Município de Albufeira: o Município que sabe receber

Albufeira é a capital do Turismo do país. Todos os anos recebe milhares de turistas de todo o mundo que vêm à procura das paisagens paradisíacas, de festa e de boa gastronomia. José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, fala à Revista Business Portugal sobre o presente e o futuro da sua cidade.

Albufeira é a capital do Turismo do nosso país e tem uma grande porta de entrada para os turistas: a Marina. De que forma é que são preparados, pelas mais variadas entidades, nomeadamente a Marina, estes meses de grande afluência de pessoas na cidade?
A Marina é um dos elementos chave do panorama turístico e económico de Albufeira. É um dos pilares importantes e fundamentais na medida em que faz a ligação de uma zona poente para a própria cidade, faz a complementaridade no que toca a todos os outros aspetos turísticos. Embora tenha tido alguns anos mais difíceis, está, neste momento, numa fase em que ajuda muito no desenvolvimento da atividade turística do concelho.

No último ano tem sido registado uma maior vivacidade e uma maior atividade dentro da Marina?
Sim, a administração da Marina tem desenvolvido um trabalho muito notável no que toca a modificações do espaço e de todas as atividades que se podem lá encontrar. Quando falamos em mudanças não é só na parte da diversão e dos serviços que estão a prestar, mas também na parte das infraestruturas, que estão a ser trabalhadas de forma exemplar e muito proveitosa para que, mais tarde, se possam alavancar todos os projetos de atividades turísticas que estão a ser preparados e estudados.
Quando a parte das infraestruturas estiver totalmente finalizada, eu penso que a Marina, além de ter um papel muito importante naquela zona específica onde está inserida, vai ter certamente uma importância redobrada no restante concelho, porque não podemos pensar, no turismo, que a cidade está dividida por espaços ou por ilhas. A cidade é o conjunto de todas as atividades, locais, pessoas e quando tudo estiver a 100 por cento, certamente que a vida de Albufeira também mudará.

Inclusive com atividades, em parceria com a Câmara, como a Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza que decorreu no passado mês de julho…
Foi um desafio que eu lancei para que a feira, este ano, fosse naquela zona da Marina. No início existiram algumas dificuldades por haver a questão de uma possível falta de espaço, mas o que é certo é que acabou por se tornar numa otimização do espaço onde a feira se desenvolveu. Praticamente todas as pessoas dão um feedback muito positivo da organização, do espaço em si, e, com isso, houve um resultado muito favorável para todos, inclusive para a Marina. Nós recebemos muita gente fora do concelho que, possivelmente, nunca lá tinha ido e, por causa deste evento, ficou a conhecer. Nós temos de agradecer a disponibilidade da administração da Marina pela cedência do espaço.
Para além disso, no próximo dia 14 de agosto, vai ser no Porto de Abrigo, na Marina, que vai sair a procissão com a Nossa Senhora da Orada, capela que está muito bem inserida naquele espaço, no complexo turístico — a Alameda da Orada. Após a saída da procissão pelo mar, vai haver um arraial, com tasquinhas e animação. É uma festa, com um registo mais religioso, que também é necessário, que se faz há muitos anos.

Sabemos que existe um projeto que pretende ligar a Marina ao centro histórico de Albufeira. O que é que nos pode dizer sobre isso?
Nós temos em mente a construção, aqui no concelho, de um conjunto de passadiços de observação das praias, junto a elas e, um deles, seria inserido justamente nesse complexo… Está a ser estudado e nós achamos que será sempre uma mais-valia unir a cidade para que os turistas também possam circular e conhecer um pouco de tudo o que Albufeira tem para oferecer.

Albufeira é altamente reconhecida pelas suas praias. Existe um trabalho muito cuidado, por parte da Câmara, para que se possam manter essas zonas limpas, seguras através de iniciativas, algumas reestruturações, desenvolvimento…
Por um lado, temos de manter as praias limpas e, todos os dias, temos equipas que trabalham nesse sentido. Temos 25 de bandeira azul, inclusive a Marina, o que dá também a simbologia de qualidade, em conjunto com as vistas das falésias e todos os serviços disponibilizados.

E o salão de festas é a Praia dos Pescadores?
Como disse, nós não temos grandes espaços para fazer grandes eventos, grandes feiras. Temos a Praia dos Pescadores que, este ano, sofreu uma obra na praça — uma estação elevatória para minimizar os efeitos das cheias, só tem mesmo a função de receber a águia da chuva, elevá-la e a escoar para o mar, mas que era bastante necessário, por isso, este ano, a Praça dos Pescadores está um pouco condicionada.
Embora exista esse pequeno condicionamento, no próximo dia 20 de agosto, vai ser lá realizado o Dia do Município, com festa, um concerto da Bonnie Tyler, que é uma das grandes promotoras de Albufeira.

É através do Dia do Município que vão ter uma iniciativa inovadora para fazer ligação com a festa de final de ano?
A festa este ano vai ser diferente, ainda estamos em negociações e numa fase avançada de planeamento, mas queremos inovar. Não podemos estar sempre a fazer a mesma coisa ano após ano, porque isso vai acabar por afastar as pessoas que nos costumam visitar nessa altura. Mais novidades virão.

O futuro, em Albufeira enquanto capital do Turismo, passa por onde? O que podemos esperar da cidade nos próximos anos?
Estamos num caminho de promoção, com as entidades privadas e públicas a fazer todo um trabalho exemplar nesse sentido, para que Albufeira seja sempre lembrado. Existem projetos para requalificação de hotéis, algumas cadeias hoteleiras de grande renome mundial como a W Hotels estão a construir cá e isso acaba por fazer um upgrade à zona e ao nosso turismo.
Temos, também, a nível público, em mãos, a requalificação do espaço público para que se torne mais agradável para as pessoas, com uma maior mobilidade, através da limpeza que é uma das nossas maiores preocupações e é um dos pontos em que mais temos trabalhado para que o destino Albufeira seja sempre um dos locais favoritos para todos.
Vamos tentar também alargar as nossas ofertas de diversão. Nós já temos dois grandes cartazes de festa gastronómica, a Festa do Frango da Guia e a Festa da Sardinha, que são realizadas, todos os anos, no primeiro e segundo fim de semana de agosto.
Queremos continuar a apostar, durante o verão, na prevenção e na segurança de todos no que toca ao Sol, às grandes exposições solares, aos locais em que as pessoas se colocam nas praias como, por exemplo, as arribas. Embora a Proteção Civil tenha sempre avisos e o cuidado de sinalizar tudo, as pessoas continuam a deslocar-se para zonas que são de algum risco no que toca à segurança.
O futuro passa por dinamizar a cidade e continuar a manter o estatuto de capital do Turismo, por isso deixo o convite a todos a virem visitar-nos.

You may also like...