Lusocake: O sucesso é fruto da qualidade e inovação

Criada em 2013, a Lusocake atravessa ainda aquele que é o início de um percurso promissor já marcado pela qualidade, inovação e reconhecimento dos seus produtos. PME Excelência, esta empresa portuguesa da região de Chaves atingiu este patamar num curto período de tempo e Paulo Jesus, administrador, revela-nos o segredo para tal sucesso.

Um produto tipicamente português, genuíno e inovador. Assim nasce a Lusocake, uma empresa especialista em pré-misturas em pó para a indústria de panificação e pastelaria, bem como sobremesas para a restauração e o canal Horeca. Desde 2013 no mercado, a Lusocake Mix surgiu da união de vários acionistas, alguns da área, com o objetivo comum de diferenciar nesta área da gastronomia.

Hoje, possuem uma marca própria a Lusochef, “vocacionada em disponibilizar um produto de gama profissional de forma simples e de execução prática” para que todos possam fazer sobremesas dignas de chef. Fruto de muito empenho, esta empresa flaviense solidificou-se no mercado, ampliou o seu leque de consumidores e de distribuidores a todo o território nacional, incluindo as ilhas. Estes últimos conseguem, na Lusocake, não só obter o produto, mas também trabalhar e personalizá-los com embalagens e regulações próprias.

Inovação, qualidade e eficiência

Paulo Jesus revela que “mais da metade dos produtos são para o consumo industrial, o que influencia na constante busca por distribuidores em que, simultaneamente, há uma preocupação em fidelizá-los”. Para o entrevistado, mais do que agradar a todos é preciso investir naquilo que dá retorno. Posto isto, a Lusocake prima pela qualidade dos produtos aliada a preços competitivos, rapidez nas entregas e, sobretudo, na inovação. “Tentamos ter um serviço bastante rápido, em dois ou três dias disponibilizamos os produtos para que os distribuidores os tenham e possam repassar. Quanto à inovação, termos produtos diferenciados é uma das prioridades. Criamos produtos novos, pois vamos acompanhando as tendências de mercado”.

Esta preocupação acabou por alargar a gama de produtos da empresa que disponibilizam no sector da panificação, nomeadamente pães com as mais diversas sementes, bem como o consumo de artigos de pastelaria que perdurem por quatro ou cinco dias sem qualquer tipo de conservantes e que sejam adaptáveis quanto aos sabores – valor total próximo das cem referências em produção.

A temática dos corantes e conservantes é, nos dias que decorrem, uma preocupação tanto para os produtores quanto para os consumidores. Em constante acompanhamento das exigências e procuras, a Lusocake investe a nível industrial em produtos sem conservantes. Segundo o administrador, “os corantes, por uma questão de diferenciação permanecem, mas com um teor cada vez mais natural” de modo a que os produtos se possam distinguir. “Por exemplo, uma mousse de morango tem que ser vermelha e não branca, mas tudo com corantes naturais, que são mais caros, mas não são sintéticos”, explica.

Gerações de saberes e a excelência dos sabores

Idealizada em português, mas aberta para o mundo, a Lusocake desde o início perspetivou a internacionalização dos seus produtos. Exemplo disso são “as traduções das caixas, os azulejos, bem como a ideia de um produto já preparado mas com um toque caseiro”, ressalva Paulo Jesus. Assim, como consequência de muito trabalho, o reconhecimento bateu à porta e para o administrador atingir o patamar de PME Excelência é resultado de um esforço em equipa. “Deve-se à equipa, desde a parte da produção à parte comercial. É a valorização do sucesso e do trabalho destes anos todos”. A empresa, atualmente com 11 funcionários, procura, dia após dia, fortalecer-se e distinguir-se. “A empresa precisa se adequar, tem que progredir. A nível de capacidade de produção é preciso automação, evolução”, realça Paulo Jesus.

Num futuro próximo, os projetos passam pela divisão da carga horário dos funcionários que passará a dois turnos e a manutenção do investimento em tecnologias para a empresa que têm contribuído para o acréscimo de produção.

You may also like...