Lourinhã e o apoio aos seus munícipes

O presidente João Duarte Carvalho, em entrevista, revela que o seu objetivo é deixar um concelho melhor para as próximas gerações.

João Duarte Carvalho, Presidente

 O Município da Lourinhã foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano, na categoria Economia, com o projeto Buy Lourinhã. O que representa esta distinção?

Trata-se do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido durante a pandemia no âmbito do apoio ao tecido empresarial. A plataforma foi, sem dúvida, uma das medidas de maior destaque como forma de promover a integração das micro, pequenas e médias empresas na economia digital, criando um marketplace e fomentado a venda de produtos e serviços das empresas do concelho. O Buy Lourinhã apresenta diversos setores de atividade em que se destaca o vestuário, alojamento, retalho alimentar, serviços imobiliários, seguros, materiais de construção, entre outros.

Tendo havido esta aceitação e adesão por parte do tecido empresarial local e por parte da comunidade, o Prémio Autarquia do Ano veio dar alento para continuar a trabalhar em prol do apoio ao comércio local.

A plataforma foi criada em 2021 como forma de apoiar o comércio local durante a pandemia. A adaptação ao digital foi uma forma para estar mais perto da comunidade?

A aproximação à comunidade e ao comércio local é uma das prioridades do Município da Lourinhã que tem um gabinete próprio para estabelecer a sua relação com o tecido empresarial, criando proximidade e networking – Gabinete de Apoio ao Empresário da Lourinhã (GAEL) – e tem vindo a implementar diversas atividades de apoio de que são exemplos a campanhas desenvolvidas em parceria com a ACIRO “Compre no Comércio Local. É bom, é nosso” e “Natal é no Comércio Tradicional”. A plataforma Buy Lourinhã foi mais uma forma de aproximação à comunidade, apoiando este setor do comércio local em período pandémico e permitindo a sua transição para o digital. Visto que muitos comerciantes nunca tinham contactado com o digital, o município desenvolveu ações de capacitação no âmbito das funcionalidades da plataforma e da fotografia de produto.

 

Quais as caraterísticas que fazem da Lourinhã o município ideal para se viver, visitar e investir?

É um município localizado a cerca de 60 km de Lisboa com uma linha de costa de 12 km onde podemos encontrar praias de reconhecida qualidade. São três as praias com Bandeira Azul, duas com o galardão Qualidade de Ouro e três com a distinção Praia Acessível. Desde 2015 que é também atribuído à Lourinhã o Galardão Bandeira Verde ECOXXI promovido pela ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa que reconhece as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal. Do ponto de vista turístico, destaca-se a paleontologia, mas também o património associado ao turismo militar, religioso, aos amores de D. Pedro e D. Inês, ao Mar, a gastronomia de mar e aos desportos náuticos e inúmeros produtos de qualidade como é o caso do pão, abóbora e da Aguardente DOC Lourinhã, sendo a Lourinhã uma das três regiões demarcadas do mundo em aguardentes vínicas. Com interessantes dinâmicas culturais e sociais, o Município da Lourinhã aposta na sustentabilidade económica, social e cultural e apoia o empreendedorismo, nomeadamente através da existência de uma incubadora de empresas: Startup Lourinhã.

Além disso, o território apresenta uma localização geográfica que lhe confere especificidades físicas, paisagísticas e humanas distintas, conciliando uma extensa faixa litoral com uma área de interior com características predominantemente rurais, o que permite tirar partido do melhor da praia e do campo.

 

Quais os projetos que ainda espera concretizar neste último mandato?

Encaro este meu último mandato como se fosse o primeiro. Temos vindo a trabalhar com empenho e dedicação à causa pública, de forma a assegurar os compromissos assumidos com os lourinhanenses. Face à dinâmica imposta, registamos neste momento um aumento significativo da população residente e temos vindo a trabalhar de forma a aumentar as infraestruturas de suporte, tais como as redes de abastecimento de água e saneamento. Assumimos desde sempre que a educação é um eixo estratégico do nosso projeto e dessa forma estamos a realizar um conjunto de investimentos na melhoria do parque escolar, proporcionando as melhores condições aos nossos alunos. Potenciando os fundos comunitários, elaborámos um conjunto de projetos de requalificação urbana, criando novas zonas verdes e de lazer, que irão melhorar significativamente o nosso território, tornando-o mais sustentável. As intervenções no Parque Verde da Cegonha, do eixo Ribeirinho do Rio Grande, da envolvente da Igreja do Castelo bem como a regeneração do Cordão Dunar, são projetos a concluir brevemente.

Insisto na melhoria das acessibilidades ao concelho, com a criação de variantes à Lourinhã, de forma a garantir a segurança das vias e a reduzir tempos, para que as nossas empresas consigam escoar os seus produtos em condições competitivas.

Estou focado em deixar um concelho melhor para as gerações vindouras, mais atractivo e com melhor qualidade de vida, tendo sempre presente a estabilidade financeira e os objectivos para o desenvolvimento sustentável.

You may also like...