Ordem dos Arquitetos: Arquitetura, Construção, Imobiliário e Qualidade de Vida

Dar resposta e compatibilizar a qualidade da arquitetura com as necessidades técnicas das múltiplas especialidades, cada vez em maior número, envolvidas na construção, com as expectativas do investimento imobiliário, que vão desde os limites dos financiamentos ou da pressão do desenvolvimento, pode parecer uma verdadeira quadratura do círculo.
É, seguramente, um trabalho complexo, sempre difícil que, inevitavelmente, se prolonga desde a dimensão urbana ao design de interiores, e onde cada vez são mais determinantes os problemas colocados pelas profundas transformações climáticas com que estamos confrontados.
Um equilíbrio, difícil porque envolve preocupações, parâmetros e objetivos extremamente diversos, e nem sempre coincidentes. Um equilíbrio que envolve a capacidade de responder a uma imensa diversidade de situações, físicas, mas sobretudo culturais, e de sustentabilidade. Um equilíbrio onde será prioritária a capacidade de transmitir aos espaços as condições necessárias à plena satisfação das necessidades das pessoas, na melhoria do ambiente construído, de modo a garantir as melhores condições de vida das pessoas para quem todo o nosso trabalho se destina.
A resposta a este desafio imenso na resolução dos problemas energéticos e socioeconómicos de um desenho inclusivo e responsável, capaz de responder às necessidades individuais e colectivas, capaz ainda de melhorar a qualidade de vida de cada um, criando melhores ambientes urbanos e comunidades mais fortes, esse terá sempre de ser o nosso objectivo final.

José Manuel Pedreirinho
Presidente da Ordem dos Arquitectos

You may also like...