O Digital, as marcas e a atualidade

Tiago Castro, Cristiana Armada, Eliana Costa e Bruna Gomes

A pandemia colocou tudo on-line. Aumentaram os consumos de internet e mudou-se a forma como a maioria das pessoas pensa e usa as redes sociais.

O comércio social veio complementar o tradicional. Hoje, o tempo de visualização é mais relevante do que número de gostos. A internet proporciona uma grande oferta e variedade e aqui, só os que diferem é que alcançam o destaque. O conteúdo tem de ser único para despertar a atenção do espetador.

Atualmente, o digital é o trunfo das marcas, dos serviços e produtos. Mas é necessário saber usá-lo! Como? Acompanhar a evolução da sociedade, acompanhar as mudanças e as circunstâncias é fundamental para que o trabalho seja bem concedido e traga resultados. Hoje, o conteúdo digital é efémero. O que é bom hoje, amanhã pode ser ruim. E a existir conteúdo, esse tem de ser inesquecível.

Para o sucesso, é essencial existir a perfeita simbiose entre a Oferta (o produto ou serviço, a performance) e Marca (a proposta, o conceito, a identidade, a forma como se conta a história).

 

 

A tomada de decisão já não está somente no preço, mas também na opinião do consumidor. Um estudo revelou que 9 em cada 10 consumidores, admite influenciar-se mais pela partilha de opinião de outros consumidores, do que pelas ações de marketing desenvolvidas pelas marcas. O objetivo desta deve ser, tornar os seus próprios clientes, nos seus melhores influencers. As agências criativas, de marketing e comunicação têm um papel muito importante. A criação de marca, a estratégia de comunicação, o plano de marketing digital, a criação de website e gestão de conteúdos e/ou produtos, a criação e gestão de comunidades ou ainda análise de desempenho, são as principais funções das agências. Este conjunto de estratégias encaminhará as marcas no melhor caminho, trazendo criatividade, originalidade e diferenciação. É esta diferenciação que define o sucesso da marca.

Na hora de compra, o que diferenciará um produto de outro, é o posicionamento que este alcançou no digital, é a opinião do consumidor e toda a experiência de compra ter sido única e inesquecível. Tudo isto em perfeita sintonia levará à conversão. Este é novo digital!

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