“Lutando para ser os melhores”

A Santilab – Laboratori di Cucina Lda e a Giolatto nasceram em 2016, pela mão de Nuno Cruz. Enquanto empreendedor, não desistiu quando atravessou o período de crise e reergueu-se, reinventando-se e ocupando um espaço no mercado da alimentação nas áreas do fabrico e da comercialização, logística e distribuição de produtos italianos.

Nuno Cruz é um empresário de fibra e um empreendedor nato. Proprietário de uma empresa de construção civil e de dois restaurantes, percebeu que teria de vender os dois negócios da restauração para fazer frente às dificuldades que a empresa de construção civil lhe criou, cujos clientes não estavam a respeitar os prazos de pagamento relativamente às obras realizadas. Essas empresas já estão em Tribunal para ver se recuperava o dinheiro lá investido nessas ditas empresas. Por isso, teve necessidade de se capitalizar, para continuar a realizar a construção da fábrica que estava a fazer, tendo aí vendido os dois restaurantes, para solucionar a questão financeira.

Antes da crise, tinha começado a criar o projeto de uma fábrica de produtos na área alimentar, mas com funções bem definidas. “Criei a Giolatto, enquanto fábrica de produtos italianos. Neste caso, o objetivo é produzir pastas, mozarelas e gelados, entre outros, sempre com a gastronomia italiana como inspiração. Ainda não está a funcionar em pleno, visto não ter conseguido verbas para terminar o investimento, o que vai sendo feito aos poucos, com o trabalho realizado no dia a dia, mas acredito que entre dezembro e janeiro a produção estabilize, a fábrica cresça e se consiga produzir aqui muitos dos produtos necessários à restauração italiana”. A segunda empresa da qual Nuno Cruz é proprietário é a Santilab – Laboratori di Cucina Lda, que centra o seu trabalho na importação, logística e distribuição de produtos italianos. “O facto de trabalharmos maioritariamente com produtos italianos garante-nos exclusividade neste setor. Trabalhamos com produtos secos, refrigerados e congelados e primamos pela qualidade do que comercializamos”.

Entre os produtos que a Santilab importa de Itália encontram-se o tomate, a farinha para fazer a massa da pizza e do pão e todas as massas, bem como todos os produtos italianos necessários ao funcionamento desta restauração.

A preocupação com a qualidade dos produtos é um dos fatores distintivos do serviço da Santilab. Por esse motivo, a garantia de integridade do produto e o tempo de entrega é muito importante. “Trabalhamos com produtos secos, refrigerados e congelados, por isso os nossos carros de distribuição são todos preparados como a lei exige para o dito efeito. Tomamos cuidado, também, para garantir que o transporte do produto até ao cliente leva o menor tempo possível, bem como tentamos reduzir o tempo de armazenagem do produto, para poder assegurar a sua frescura”.

O propósito futuro que Nuno Cruz deseja é aumentar a influência da Santilab  junto dos mercados da Grande Lisboa e do Sul de Espanha: “já conquistámos o mercado algarvio, mas é necessário expandir o negócio, porque o Algarve é muito sazonal, sobretudo no que respeita aos nossos principais clientes, que são a restauração italiana e a hotelaria. Já tendo iniciado a atividade em Lisboa, queremos atingir uma maior amplitude e, se correr bem, iremos investir num entreposto em Lisboa para depois dar continuidade ao nosso trabalho, que é abranger todo o país”.

Apaixonado por Itália e pela gastronomia daquele país, que considera ser muito rica e, de certa forma, muito semelhante à portuguesa, Nuno Cruz garante que o seu projeto tem como objetivo fechar um ciclo, no que respeita ao fabrico, por parte da Giolatto, e à importação e distribuição de produtos italianos originais, através da Santilab. “Comecei este projeto porque não existia eficiência e rigor nesta área de atividade. Os clientes procuravam uma solução e é isso que eu ofereço. Inovação, credibilização e rigor, associados a uma excelente qualidade dos produtos e a um serviço irrepreensível faz de nós um grupo com um posicionamento único no mercado. O nosso objetivo final será sempre a satisfação total do cliente e a superação das suas expectativas”.

 

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