Pato Rico e Duffy – Penas de Pato na Vanguarda do Têxtil

Pautadas pela qualidade dos tecidos, do design e dos componentes, pela estripe da execução e dos acabamentos e pela garantia de uma delação de artigos próprios e certificados, as marcas Duffy e Pato Rico são referências nacionais sob a direcção de Maria Beatriz Serrano – Mulher e Empresária.
A ideia precursora da empresa, hoje detentora das marcas ‘Pato Rico’ e ‘Duffy’, surge numa conversa de café entre Maria Beatriz Serrano e António Castanheira, no ano de 1979. Um empreendimento que rompe com a venda de edredões e almofadas, fabricadas com penas de pato tratadas, em pequenas feiras dedicadas ao têxtil.
Tratamento de penas de pato – Pato Rico
Especialista no tratamento de penas de pato, a ‘Pato Rico’ desenvolveu e instaurou todo o processo que resulta na classificação, esterilização e despoeiração do produto natural que exporta, sobretudo, para Espanha, França e Alemanha.
Trata-se de um processo que cumpre todas as normas estabelecidas pela União Europeia e que se divide em várias fases, entre elas, a lavagem, a desinfeção, a centrifugação e a secagem a vapor. Normas e procedimentos que garantem a característica antialérgica do produto final. A pena de pato não tem substâncias proteicas e, por isso, não causa alergias.
Toda a confeção dos artigos é realizada em terras lusitanas, assim como o tratamento das penas. De fora chegam apenas os tecidos, aos quais é exigida a característica de ser “à prova de penas” ou ‘DownProof’ – constituídos 100 por cento por fibras de algodão e cuja trama é fechada para impedir a passagem das penas e plumas, ao mesmo tempo que, permite a respiração natural da pele.
Marca membro da EDFA- European Down and Feather Association.
A ‘Pato Rico’ é uma marca membro da EDFA- European Down and Feather Association– uma associação, fundada em 1980, atualmente constituída por mais de 90 empresas e organizações de 23 países diferentes e que tem como principal propósito a representação dos interesses dos membros da indústria de enchimento e tratamento de penas e seus fornecedores na Europa, assim como, defender os interesses dos consumidores e o bem estar dos animais.
“A arte de bem dormir” – Pato Rico
O antigo hotel Méridien, hoje Hotel InterContinental em Lisboa, foi primeiro cliente na área hoteleira, sendo que, atualmente a ‘Pato Rico’ serve uma imensidade de hotéis em Portugal e em toda a Europa. “Tudo tem o seu ciclo, tudo leva o seu tempo, tudo exige trabalho e disciplina e, claro, paixão, para tudo é necessária a paixão”, garante Maria Beatriz.
Uma marca que não se dedica apenas ao fornecimento de têxtil lar para hotelaria e particulares mas que detém, da mesma forma, uma vasta gama de artigos para hospitais e clínicas, artigos fabricados por meio de materiais respiráveis e de fácil manutenção, a pensar nas necessidades e debilitações daqueles que deles usufruem.
Com a ‘Pato Rico’ o cliente tem, ainda, a possibilidade de personalizar e customizar o artigo que comtempla e idealiza, nas palavras de Beatriz Serrano: “somos vocacionados para fazer aquilo que somos capazes de fazer, não somos vocacionados para fazer milhões.”
Blusões Michelin feitos com penas de pato –“Um sucesso absoluto!”
A celebrar 38 anos de existência, a Duffy oferece uma coleção de Sportswear, dedicada a amantes de desportos radicais e do ar-livre, uma gama de artigos Urban, criados a pensar no indivíduo citadino e, finalmente, artigos para crianças, uma gama apelidada Kids.
Duffy é uma marca dedicada à produção de blusões com enchimento de penas de pato, o chamado blusão Michelin -“Um sucesso absoluto” – que nasce no ano de 1980 e enceta, desde cedo, o êxito que ainda hoje representa, sendo uma marca nacional de referência.
Maria Beatriz Serrano – A Mulher Empresária
Enquanto mulher empresária, na vanguarda de uma indústria dedicada à confecção de artigos elaborados a partir do tratamento de penas de pato, Maria Beatriz Serrano confessa, em entrevista à Revista Business Portugal, que estar na liderança é “estar no sítio certo, na hora certa”, ao mesmo tempo que “ é ter acordado a saber fazer tudo, incutindo nas pessoas um método de trabalho.”
Nas rédeas de uma atividade que se encontra sublinhada pela capacidade de prosseguir “readaptando e recriando”, Beatriz Serrano admite que o segredo do sucesso do negócio está na conjugação entre a longevidade e conhecimento daqueles que, por experiência, conhecem a indústria e o mercado, e a criatividade e vontade daqueles que, acabados de entrar no mercado de trabalho, são detentores das ideias e do entusiasmo, tratando-se de “juntar o conhecimento à impulsão”- garante.
“A nossa diferenciação vem do facto de irmos a feiras internacionais, ver o que os outros fazem e adaptar ao mundo onde vivemos”, sublinha a empresária alfacinha, cujo principal objetivo é continuar a desenvolver novos artigos e acompanhar o avanço tecnológico e as novas tendências da indústria.