Lourinhã: um concelho carregado de história

Azenha Vale Cornaga

O município da Lourinhã motiva os cidadãos para a importância do seu envolvimento para uma sociedade mais responsável e sustentável, porque nas palavras do Presidente João Duarte Carvalho, em entrevista à Revista Business Portugal, “só unidos, determinados e resilientes conseguiremos alcançar uma nova vitória!”.

A integração na Bandeira Verde ECOXXI demonstra a clara intenção de potenciar a qualidade de vida dos munícipes e de quem pretenda trabalhar ou lá viver?

Desde 2015 que é atribuído ao Município o Galardão Bandeira Verde ECOXXI promovido pela ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa – que reconhece as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal.

Com uma pontuação crescente que se iniciou em 54% (2015) e agora 73% (2020), num

João Duarte Carvalho, Presidente

universo de indicadores que visam o reconhecimento das boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas pelo Municipio, esta pontuação é reflexo do investimento que tem vindo a ser realizado nas diversas áreas em avaliação e educação.

O município disponibiliza no site oficial “Visit Lourinhã”, um guia turístico completo que nos convida a conhecer o concelho. É crucial neste momento que os habitantes valorizem o espaço onde vivem para que essa admiração se estenda aos que visitam?

Em 2021, o Município da Lourinhã lançou um site inteiramente dedicado à promoção turística do território: https://visitlourinha.pt/. Esta iniciativa enquadra-se no âmbito da aplicação da Estratégia para o Turismo da Lourinhã 2020-2027, a qual define uma geometria de eixos estratégicos que, em conjunto, se assumem como dinamizadores do Turismo numa linha temporal alargada. Os eixos são o Turismo Paleontológico, o Turismo Militar, o Sol e o Mar e Gastronomia de Mar, os Produtos da Terra (Pão – Moinhos de Vento e as Azenhas; Abóbora, Aguardente DOC Lourinhã) e a temática Pedro e Inês. O Município pretende, assim, apostar na diversidade patrimonial, natural e cultural do território, criando um produto coeso, em que cada um dos eixos concorra para a consolidação de um objetivo global. Esta plataforma assume especial importância do ponto de vista da promoção do território, mas também do envolvimento da comunidade, sendo que, a preservação patrimonial que permite a ativação turística dos diversos dos eixos da estratégia, faz-se sempre em estreita relação com a comunidade que é a principal embaixadora do território.

Promover uma cidadania ativa é uma das responsabilidades do município como é o exemplo o “Coastwatch”, um projeto europeu que consiste na monitorização e caracterização ambiental do litoral.  Consciencializar é também fazer crescer o município?

Promover uma consciência e responsabilidade ambiental nos nossos munícipes, através da promoção e desenvolvimento de programas de sensibilização que levam à preservação do património natural e da sua biodiversidade, é sem dúvida elevar o nosso território e demonstrar uma participação ativa dos nossos Munícipes.

O Municipio da Lourinhã, em parceria com as instituições escolares e com as várias organizações e associações de movimentos cívicos existentes no Concelho, tem vindo, desde 2015 a desenvolver e a incentivar a participação no Programa Coastwatch, com a realização de ações de monitorização e recolha de dados através do questionário específico do Coastwatch para o litoral. O programa é fruto do acordo de parceria entre o Município da Lourinhã e o GEOTA- Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.

“Buy Lourinhã” é a mais recente plataforma digital que permite aos comerciantes do concelho receber encomendas on-line. A adaptação ao digital tem sido um dos vossos focos para estar mais perto da comunidade?

O Município da Lourinhã desenvolveu uma plataforma de compras on-line, acessível em https://buy.cm-lourinha.pt/, que designou como BuyLourinhã.  A plataforma foi lançada no dia 25 de fevereiro de 2021 e conta já com 90 empresas aderentes nas áreas do pequeno comércio e/ou prestação de serviços e com mais de 400 produtos na sua montra. Ao consumidor permite-lhe fazer compras em qualquer dia, a qualquer hora e sem sair de casa, conhecendo a diversificada oferta de negócios do concelho da Lourinhã, numa única plataforma.

Recentemente 31 empresas do concelho foram distinguidas com o estatuto PME líder 2020. É importante criar condições para as empresas desenvolverem as estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva?

Foi com grande felicidade que a Câmara Municipal da Lourinhã felicitou as 31 empresas locais distinguidas como o estatuto PME Líder, o que muito dignifica o concelho.

Em termos de apoio ao sector empresarial, o Município dispõe de um Gabinete de Apoio ao Empresário (GAEL) e de Uma Incubadora de Empresas – Startup Lourinhã.

O GAEL presta apoio a empresários e a empreendedores sediados no concelho ou que nele pretendam vir a criar o seu negócio.

A Startup Lourinhã, parte do slogan “Lourinhã – é aqui se empreende à Beira Mar”, sendo uma incubadora acreditada pelo IAPMEI e integrada na RNI (Rede Nacional de Incubadoras), que se encontra habilitada para apoiar nos programas Startup Visa, Startup Voucher e Vale Incubação. A Incubadora de empresas da Lourinhã apoia na identificação, avaliação e desenvolvimento de ideias de negócio das startups, capacitando os empreendedores e disponibilizando infraestruturas e serviços especializados, contribuindo, assim, decisivamente para aumentar a competitividade e atratividade do território.

Sol e Mar

A pandemia continua presente nas nossas vidas, mas a resiliência dos municípios também. Prever o futuro de Lourinhã é implementar medidas de apoio à população, valorizar os produtos locais e potenciar o que já existe na região?

A Câmara Municipal tem aprovado, desde o início da pandemia, diversas medidas de apoio aos tecidos social, associativo e empresarial que passam por isenções de pagamentos, rendas e taxas e pela criação de linhas de apoio. Através do GAEL, são divulgados os regimes de exceção e as medidas de apoio do governo e é dado apoio no preenchimento de candidaturas. Para além disso, foi lançada uma campanha de apoio ao comércio local “Compre no Comércio Local. É bom, é nosso” e, em parceria com a ACIRO, voltou a realizar-se a iniciativa “Natal é no Comércio Tradicional”. A Plataforma Buy Lourinhã é também uma das mais importantes medidas de apoio à divulgação e promoção do comércio local em período pandémico.

A realização das quinzenas gastronómicas também representa um forte apoio na promoção do sector da restauração. A próxima, a XII Quinzena Gastronómica do Polvo, vai realizar-se entre 20 e 30 de maio.

O Município tem implementado campanhas que promovem a resiliência como foi o caso da campanha “Juntos Venceremos a Nova Batalha”, uma campanha que visou promover os produtos e serviços distinguidos com o selo de qualidade “Marca Lourinhã”. Apostando na promoção da Batalha do Vimeiro, a campanha pretendeu relembrar à comunidade que, tal como há 200 anos, só unidos, determinados, resilientes e orientados para o combate à pandemia Covid 19, conseguiremos alcançar uma nova vitória!

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