Lusoacero: Qualidade, experiência e consultoria

A Lusoacero nasceu em 2005, pela vontade dos seus sócio, Gabriel Temido, engenheiro e Joaquim Frazão, dedicava-se inicialmente à consultoria na área da construção metálica, (projeto e gestão de obra) e à montagem de estruturas metálicas. Sediada em Leiria, esta empresa prima pela qualidade e pelo acompanhamento do cliente. Estivemos à conversa com Gabriel Temido, no seu escritório, para conhecer a filosofia e os aspetos diferenciadores desta empresa.

Gabriel Temido licenciou-se em Engenharia Civil na Universidade de Coimbra, mas foi anteriormente no ISEC, principalmente pela influência do saudoso professor Jorge Lourenço, a quem presta aqui a sua homenagem e o seu muito obrigado que compreendeu que ser engenheiro é muito mais do que matemática e física. “Ser engenheiro envolve saber estar, o saber fazer de forma correta com a tecnologia e os meios disponíveis, e sempre com ‘coluna vertebral’”. Quando concluiu o curso, encontrou trabalho numa das maiores empresas de construção metálica do país, mas rapidamente percebeu que o seu projeto pessoal passava por ter a sua própria empresa, juntando esta vontade à mesma vontade e experiência de Joaquim Frazão nasce a Lusoacero. “A Lusoacero tem este nome porque nasceu virada para a construção metálica. Na verdade, quando criamos a empresa o mercado espanhol estava muito forte neste setor e daí o nome ‘acero’”. Ao longo dos 14 anos de existência, a empresa alargou a sua área de negócio e foi criando parcerias com outras empresas, para diversificar os produtos a apresentar ao cliente. “Das cerca de 300 obras que já fizemos ao longo destes anos, cerca de 90 por cento são de construção metálica. Temos o ‘saber fazer’ dentro da empresa que nos permite dedicar-nos à construção civil, mas o mercado levou-nos a especializarmo-nos mais na parte metálica, projeto e obra”. O know-how é, aliás, uma das características diferenciadoras da Lusoacero, na opinião do seu co-fundador. Para Gabriel Temido, o que melhor distingue a sua empresa é a capacidade de realizar trabalhos desafiantes com o objetivo de acrescentar valor ao produto final por via da qualidade e da economia: “fazemos trabalhos há anos para os mesmos clientes, repetidamente e, já por várias vezes, fizemos trabalhos para novos clientes por recomendação de antigos”. Ser parceiro do cliente e fazer um trabalho de consultoria: “hoje, com as ferramentas informáticas de cálculo e desenho 3D é mais fácil apresentar ao cliente o produto que vai adquirir, pretendemos um cliente satisfeito principalmente no futuro não só no presente.
Tratando-se de uma empresa que realiza construção em altura, na medida em que trabalha essencialmente na construção de edifícios industriais – embora Gabriel Temido refira que a Lusoacero já tenha executado moradias e outros edifícios de serviços – a segurança é um fator muito importante e, também aí, a Lusoacero pretende diferenciar-se. “Nestes anos todos, não tivemos nenhum acidente grave. Reconheço que é necessário um trabalho diário no que toca à segurança, mas a mentalidade e o ambiente de obra está a mudar e a tecnologia veio ajudar muito, quer a minimizar o trabalho físico pesado, quer a aumentar a segurança”. Todavia, cada vez mais as obras têm prazos de execução mais curtos, mas Gabriel Temido afirma que é possível, e imprescindível, conjugar a produtividade do trabalhador com a sua segurança.
Com obras e projetos feitos de norte a sul do país, a Lusoacero tem vindo a apostar no mercado estrangeiro, essencialmente em França, ainda que já tenha realizado obras em Espanha, Suécia, Marrocos, e Venezuela e projetos, (sempre de execução), ou consultoria em França, Espanha, Luxemburgo, Marrocos, Angola, Brasil e Venezuela: “queremos equilibrar a faturação entre Portugal e o mercado estrangeiro. Em Portugal, existe sempre maior incerteza e o estrangeiro dá-nos uma maior margem económica. Porém, pretendemos manter sempre um nível de qualidade que satisfaça o cliente”. Gabriel Temido explica que a Lusoacero não pretende trabalhar em quantidade, mas preocupa-se em apresentar soluções e garantias de durabilidade ao cliente. “O nosso objetivo em obra é construir de forma a evitar reparações e manutenções desnecessárias de futuro, e asseguramos em simultâneo a execução de um projeto onde o cliente possa economizar onde efetivamente é possível economizar, nós apenas fazemos projetos de execução”.
Depois de ter atravessado a severa crise económica, a Lusoacero posiciona-se agora no mercado como uma empresa de nicho, com clientes selecionados e que pretende crescer de forma sólida e sustentável, norteada sempre pela satisfação e aconselhamento do cliente.

You may also like...