Manter a história com uma paixão renovada pela saúde da mulher

A única companhia farmacêutica, desta dimensão, focada na saúde da mulher, a Organon, empresa farmacêutica com presença nacional e global significativas, renasce e procura a liderança na procura de soluções para a saúde da mulher, como nos relata Ricardo Oliveira, Diretor-Geral.

A Organon tornou-se oficialmente, no início de junho, uma empresa independente. Como é que se descrevem?

Somos uma empresa farmacêutica global focada em identificar e promover o desenvolvimento de opções terapêuticas direcionadas para a saúde da mulher e que lhe permitam viver um dia-a-dia mais saudável.  O dia 2 de junho foi um grande marco para a Organon, ao passar a ser uma empresa independente da MSD (Merck nos Estados Unidos e Canadá), com a conclusão da operação de spin-off e entrada em bolsa.

Ricardo Oliveira, Diretor-Geral

A Organon é hoje a única companhia farmacêutica desta dimensão focada na saúde da mulher. Contamos com um portefólio de mais de 60 medicamentos e produtos de saúde, e estamos presentes em mais de 140 países, incluindo Portugal, onde temos uma equipa de 60 colaboradores de várias especialidades e áreas terapêuticas, desde a contraceção, à fertilidade, a doenças cardiovasculares e a medicamentos biossimilares.

Toda a vossa história e legado está assente na inovação.

A nossa história reflete em muito o nosso posicionamento e a nossa missão, a começar pela origem do nosso nome. A própria palavra Organon tem raízes no grego antigo e significa “um instrumento para adquirir conhecimento”. Desta forma, estamos a comunicar a nossa promessa de futuro, com o conhecimento, ao mesmo tempo, de que homenageamos o nosso legado de inovação na saúde da mulher. A Organon é originalmente uma empresa holandesa, fundada em 1923, que se tornou conhecida pelo seu carácter inovador na área da saúde da mulher. Em 2007, foi adquirida pela Schering-Plough, tornando-se parte da MSD na fusão de 2009. Agora renascemos como uma nova empresa, mantendo a história que tanto nos orgulha, mas com uma paixão agora renovada pela saúde da mulher.

Qual é a visão da Organon?

A Organon acredita num dia-a-dia melhor e mais saudável para todas as mulheres. Temos o compromisso, desde o primeiro dia, de ouvir as mulheres e atender às suas necessidades de saúde, contribuindo ativamente na identificação de soluções. É com este foco, enquanto farmacêutica global, dedicada e especializada em saúde da mulher, que nos apresentamos agora ao mercado, com a missão de proporcionar soluções, que permitam às pessoas viver as suas vidas da melhor forma.

Quais são os vossos valores e como é que se posicionam?

Os nossos valores constituem as fundações da nossa cultura. Agimos com autenticidade e transparência, apreciamos a diversidade como absolutamente crítica e desejável para um maior sentimento de pertença, colocamos dedicação e paixão em tudo o que fazemos, mantemos sempre os mais altos níveis de responsabilidade e ética, colaboramos e trabalhamos em equipa e somos empreendedores e resilientes, sempre dispostos a novos desafios.

Estes valores estão presentes no nosso dia-a-dia, internamente nas equipas, no nosso trabalho, mas também na forma como nos relacionamos com os nossos parceiros e como impactamos a vida das pessoas, com os nossos produtos e terapêuticas. Acima de tudo, pautamo-nos pela integridade.

Quais são as principais áreas de atuação da Organon?

O nosso maior investimento está centrado em três pilares essenciais: na saúde da mulher; nos medicamentos biossimilares e em marcas que já temos estabelecidas, nas áreas cardiovascular, respiratória, dermatologia, sistema nervoso central e muitas outras. No que diz respeito à saúde da mulher, temos um legado muito importante, com soluções nas áreas de contraceção e fertilidade. Este é, sem dúvida, o nosso principal foco e planeamos trazer mais inovação a esta área. Nos medicamentos biossimilares, iniciamos, em Portugal, a nossa operação no tratamento do cancro de mama e pretendemos disponibilizar mais opções terapêuticas no futuro. Temos, ainda, medicamentos que já são conhecidos dos nossos profissionais de saúde e doentes,  e que têm feito a diferença na vida dos doentes em Portugal, nomeadamente nas áreas cardiovascular, respiratória, de dermatologia e do sistema nervoso central. Enquanto empresa global, a nossa abordagem está centrada na investigação e desenvolvimento e a nossa operação é construída com base nas necessidades dos doentes. Temos o know-how e a experiência para trabalhar nas áreas de desenvolvimento clínico, farmacovigilância, medical affairs e regulamentar, no sentido de proporcionar o diagnóstico precoce e na identificação de soluções promissoras, com maior potencial para impactar a saúde da mulher.

Como é que a Organon está presente em Portugal?

Em Portugal, contamos com uma equipa de cerca de 60 colaboradores, que, na sua maioria, transitaram da MSD, de onde trazem sólida experiência profissional. Complementámos a equipa com excelentes profissionais vindos de grandes companhias farmacêuticas multinacionais e que partilham a paixão pela missão da Organon. Os nossos medicamentos encontram-se disponíveis em todo o território nacional. Contamos com Delegados de Informação Médica que acompanham e suportam 5000 profissionais no Continente e nas Ilhas, numa importante relação de parceria.

Qual a estratégia de crescimento do negócio da Organon?

Neste momento, temos um portefólio de mais de 60 medicamentos e produtos de saúde e estamos presentes em mais de 140 países.  Acreditamos que partimos de um sólido posicionamento e teremos um crescimento orgânico e moderado a partir de 2021 e que a diversidade do nosso negócio e do portefólio é um motor de crescimento sustentável para que possamos continuar a investir e desenvolver novas terapêuticas e soluções para melhorar a saúde da mulher.

Qual é o maior desafio da Organon neste momento?

Consideramos que existe uma oportunidade significativa de crescimento na área da saúde da mulher, quer ao nível de investigação e desenvolvimento, quer na implementação de soluções para áreas fundamentais, como a fertilidade e a contraceção, que podem ser determinantes para a vida das pessoas, assim como para a forma como as comunidades e as sociedades se organizam. Acreditamos que esta é uma área com necessidades que ainda não estão totalmente preenchidas a nível mundial, e que Portugal não é exceção.

O nosso maior desafio e, ao mesmo tempo, a nossa missão, é corresponder a estas necessidades de forma inovadora, entregando medicamentos e soluções impactantes para a saúde e dia-a-dia das mulheres e suas comunidades.

Quais são as expectativas da Organon para o futuro?

Esperamos conseguir ter sempre as melhores terapêuticas e soluções para melhorar a vida das pessoas, o seu bem-estar e o seu dia-a-dia.

O nosso objetivo é tornarmo-nos uma empresa farmacêutica líder nas soluções para a saúde da mulher, com uma presença nacional e global ainda mais significativa.

You may also like...