Para viver, investir e visitar

Já conhecida pela maioria dos portugueses, sendo muitas vezes o destino de eleição para férias, Ponte de Lima tem vindo a crescer. Banhada pelo Rio Lima e munida de uma arquitetura medieval sem igual, esta vila faz de todos os limianos orgulhosos do que é seu. Esta vila tem-se lançado na modernização, para que assim sejam cada vez mais os que procuram este local para viver. Estivemos à conversa com Victor Mendes, atual presidente da Câmara, que falou desta terra com um grande orgulho e conhecimento.

Um passado histórico rico
Como muitos sabem, Ponte de Lima parte do reino de Leão, o reino que formou Portugal. Pela vila ainda se encontram pedaços históricos. O império romano fora deixando rasto, “fonte de uma excelente localização estratégica.” Foi até por esta importância que D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, entregou o foral em 1125 a 4 de Março, fazendo desta terra uma referência. É muito assente nessa história, localização e nessa tradição que faz de Ponte de Lima um território diferente”, como afirma Victor Mendes.
Mas Ponte de Lima procura mais, e tem tentado ao longo dos anos conquistar o património e com o avanço dos tempos colocar a vila “quer no contexto regional, nacional e internacional, ao mais alto nível. É, aliás, esse equilíbrio entre história, cultura e património e o que é desenvolvimento que faz de Ponte de Lima um concelho diferente”.

Viver em Ponte de Lima
“Ponte de Lima distingue-se pelo ambiente e qualidade de vida. Ponte de Lima está no centro do Alto Minho, com um conjunto de acessibilidades que nos faz estar perto dos centros urbanos, somos atravessados por duas auto-estradas, a A3 e a A28, e de Viana a Ponte de Lima a A27, estamos relativamente perto da fronteira. Estamos a três quartos de hora do Porto. Estamos perto tanto do aeroporto de Vigo como o de Sá Carneiro.. Temos, felizmente, um conjunto de equipamento de utilização coletiva, do ponto de vista público ou privado. Nomeadamente na área da saúde, temos um hospital central, com um bom serviço de urgência básica e vários centros de saúde que é muito importante para o dia a dia, para viver. É um concelho seguro, é o segundo concelho do distrito mais seguro. Possuímos uma rede de equipamentos escolares desde o pré-escolar até ao ensino superior, temos uma escola secundária que acabou de ser requalificada, temos quatro EB 2/3 que estão a ser objetos de obras de requalificação, completamos a rede do pré-escolar e do primeiro ciclo com a construção de 12 novos Centros Educativos”. Fala também do ensino superior, munido da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, bem como a Universidade Fernando Pessoa, estando também a Universidade do Minho perto desta vila”. O desporto, bem como a cultura, não passam despercebidos, Ponte de Lima está sempre cheia de eventos que animam a população, mas sempre em espaços adequados que têm sido objeto de renovação, como a construção do novo pavilhão de feiras e exposições. “Temos um conjunto de rede de equipamentos culturais e uma excelente programação cultural, possuímos muitos equipamentos desportivos, temos um rácio de excelência de m2 por espaço útil desportivo, ultrapassamos já os cinco m2 de espaço útil por habitante. Todas as escolas equipadas por pavilhões gimnodesportivos, alguns já com relvado sintético. Não basta fazer os eventos em quantidade, é preciso qualidade”.
Este concelho é dotado também de vários equipamentos ligados ao ambiente, à cultura, à paisagem, ao lazer, bem como 150 km de trilhos. Quanto ao desemprego várias medidas são encetadas para que ninguém fique de fora. “Há também uma questão importante que é dar emprego aos nossos cidadãos. O último mandato concentrou-se em atrair empresas para atrair mão de obra de qualidade”. O IMI no concelho está muito perto da taxa mínima, o preço da água e saneamento são reduzidos, e há muita gente a querer vir viver Ponte de Lima – “ queremos aumentar a taxa de natalidade”. Estão criadas, assim, todas as condições para se viver neste local da história, sendo que existem oportunidades para os jovens, que têm apostado no setor agro-florestal. Há vários espaços comerciais e equipamento da área social abrangidos. “É um território onde vale a pena viver, investir e, portanto, é um caminho que nunca tem fim. Todos os dias trabalhamos para que os nossos concidadãos tenham as melhores condições. Há uma política de desenvolvimento que tem uma estratégia, tem havido estabilidade dentro dessa estratégia, os objetivos tem sido cumpridos.”

Um bom limiano
Segundo Victor Mendes a participação ativa no concelho é imprescindível. Felizmente, Ponte de Lima conta com 104 associações, nas variadas áreas e são largas centenas de limianos que estão envolvidos nessas associações a título gratuito, solidário e participativo. “Temos procurado ao longo dos anos desde a infância até à idade adulta estimular esse orgulho de ser limiano, e isso é determinante para a construção do presente e do futuro”.

O desporto
Com condições terrenas e aquáticas inigualáveis, Ponte de Lima recebeu o Campeonato Europeu de Canoagem, sendo considerada a capital da canoagem portuguesa, tendo como base o centro náutico Fernando Pimenta. A Feira do Cavalo é também bastante conhecida, distinguida como o melhor do desporto e turismo equestre.
Com ‘pernas para andar’, Ponte de Lima tenta deixar presente nos limianos o orgulho de o ser, quer pela história quer pelo que se faz no desenvolvimento, e os cidadãos mostram-se agradados, fazendo o balanço entre a história e o desenvolvimento.
Para quem não pensa viver em Ponte de Lima, saiba que este é um ótimo sítio para visitar, nomeadamente as estruturas medievais, o rio que se deixa levar por praias e a sua grande gastronomia. Estes são apenas exemplos que fazem deste concelho um expoente para quem quer conhecer o que de melhor se faz em Portugal.

You may also like...