Oferta formativa ampla, diferenciada e premiada

A ESMAD – Escola Superior de Media Artes e Design – é uma referência no ensino a nível nacional e internacional. Em entrevista, a presidente Olívia Marques Silva, explica-nos como é que esta escola contribui para a consciencialização artística.

 

O ensino está a encarar desafios sem precedentes. Como é que a ESMAD se propôs a enfrentá-los?

Olívia Marques Silva, Ph.D, Presidente da Escola Superior de Media Artes e Design, ESMAD

A ESMAD viveu o segundo semestre de 2019/2020 colocando em primeiro lugar a segurança dos seus estudantes, docentes e não docentes, procurando diminuir os níveis de risco e manter a qualidade pedagógica da sua atividade.

Tivemos que encontrar soluções que respondessem às exigências dos projetos finais em Licenciaturas e Mestrados, que necessitam de estúdios, apoio técnico e académico e trabalho em campo.

Percebemos que, em muitos casos, o trabalho dos professores redobrou e foi preciso dar uma resposta rápida às constantes mudanças.

 

De que forma têm conseguido assegurar a qualidade, dinamismo e inovação na vossa formação e contribuir para a consciencialização artística? 

A ESMAD procura destacar-se enquanto escola pública de ensino superior politécnico, desenvolvendo um paradigma de formação internacional dinâmico, focado na investigação tecnológica e artística. A escola promove e institui a proximidade internacional com investigadores e artistas da South Wales University, da Nottingham Trent University, da Manchester Metropolitan University, da Karel de Grote University College, da Universidad Complutense de Madrid, da University de Silesia em Katowice, da Universidade de Santiago de Compostela, entre outras instituições.

Este ano, em plena pandemia, lecionamos um curso sobre cinema documental partilhado com a Universidade de Austin, EUA.

 

A ESMAD tem ainda a uniMAD – Unidade de Investigação em Media Artes e Design. Qual a sua missão e que trabalho tem vindo a ser desenvolvido?

A uniMAD tem como missão desenvolver investigação de alta qualidade e promover o desenvolvimento artístico, teórico e tecnológico. Este último ano, a uniMAD apoiou uma candidatura a uma Summer School com financiamento FCT (com 34 candidatos), candidatou-se a vários apoios relacionados com a Covid-19 (Research 4 – Covid-19), liderou candidaturas Erasmus+, entre outras atividades. Ao mesmo tempo, organizou várias conferências internacionais destacando-se a primeira edição da International Computer Programming Education Conference (ICPEC) e os seus membros publicaram mais de cinco dezenas de artigos científicos (onde quase 50 por cento foram indexados pela SCOPUS e/ou Web of Science). Destacamos já no próximo mês de outubro, a participação na edição do #MTFLabs – Aveiro Tech City.

 

Têm uma das mais amplas, diferenciadas e premiadas ofertas formativas do país. Que oferta é essa?

A oferta formativa da ESMAD integra Licenciaturas, Mestrados, CTeSP, Pós-graduações de Argumento, Conservação de Fotografia e Design de Interiores e Espaços, Cursos Livres, Ano Zero. Este ano abre pela primeira vez um CTeSP em Modelação e Prototipagem em Ourivesaria, em parceria com a CINDOR, em Gondomar.

Muitos dos nossos estudantes viram os seus projetos premiados e alguns também se destacaram, nomeadamente com a criação da Identidade Visual da CM de Vila do Conde, a atribuição do Prémio de Mérito, distinção patrocinada em 2018 pela Artworks da Ecosteel. Agora em 2020, o filme Loop, de Ricardo Leite, foi distinguido com o Prémio Sophia Estudante.

Também levámos a cabo um projeto de requalificação e ampliação do Campus 2. O novo edifício alberga dois estúdios (televisão e fotografia), uma blackbox, onze suites de edição, uma cabine de locução e um estúdio de gravação de som com duas régies. A este novo espaço junta-se uma Oficina de Design e uma Galeria de Arte.

A Escola continuará fortemente empenhada em proporcionar uma aprendizagem sustentada, com os estudantes a operacionalizar de forma criativa o know-how académico, o que certamente terá impacto no seu desempenho enquanto criadores e profissionais.

www.esmad.ipp.pt

www.ipp.pt

You may also like...