LG: Compromisso ecológico e eficiência logística

São conhecidos no mercado pelo desempenho de excelência dos produtos que disponibilizam, em acréscimo à qualidade consistente a que habituaram os clientes. Focam-se na inovação constante e no compromisso ecológico dos materiais que utilizam, tendo em conta o eco design. Em entrevista, Rui Moita, Human Resources Director, e Hugo Jorge, Marketing Director, explicaram-nos mais sobre a dinâmica da empresa e sobre os objetivos para o ano que se avizinha.

O que distingue a LG para com o público/clientes e quanto à dinâmica interna da empresa?
A LG conquistou um lugar de confiança entre os clientes portugueses, o que se deve, sobretudo, à talentosa equipa de recursos humanos que todos os dias se empenha no desenvolvimento da empresa. Este ano vencemos o Prémio Great Place to Work na categoria de menos 100 colaboradores graças a uma política de boas práticas junto dos colaboradores, estimulando a conciliação entre trabalho e família, uma vez que valorizamos verdadeiramente o bem-estar de cada um.
Por outro lado, não podemos deixar de ressalvar os esforços da LG em torno da criação de um sistema de gestão e de um portefólio que assegurem um ambiente melhor. Uma das nossas maiores inovações neste âmbito surge na produção dos equipamentos eletrónicos, com uma forte política de eco design que pressupõe um processo de montagem dos televisores que permite a reciclagem de grande parte dos seus componentes. Também o desenvolvimento das embalagens é avaliado tendo em conta o cumprimento de 22 pontos-chave, tais como a redução do volume e peso e a otimização da eficiência logística. Em complemento, foram introduzidas diretrizes para o design de embalagens verdes para televisores, smartphones, computadores, frigoríficos, máquinas de lavar e aspiradores. Estas ações, em conjunto com outras também muito ambiciosas, têm como meta atingir a neutralidade carbónica das nossas operações a nivel global até 2030.
Além disso, a LG tem vindo a desafiar a sociedade a repensar a sua atitude perante o lixo eletrónico. Para o efeito, organizámos em maio o e-Waste Summit, o primeiro encontro de análise do panorama português de gestão dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos. Este momento de debate surgiu da união entre a LG Electronics Portugal e a ERP Portugal para consciencializar os portugueses para algumas das principais ameaças ambientais. Paralelamente, somos parceiros noutros projetos que vêm alertar para a causa: Geração Depositrão, que conta com o envolvimento de mais de 900 entidades, 420 mil alunos e cerca de 40 mil professores, e a Campanha “Reciclar é um Festival”, que pretendia promover a recolha de eletrodomésticos usados ou danificados, de qualquer marca, na compra de um produto LG.

Com o ano de 2019 a terminar, que balanço faz da atividade da LG Portugal e apresente a sua perspetiva/objetivo para 2020?
A LG Portugal tem tido um dos desempenhos mais positivos e consistentes do continente europeu. Cimentámos a liderança na área dos televisores, posição que mantemos e consolidámos há três anos, e conquistámos o topo da tabela nas máquinas de lavar roupa. Surgimos também em primeiro lugar nos frigoríficos de maior valor, em especial nos Side by Side. Também as áreas de Sinalética Digital e de Soluções de Ar Condicionado registaram aumentos relevantes.
São desempenhos como estes que sustentam o crescimento constante da faturação na ordem dos dois dígitos da LG Portugal, mesmo em períodos em que, a nível mundial, não se registou uma performance tão positiva. Desta forma, as nossas expectativas para 2020 são elevadas e estamos confiantes de que vamos conseguir manter, e até aumentar em alguns casos, este nível de crescimento.

Sendo o anuário, da Revista Business Portugal, uma edição especial de fim de ano, solicito que deixe uma mensagem propícia à época para os seus colaboradores e clientes.
Não podemos deixar de agradecer aos nossos colaboradores todo o seu empenho, reiterando o nosso compromisso com a criação de um ambiente cada vez mais equilibrado e eficiente, em harmonia com a esfera familiar. Também uma palavra de apreço aos nossos parceiros de negócio que mais uma vez confiaram na inovação e diferenciação dos produtos LG, bem como no suporte que dia a dia fazemos questão que seja o mais eficiente possível, no apoio aos seus negócios.
Por outro lado, deixamos a garantia de que continuaremos a apostar na construção e contribuição para um mundo melhor, através de boas práticas de sustentabilidade.

You may also like...