“No Lidl, queremos ser uma referência a nível da sustentabilidade”

Elena Aldana, Diretora
Assuntos Públicos,
Comunicação e ESG

Elena Aldana, Diretora de Assuntos Públicos, Comunicação e ESG no Lidl Portugal, descreve-se como uma pessoa persistente, resiliente e que gosta de desafios. Em entrevista à Business Portugal, revela que o que a atraiu no retalho foi o facto de todos os dias serem diferentes.

Elena Aldana é economista de formação e é especialista em retalho. Que retrato faz do seu percurso pessoal e profissional?
Nas minhas várias facetas, e ao longo do meu percurso, pessoal e profissional, posso dizer que fui e sou alguém que gosta de desafios, que procura saber e conhecer mais do mundo e das pessoas e que acredita que todos somos capazes de ir além dos nossos limites, com esforço e dedicação.
Tenho especial interesse em aspetos internacionais, o que faz com que seja uma apaixonada pela história, diferentes culturas e idiomas.
Sempre sonhei com uma carreira profissional que me permitisse isso mesmo, conhecer o mundo. Vivi em 5 países. Para além do meu país, Espanha: França, Polónia, Brasil e Portugal, onde resido desde há 6 anos.
Sou uma pessoa persistente e resiliente, que procura sempre aprender algo novo e o retalho atraiu-me por isso mesmo: todos os dias são diferentes, dando-nos sempre novas oportunidades de buscar novas soluções para os desafios com que diariamente nos deparamos.

O que a fez dar o “salto” para o Lidl e assumir o cargo de Diretora de Assuntos Públicos, Comunicação e ESG? Que desafios acarretam um cargo desta dimensão?
O Lidl é sem dúvida um desafio que me trouxe a oportunidade de continuar a desenvolver os meus conhecimentos e capacidades perante um mercado global, uma vez que a empresa assume um papel preponderante no retalho nacional e internacional. Permite-me, igualmente, encarar estes novos desafios junto das minhas equipas, pela quantidade e variedade de novos projetos desenvolvidos pela empresa nestas áreas.
Os desafios são constantes. Na Comunicação, todos os temas são urgentes, pois não há nada pior do que as notícias de ontem, que hoje já ficaram antigas – daí a importância de comunicar sempre de forma ágil, mas, ao mesmo tempo, de forma estratégica, medindo muito o que queres dizer e como o queres dizer. Além disso, o facto de ser responsável pelos departamentos de Comunicação Corporativa e dos Public Affairs, faz com que as áreas se apoiem mutuamente e a influência possa ser ainda maior, até ao ponto de marcar tendências no mercado e/ou na sociedade.
A responsabilidade nos departamentos de Responsabilidade Social Corporativa (CSR) e Ambiente, que também estão na minha alçada, têm vindo a crescer nos últimos anos; o que antes era opcional (um “nice to have”), hoje virou uma obrigação (um “must”) da sociedade. O nível de exigência da sociedade perante as empresas fez com que hoje já não baste fazer as coisas bem, tens de ser o melhor e ir muito além do que exige o mercado. A sociedade quer que sejas exemplar e o facto de ser uma das empresas líderes no retalho acarreta uma responsabilidade, faz com que devas operar tendo em conta outros parâmetros em termos de apoio à comunidade e ao ambiente, ser sustentáveis com uma visão de longo prazo, sem perder o foco no dia a dia da operação.

A sustentabilidade é uma das maiores preocupações da marca Lidl e, por isso, as suas práticas nesse sentido foram alvo de distinção com três menções honrosas pela APEE (Associação Portuguesa de Ética Empresarial). Qual a estratégia que tem sido adotada pelo Lidl em matéria de sustentabilidade?
A sustentabilidade faz parte do ADN do Lidl e é vivida integralmente através da adoção de boas práticas económicas, ambientais e sociais ao longo da nossa cadeia de valor, centrando-se na política de oferecer a máxima qualidade ao melhor preço. No Lidl estamos conscientes da nossa responsabilidade perante a sociedade e o ambiente, enquanto uma das principais cadeias de retalho a operar em Portugal e trabalhamos diariamente para tornar a nossa atividade o mais sustentável possível.
Nesse sentido, o Lidl tem vindo a assumir vários compromissos sustentáveis, tendo uma atitude proativa e pioneira, não só a nível da sua estratégia 360º relativa ao plástico (com o objetivo de eliminar, reduzir, substituir e transformar), mas igualmente de mobilidade sustentável, redução da pegada de carbono, ou certificações que garantam desde práticas sustentáveis na construção das nossas infraestruturas (BREEAM e LEED) até processos de fabrico sustentáveis e de qualidade dos nossos produtos, assim como o respeito pelo ambiente e pelos direitos humanos (Global GAP, GRASP, Comércio Justo, etc.). Recentemente, desenvolvemos também junto da Global GAP, uma certificação que visa proteger a Biodiversidade e que é também uma das nossas prioridades.
Todas as instalações do Lidl operam com energia verde desde o ano 2019, sendo estas provenientes de fontes renováveis. Além disso, instalámos painéis fotovoltaicos em muitas das nossas infraestruturas e este ano esperamos atingir já a neutralidade carbónica. Já atingimos as nossas metas de emissões de CO2, naquelas que dependem da nossa atividade direta (Scope I e II), e vamos continuar a trabalhar nas emissões de CO2 junto dos nossos fornecedores (Scope III), com o objetivo de ter um menor impacto climático da nossa Cadeia Agroalimentar. Procuramos trilhar este caminho sempre lado a lado com os nossos parceiros, pois acreditamos que, em conjunto, conseguimos ter um alcance superior.
Estamos na 5ª edição do projeto TransforMAR que, desde o seu início, em 2018, retirou 110 toneladas de plástico das praias portuguesas. Este ano vamos estar presentes com os nossos cubos de recolha em mais de 20 praias de norte a sul do país. Nesta 5ª edição, o plástico e resíduos recolhidos, passíveis de serem reciclados, serão transformados em T-shirts fabricadas em Portugal, 100% a partir de plástico reciclado, procurando continuar a sensibilizar as comunidades na próxima edição do projeto, em 2023. O plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados, assim como redes de pesca (junto da Marinha Portuguesa), serão também eles reaproveitados no âmbito deste projeto, através da criação de esculturas, pela artista plástica portuguesa Soraia Domingos, localizadas no Norte (Matosinhos), Centro (Nazaré) e Sul (Portimão) do país, procurando alertar a população portuguesa para esta temática além praia.

Explique em que consiste a campanha “bom demais para deixar para trás” e de que forma é que esta tem contribuído para combater o desperdício alimentar.

Comprometido com a redução do desperdício alimentar, o Lidl lançou em abril de 2021 o projeto “Bom demais para deixar para trás”, que promove a venda de produtos nos últimos dias de validade, através da redução do preço dos mesmos em até 50%. Estes produtos têm uma localização específica nas nossas lojas e estão destacados com um selo verde. No caso do pão, em que 12 variedades integram o projeto, por exemplo, os produtos do dia anterior são vendidos com 50% de desconto no dia seguinte.
Com esta iniciativa, e envolvendo os clientes para a sensibilização de um consumo mais consciente, evitámos, em apenas um ano, que cerca de 3 milhões de produtos fossem desperdiçados, sobretudo a nível de padaria, frescos e carnes.
O “Bom demais para deixar para trás” está, no entanto, enquadrado na estratégia mais ampla e ativa do Lidl para a redução do desperdício alimentar, que aposta num fornecimento diário de frutas, legumes e carnes em loja, garantindo a sua máxima frescura; na existência de um Responsável de Frescos que salvaguarda a frescura das frutas e legumes; na venda a granel de inúmeros produtos de padaria e pastelaria, assim como de fruta e legumes, peixe congelado ou marisco, evitando um consumo excessivo; numa gestão eficiente de inventário, em que procuramos que as encomendas sejam ajustadas às necessidades de cada loja e dos nossos clientes.

De destacar também o nosso Projeto Realimenta que, em parceria com 1137 entidades, entre as quais a Re-food, a Zero Desperdício, os Bancos Alimentares e centenas de IPSS de âmbito local, nos permitiu, só em 2021, doar 3.300 toneladas de alimentos, que impactaram positivamente cerca de 195.000 pessoas.

“Mais ajuda” foi também uma iniciativa que permitiu a angariação de 361 mil euros para 10 projetos contra desigualdades sociais que abrangem áreas como a educação, a violência doméstica, a emigração, entre outros. Qual o balanço que faz das 3 edições deste projeto?
O balanço das três edições do Mais Ajuda não podia ser mais positivo e deixa-nos muito orgulhosos. No total, foram 844.000 euros que foram possíveis entregar a 26 Instituições Sociais e start-up’s com projetos sociais em áreas muito distintas, focados em Crianças, Idosos e na Educação ao longo da vida, e que vão de norte a sul do país. Instituições Sociais tais como a ASTA, uma associação localizada na Guarda, cujo projeto “Contigo à Descoberta” visa integrar pessoas incapacitadas, promovendo turismo de inclusão, ou a Santa Casa da Misericórdia da Pampilhosa da Serra, uma instituição social que criou uma rádio sénior, em plena pandemia, com o objetivo de dar voz aos idosos e aproximar as pessoas – só para mencionar alguns exemplos.
O propósito deste Programa foi cumprido: impulsionar projetos que apoiem a comunidade com soluções inovadoras. O Mais Ajuda é muito mais do que um prémio monetário. Trata-se de um programa de capacitação e formação, garantindo a sustentabilidade dos projetos vencedores ao longo dos anos, com o objetivo de que continuem a contribuir para a sociedade por mais tempo, assim como dar-lhes visibilidade junto da comunicação social. É possível encontrar mais informação sobre o projeto em www.maisajuda.pt

Acredita que esta é uma cadeia de supermercados que tem conquistado, a cada dia que passa, o coração dos portugueses? Na sua opinião, a que se deve essa preferência?
O Lidl trabalha diariamente em torno do consumidor e das suas necessidades, posicionando-se onde este está. Nesse sentido, temos sido, e continuaremos a ser, disruptivos e inovadores na localização das nossas lojas, procurando levar cada vez mais conveniência às comunidades e aos nossos clientes, com soluções ajustadas à sua rotina diária, mas também tentar surpreendê-los com produtos que só conseguem encontrar no Lidl. Oferecemos desde roupa feita com algodão 100% sustentável ou roupa interior à base de algas marinhas, até uma linha de produtos vegetarianos e vegan, a Vemondo, neutra em emissões de CO2.
Face às novas exigências e preocupações dos consumidores, temo-nos adaptado, não só a nível de localização, através das nossas 269 lojas sustentáveis, modernas e de proximidade, mas também com serviços, tais como, a padaria self-service, a oferta de sumo natural de laranja espremido na hora, a oferta de frango assado e outro tipo de refeições prontas, ou mesmo o alargamento da nossa oferta vegetariana e vegana.
Ou seja, o antigo hard discount desapareceu para dar lugar a um novo conceito de smart shopping, que permite fazer as compras completas com a máxima qualidade ao melhor preço e que está na base do que fazemos todos os dias. Neste sentido, acreditamos que conseguimos chegar ao coração dos portugueses reforçando a nossa proposta de valor, proporcionando uma experiência de compra simplificada e conveniente, mas também inovadora e diferenciadora com as nossas marcas próprias.

O Lidl tem conquistado os portugueses pelos seus produtos diferenciadores, tornando-os verdadeiros embaixadores da marca. Como explica este fenómeno?
No Lidl apostamos sempre em oferecer a máxima qualidade ao melhor preço aos nossos clientes, alimentar e não alimentar.
Nesse sentido, procuramos ser inovadores e diferenciadores na oferta, precisamente para responder aos seus desejos e necessidades, mas acrescentando sempre um toque de inovação e diferenciação, sem perder nunca de vista a qualidade.
Dos skyrs e iogurtes proteicos (marca Milbona), a oferta vegan e vegetariana e neutra em carbono (Vemondo) ou a aposta em semanas temáticas que permitem aos clientes viajarem pelo mundo sem sair das suas casas. Também a nossa oferta não alimentar, como as ferramentas Parkside, muito procuradas e de grande qualidade, à oferta têxtil, têm vindo a conquistar um grande número de “embaixadores”, que nos deixa muito satisfeitos, mantendo sempre o desafio de continuarmos a fazer mais e melhor.
Transversal a toda a oferta – e garante da sua qualidade – é o facto de esta ser certificada, que é para nós fundamental, e que nos permite ter uma oferta sustentável, que espelha a preocupação da empresa com o ambiente e as pessoas.

Elena Aldana

Elena Aldana, Diretora
Assuntos Públicos,
Comunicação e ESG

As mulheres alcançam, cada vez mais, posições de destaque nas empresas, como no caso da Elena. Na sua opinião, as mulheres possuem caraterísticas que podem ser consideradas mais-valias para as organizações? Acredita que estamos num bom caminho no que se refere à paridade de direitos?
Acredito que o ponto de partida de qualquer relação de respeito pelo outro tem por base considerá-lo como igual. A igualdade é um princípio fundamental, que deve ser defendido em qualquer circunstância, tanto em género como etnia, orientação sexual ou religião. Temos igualdade nas obrigações, devemos ter também igualdade nos direitos.
Considero fundamental a diversidade e a inclusão dentro de uma organização, não só porque é um reflexo da própria sociedade na qual vivemos, mas também porque as experiências destas pessoas, incluídas as mulheres, trazem riqueza em termos de vivências e conhecimentos.
No Lidl contamos com uma política de igualdade, onde garantimos não só a igualdade em termos de salário ou acesso a novas oportunidades, mas também em termos de inclusão e diversidade. De facto, há uma percentagem muito relevante de mulheres em cargos de Direção, como é o meu caso. Baseados sempre na meritocracia, como fazemos no Lidl, temos de continuar a dar oportunidades às mulheres por forma a aumentar a proporção de mulheres em cargos executivos, com o objetivo de trazer mais diversidade nos cargos de liderança nos níveis de topo.

A Elena é um verdadeiro exemplo daquilo que é uma mulher líder e empreendedora, pois sempre abraçou todos os desafios com garra, nunca vendo o seu género como uma barreira ou um impedimento para o que quer que fosse. Que palavras gostaria de deixar àquelas que sonham fazer um percurso semelhante, mas que podem ter medo de arriscar?
Este tema é muito pessoal, pois cada um define o rumo que quer percorrer na sua vida, mas se somar algumas das experiências que vivi, das coisas que aprendi e dos conselhos que recebi, seria:
“Calma, a vida não é uma corrida de velocidade, mas uma corrida de resistência. Como em todas as corridas, há buracos, obstáculos, montanhas muito pronunciadas que parece que nunca vais conseguir subir e percursos calmos onde poderás desfrutar da paisagem e até relaxar um bocado. O importante em tudo isto é saber onde queres ir, traçar o teu caminho. Sê humilde, aceita quando errares e escuta ativamente os conselhos dos mais experientes para continuares a evoluir e aprender; até as coisas mais simples um dia vão servir de ajuda. A confiança em ti próprio/a e a autoestima vão ser fundamentais para teres a força para continuar em frente. Sê uma boa pessoa; quando duvidares, lembra-te dos valores que os teus pais te transmitiram. Acredita, desfruta e, acima de tudo, quer-te muito”.

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