O concessionário do futuro

Em entrevista à Revista Business Portugal, Henrique Champalimaud, administrador da StarSul, dá-nos a conhecer a mais recente novidade que a Mercedes-Benz está a implementar e que vem melhorar a experiência do cliente: o concessionário do futuro – Mercedes MAR2020 –; e fala-nos ainda da aposta da marca no interior do país.

 

Henrique Champalimaud, Administrador

Com uma experiência de mercado que remonta ao ano de 1959, de que forma analisa o percurso e evolução da StarSul, na região do Algarve e do Alentejo, num mercado que, por si só, já é exigente?

A evolução da StarSul, sobretudo desde 1996, ano em que o Grupo Hipogest adquiriu a C. Santos Algarve, tem-se caracterizado por uma aposta na modernização das suas instalações, dos equipamentos e dos processos de gestão.

Para além disso, depois de termos adquirido, em 2006, umas instalações em Évora, que nos permitiu assegurar uma presença na assistência técnica, no Alto Alentejo, inaugurámos, em 2007, umas novas instalações em Portimão.

Em 2019, com a inauguração de uma nova e moderna unidade em Beja, completámos a nossa presença em três distritos do sul de Portugal – Faro, Beja e Évora –  e quatro cidades – Portimão, Faro, Beja e Évora.

No final do mês de setembro, inauguramos uma instalação, em Évora, com o conceito MAR2020, uma revolução nos processos de venda, na relação com o cliente e na forma, física e virtual, como apresentamos os produtos e serviços.

 

A Mercedes-Benz está a implementar o concessionário do futuro: Mercedes MAR2020. Em que consiste este conceito inovador e de que forma melhorará a experiência do consumidor?

Os concessionários estão a sofrer uma transformação em resultado da iniciativa “A Melhor Experiência de Cliente 4.0”, com novos formatos de vendas, instalações modernas e conceitos individuais.

Embora os pontos de contacto digitais estejam a ganhar importância, os concessionários Mercedes-Benz em Portugal são, e continuarão a ser, uma parte essencial do percurso do cliente. As soluções digitais simplificam e personalizam a experiência do cliente, mas não conseguem substituir as sensações resultantes de um contacto físico com o produto. É por essa razão que a Mercedes-Benz está, em conjunto com a Rede de Concessionários, a modernizar a identidade da marca no exterior e interior.

Os meios digitais, os processos orientados para o cliente e as opções de personalização do espaço irão melhorar ainda mais o atendimento. Além da modernização dos formatos dos seus concessionários, a Mercedes-Benz adaptou as tarefas e as funções dos seus colaboradores.

 

Esta é mais uma prova de que o sector automóvel é impulsionador da modernidade e criador de tendências tecnológicas?

Esta é a confirmação da capacidade de adaptação, de inovação e de contribuição para a sustentabilidade ambiental que o sector automóvel vem demonstrando desde o nascimento do primeiro automóvel criado por Karl Benz.

 

Com a inauguração das novas instalações em Évora, que novidades e comodidades trarão para servir a região? Que serviços estarão disponíveis para os vossos clientes?

A StarSul orgulha-se de estar entre os primeiros concessionários a inaugurar uma unidade construída segundo o conceito MAR2020.

Estaremos, a partir do final do mês de setembro, a oferecer aos nossos clientes não só as mais modernas instalações que um concessionário Mercedes-Benz lhe pode oferecer, em Portugal e no mundo, mas também um novo conceito de serviço que lhe trará muitas e variadas vantagens. A conjugação dos serviços digitais com o serviço personalizado desempenhado pelo “Star Assistant”, que será o anfitrião e a “primeira face” que os receberá, esclarecerá e colocá-los-ás em contacto com a pessoa certa, seja no Departamento de Vendas ou na Assistência Técnica, é um bom exemplo da mudança de paradigma no que ao atendimento diz respeito.

O “Product Expert”, especialista de produto, esclarece as características especiais dos modelos, acompanha o cliente na sua experiência de condução e será a pessoa que fará a entrega “técnica” da viatura.

Após a compra, os especialistas no Departamento de Serviço assegurarão a coordenação contínua das marcações de oficina através dos canais digitais e do call center e serão as pessoas que assegurarão o contacto inicial de todos os assuntos relacionados com o serviço.

Com a nova abordagem a nível de arquitetura no Concessionário, os Departamentos de Vendas e de Serviço apresentam-se unidos, otimizando a coordenação entre os serviços.

 

E porque optaram por investir no interior de Portugal e nesta altura?

Não é de agora a aposta do Grupo Hipogest em investir no interior do país, sendo que no caso da Starsul, desde 2006, que marcamos presença no Alentejo, em particular em Évora e Beja.

O que de novo aconteceu foi iniciarmos a modernização das nossas unidades, não pelo centro da operação, em Faro, mas por Beja, onde inaugurámos uma nova unidade, em 2019, e em Évora, onde construímos este ano, de raiz, a mais moderna concessão da Starsul.

Se me perguntar se é um risco investir no interior de um país como o nosso, responder-lhe-ei que sim. Se me perguntar se tenho dúvidas sobre o sucesso desta nossa aposta, responder-lhe-ei que não.

Temos muitos exemplos de “elefantes brancos” no nosso país, nomeadamente no interior. É uma velha “tradição”. O problema resulta do facto de se achar que a infraestrutura cria o mercado. Ora, o que cria mercado é a proatividade dos agentes económicos, a inovação e a criatividade.

Vejamos: em Évora ou Beja o mercado é reduzido, falando de venda e manutenção de viaturas Mercedes-Benz. Isto é uma realidade, mas existe outra, que muito se tem revelado, e exponenciado, nesta crise pandémica que atravessamos, a cada vez maior procura pelos portugueses do interior, para aquisição de segunda casa e estadias em unidades hoteleiras.

As perguntas são: quais as oportunidades geradas por este facto para o negócio da Starsul, em Évora e Beja? O que tem a Starsul para oferecer a esses potenciais clientes que nos visitam em férias e fim de semana?

Quem trabalha nos grandes centros e tem de, pelo menos uma vez por ano, levar o seu Mercedes à oficina para a manutenção programada, tem uma certeza, a de ter de reprogramar o seu dia de trabalho e a sua mobilidade. Na StarSul garantimos a mobilidade e a realização da manutenção durante o fim de semana, enquanto os nossos clientes desfrutam desta região única que é o Alentejo.

Este é só um exemplo do serviço por nós prestado ao cliente Mercedes. Existem outros, como a possibilidade de, ao visitar Évora, ou Beja, poder, mediante marcação prévia, deixar o seu automóvel, mesmo de outra marca que não Mercedes, e testar um dos nossos modelos.

Temos parcerias com alguns dos melhores restaurantes da região. Imagine sair de Lisboa e, passado pouco mais de uma hora, estar em Évora a almoçar enquanto a StarSul procede à revisão do seu Mercedes-Benz… no final do almoço o seu automóvel estará à porta do restaurante!

Reserve o seu fim de semana em Évora ou Beja, marque a revisão na StarSul e não pense mais no assunto até que, no final do dia de sábado, lhe entreguem o seu Mercedes no hotel, ou na sua casa! Vai precisar de carro de substituição? Nós tratamos aquando da marcação do serviço.

O Grupo Hipogest, ao reforçar a sua implantação no interior sul de Portugal, segue, com confiança, o desenvolvimento do Alentejo, onde a barragem do Alqueva transformou radicalmente a agricultura e a diversidade de investimentos, industriais e agrícolas.

 

A Mercedes-Benz continua a ser uma marca para todos? Porque devem os consumidores recorrer à StarSul na altura de adquirir um automóvel?

A Mercedes-Benz tem um portefólio de modelos abrangentes, vai de um Classe A até ao Classe S, passando pelos S.U.V. Para quem gosta de sensações fortes, as versões AMG provam, também por esta via, que a Mercedes-Benz é uma marca para todos!

Também nos veículos comerciais não precisamos de provar nada, o Classe V, Vito, Sprinter e Citan, estão aí para confirmar a “marca para todos”.

Os veículos pesados, onde a StarSul se destaca pela sua qualidade na assistência técnica a esta vertente da marca, também têm provas dadas. A nova unidade StarSul em Évora tem uma das melhores e modernas instalações oficinais, pronta para assistir as frotas de Veículos Pesados das corporações de bombeiros, das grandes empresas de distribuição, das empresas de construção, entre outros. Todos estes sectores de atividade têm em comum a exigência. O facto de a StarSul estar entre os seus fornecedores de serviço, é a garantia da excelência do nosso desempenho.

A Starsul existe para resolver as situações dos seus clientes. A compra de uma viatura na StarSul é só o início de uma relação de confiança e de um serviço atento e disponível.

Na Starsul o Servir bem é o que nos move.

 

Estrada Nacional 125 – Vale da Venda

8001-902 Faro

Tel: +351 289 892 200

www.starsul.mercedes-benz.pt

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