“O LMS é, também, uma garantia de segurança que uma sociedade de advogados pode dar aos seus clientes ”

Frederico Faria de Oliveira, Managing Partner

A Blue Screen IT Solutions é uma empresa de desenvolvimento de software e serviços de manutenção de sistemas com mais de 20 anos de experiência e atuação em mercados internacionais de TI. Em entrevista à Revista Business Portugal, Frederico Faria de Oliveira, Managing Partner, dá a conhecer as áreas de atuação da empresa e evidencia a capacidade de criar aplicações em tempo recorde e a experiência da equipa como fatores distintivos. 

Que balanço traça do vosso percurso e que valores têm norteado o vosso crescimento e desenvolvimento?

A história da Blue Screen IT Solutions tem estado sempre a par da evolução tecnológica, o que tem sido determinante para reforçar a nossa posição no mercado. Ao mesmo tempo, entender os contextos nacional e internacional e adaptar estratégias adotadas face aos novos desafios determinaram a sobrevivência e crescimento da Blue Screen IT Solutions, bem como selecionar as pessoas certas para a nossa equipa, permite-nos assegurar dedicação e qualidade aos nossos projetos e granjear a confiança dos mesmos para os podermos manter.

Que serviços e soluções disponibilizam ao mercado?

A Blue Screen IT Solutions divide a sua atividade em três áreas: Gestão de Serviços, apoiando as empresas na gestão de ambientes de tecnologia; Consultoria de TI, visando assessorar as organizações na escolha e utilização de TI; e, por último, Desenvolvimento de Aplicações Móveis disponibilizando ferramentas que apoiam a transformação digital, através das nossas soluções próprias ou desenvolvimento à medida. Assumimo-nos como uma Digital Factory e esse é um factor distintivo: a capacidade de criar aplicações em tempo recorde, devido à plataforma tecnológica utilizada (Outsystems), e experiência da nossa equipa. Na área das soluções próprias e que têm já, à data, maturidade no mercado: a Blue Screen IT Solutions disponibiliza em modelo de Software as a Service as aplicações XPressBSS e o Legal Management System. O XPressBSS é um Customized Resource Planner, destinado à gestão de empresas de dimensão Corporate e Entreprise – nos sectores da Saúde, Indústria, Automóvel, Imobiliário, Leilões, Transportes.

O LMS – Legal Management System é um software avançado de gestão de processos judiciais e cobrança de dívidas. Esta inovação tecnológica destina-se, entre outros, a sociedades de advogados, banca, empresas de asset management, administradores de insolvências. Quais as suas funcionalidades e mais-valias?

A última versão da solução LMS – Legal Management System resulta de necessidades recentes nos mercados nacional e internacional, nomeadamente nos sectores financeiro e legal. O LMS atingiu já grande maturidade e isso garante facilidade de adoção ao utilizador, a chave de sucesso de qualquer aplicação. O LMS foca-se na gestão de acompanhamento de casos jurídicos até ao eventual processo judicial e permite centralizar toda a informação, independentemente do local ou dispositivo a partir do qual o utilizador acede (telemóvel, tablet ou computador). Permite configurar e disponibilizar a utilizadores internos e parceiros externos da entidade circuitos de trabalho, respetivas etapas, prazos e tarefas atribuídas, garantindo cumprimento de prazos devido à ferramenta de alarmística associada – particularmente relevante em sociedades de advogados de média a grande dimensão. A especial atenção dada ao tratamento, classificação e possibilidade de extração de dados, bem como todo o “arsenal” tecnológico subjacente à aplicação Legal Management System (cujos dados são alojados numa das Clouds mais seguras do mundo), assegura anonimização de dados, cumprimento de regras exigentes de segurança e compliance. No fundo, o LMS é, também, uma garantia de segurança que uma sociedade de advogados pode dar aos seus clientes. 

A transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de um negócio, mudando fundamentalmente a maneira como opera e entrega valor aos clientes. O triângulo Pessoas/ Processos / Tecnologia determina a agilidade de uma empresa para superar os desafios de sua transformação?

A tecnologia ajuda as pessoas a executar as suas tarefas, automatizar outras que são irrelevantes ou processos de trabalho. A digitalização de escritórios de advogados de média e grande dimensão é o caminho que a grande maioria terá de seguir para garantir eficiência, redução de custos de administração, maximização de tempo e garantir competitividade junto dos seus clientes, pelo que se tem assistido a uma enorme evolução neste sector. 

 

O LMS atingiu já grande maturidade e isso garante facilidade de adoção ao utilizador, a chave

de sucesso de qualquer aplicação

 

Com aposta especial nos sectores financeiro, da logística e legal, a Blue Screen integra, desde 2018, a lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar e Great Place to Work em Portugal todos os anos. Estas distinções constituem a confirmação de que cuidam e estimam a vossa equipa, factor que está na base do vosso sucesso?

Sem dúvida. Acreditamos que a taxa de retenção dos nossos colaboradores está diretamente relacionada com a taxa de retenção de clientes: ainda hoje mantemos o nosso primeiro cliente! É  crucial garantir a motivação da nossa equipa através das condições de trabalho oferecidas e do vínculo pessoal criado com e entre cada um, o que se reflete na entrega dos projetos aos clientes. 

A Blue Screen IT Solutions expandiu as operações para o México em 2020. A meta assumida para 2021 foi aumentar a equipa em mais de 20% e manter um nível de exportação de 75%. Os objetivos a que se propuseram foram amplamente conseguidos? O que podemos esperar da empresa para 2022?

Os objetivos previstos foram atingidos. Em 2022 pretendemos consolidar este crescimento, manter o mesmo nível de motivação da nossa equipa e, em resultado disso mesmo, da satisfação dos nossos clientes.  

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