complexo, diz Gonçalo Albuquerque, que enfatiza a importância da “intervenção do agente imobiliário no processo”. Tal é ainda mais importante quando se tratam de montantes elevados como os que a Private Gate habitualmente lida.
Desta forma, a agência que já conta com dois anos no currículo preocupa-se em prestar um serviço integral que trate de todos os detalhes burocráticos, focando-se nas necessidades do cliente que são cada vez maiores.
Muda o mercado, muda o agente imobiliário
“Até 2015, era o comprador que ditava as regras do mercado, hoje ocorre o oposto, o comprador segue o vendedor”, explica Gonçalo Albuquerque. Acrescentando que, desde 2016, ano em que nasceu a Private Gate, muito tem mudado no mercado imobiliário. A exigência com o agente imobiliário é crescente por isso a aposta numa equipa multidisciplinar é, para o nosso interlocutor, um ponto fundamental.
O diretor geral acrescenta que o perfil necessário para ser agente imobiliário tem mudado muito. Gonçalo Albuquerque tem formação em Gestão de Marketing complementada por uma pós-graduação em Análise de Investimentos Imobiliários e Avaliação. Os restantes sócios apostaram em diversos ramos de estudo como a área Jurídica, Fiscal e até Gestão.
“No passado a formação do consultor imobiliário não era valorizada, o conhecimento resultava da experiência”, explica, sublinhando que o paradigma mudou e “hoje a formação é essencial, apesar de não necessitar de ser em alguma área específica”. Vive-se uma profissionalização do agente imobiliário alavancada num mercado cada vez mais dinâmico, competitivo e rigoroso.
O maior desafio, na opinião de Gonçalo Albuquerque, é a falta de produto. Desequilíbrio que deverá prolongar-se por mais três ou quatro anos. Na área geográfica em que a Private Gate atua, a oferta de casas imediatamente prontas a serem habitadas é nula.
Alargar a área em qua atuam não é um plano que esteja no horizonte a médio prazo. A equipa, composta por oito comerciais, é toda oriunda da Foz o que se revela uma mais-valia. “Conhecem bem a área e conhecem bem o tipo de proprietário, o que a par do conhecimento do produto é muito importante no mercado imobiliário”, explica Gonçalo Albuquerque. Assim, o futuro da Private Gate passa por manter um elevado padrão de qualidade a que já habituaram os seus clientes.