“O nosso mundo é feito de madeira”

Este é o slogan da empresa Balbino e Faustino sediada em Alcobaça, distrito de Leiria. Marco Faustino é gerente desta empresa fabricante de derivados de madeira e, em entrevista à nossa revista, falou sobre as novidades existentes no seu catálogo de produtos bem como da realidade atual do mercado.

Nos anos de 2015 e 2016 a empresa Balbino e Faustino começou a operar algumas mudanças de funcionamento na sua estrutura. Essas mudanças passaram pela diversificação de produtos, de clientes-alvo, bem como de localizações geográficas a atuar. Nesse seguimento, o ano de 2017 foi “um ano de consolidação” dessas diretrizes, sem perder o foco nos clientes atuais e produtos já comercializados.

O mercado da prescrição

Neste momento, a empresa Balbino e Faustino conta com três pessoas afetas ao contacto com gabinetes de arquitetura e design, trabalhando em pré-venda para aquele que será um produto final mais vocacionado para a decoração. O objetivo é dar resposta ao crescimento do setor da construção, bem como da reabilitação: “a taxa de crescimento no mercado em que atuávamos era possível, mas limitada, e isso levou-nos a diversificar a nossa área de atuação”, assumiu o empresário.

Assim, para além das tradicionais madeiras maciças, portas, componentes, acessórios em madeira e folheados, esta empresa oferece, também, diversas soluções decorativas (como palha prensada, placas em cimento para decoração ou MDF colorido, por exemplo). Ao mesmo tempo, esta aposta em produtos de valor acrescentado e diferentes dos já existentes no mercado, levou à criação de uma nova coleção de folheados. “Tradicionalmente, o mercado utiliza o carvalho ou o pinho e nós procuramos dar uma lufada de ar fresco com novos produtos, construídos de forma diferente e com acabamentos distintos. Apresentamos estes produtos a quem gere as tendências e procuramos despertar os sentidos e um novo olhar sobre a madeira”, esclareceu Marco Faustino.

A empresa Balbino e Faustino trabalha com vários tipos de madeiras, oriundas quer de fornecedores nacionais quer de fornecedores internacionais (leste da Europa e Estados Unidos, essencialmente). Esta realidade, aliada à enorme estrutura e capacidade de entrega (rápida e eficazmente em qualquer ponto do país, garantida pelos vários centros de distribuição existentes do Minho ao Algarve, passando pelo interior – o mais recente encontra-se em Castelo Branco, consolidam a empresa como um dos melhores parceiros nacionais no setor das madeiras: “falamos de um setor que ainda é muito conservador. A nossa empresa trabalha quer com o cliente que utiliza tecnologias e maquinarias de ponta, quer com o típico carpinteiro que ainda trabalha tudo de uma forma muito artesanal. Esta dualidade vai continuar a existir e isso é um desafio interessante para nós que temos de dar resposta às duas realidades”, frisou.

Nesse seguimento, o nosso entrevistado deixou um conselho a todos os empresários portugueses: “é preciso diversificar o produto e estar onde o cliente está. Se o cliente está na internet, temos de estar na internet, se o cliente ainda está no fax, nós temos de ter um fax. Temos de perceber as mudanças do mercado e a velocidade de comunicação é o maior desafio atual”, reiterou.

De Portugal para o mundo

A empresa retratada neste artigo é presença assídua em diversas feiras nacionais e internacionais. Desde logo a Tektonica (Feira Internacional da Construção e Obras Públicas, realizada em Lisboa), até às mais conceituadas feiras executadas em Espanha, Alemanha e EUA.

No prazo de três anos a Balbino e Faustino pretende atingir os 10 por cento de exportação. Para isso, esta empresa encontra-se a formalizar a constituição de uma empresa nos Estados Unidos da América. “Queremos construir uma ponte de entrada para cá e uma ponte de saída para lá”, justificou o nosso interlocutor. A par disso, a empresa irá apostar na modernização do seu software interno, por forma a acompanhar eficazmente o crescimento verificado.

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