Leega lança solução de inteligência de dados focada na área de marketing das empresas

Sérgio Topfstedt, CEO

 O Marketing Analytics by Leega combina arquitetura Cloud, engenharia de dados e machine learning para responder de forma rápida e eficaz aos principais desafios dos marketers, apoiando a construção de relações personalizadas entre marcas e consumidores, otimização de processos e definição de estratégia.

A Leega,Consulting Europe  empresa européia de consultoria e outsourcing especializada em soluções data Analytics, Data Science e Cloud, acaba de lançar uma solução única de inteligência de dados para otimizar processos e ações de marketing. A solução Marketing Analytics by Leega combina arquitetura em nuvem, engenharia de dados e machine learning de forma a adicionar inteligência a diferentes fases da jornada de compra do consumidor, permitindo a construção de uma regra de relacionamento personalizado de acordo com o perfil e ciclo de vida do utilizador. Além disso, a utilização da ciência dos dados permite a melhoria de processos e uma tomada de decisão mais ágil e eficaz, impulsionando os resultados de empresas de diferentes dimensões e áreas de atividade.

Para desenvolver a solução, a Leega inicialmente considerou três pilares: identificar os principais desafios de marketing nas diferentes fases da viagem de compra (atração, conversão, venda e fidelização); mapear os ambientes de tecnologia, ou seja, as ferramentas e parceiros disponíveis, e finalmente identificar as principais métricas e indicadores utilizados pelas áreas de marketing – como LTV, Sales, CAC e Churn – e as maiores necessidades de inteligência – como o agrupamento e recomendação de ofertas.

Durante seis meses, uma equipa multidisciplinar da Leega realizou vários testes e pesquisas relacionadas com a utilização de inteligência de dados para a área de marketing das empresas, de forma a marcar os principais desafios dos profissionais deste setor e construir modelos de inteligência artificial que potenciam a integração, recolha, análise e previsão dos dados da empresa. A partir desta análise cuidadosa, desenvolvemos uma solução que tem em conta as maiores necessidades de inteligência, como conhecer profundamente o cliente, prever o seu comportamento de compra e oferecer uma mensagem aderente e de acordo com o seu perfil, aprofundando a relação com a empresa, bem como estratégias de campanhas, processos e ferramentas de marketing.  Ou seja, fizemos um raio-X ou um diagnóstico alargado do departamento de marketing das organizações para encontrar a melhor solução na inteligência de dados”, explica Ivan Vemado, Head of Data Science and Analytics da Leega.

 

Aceleradores que alavancam o uso de dados

Os aceleradores são métricas desenvolvidas com inteligência artificial fácil de implementar (máximo de dois meses) que respondem, de forma prática e eficaz, a algumas das principais questões dos marketers: “Quem são os meus clientes?”, “Quais são os melhores canais para comunicar com eles?”, “Quem está perto de fazer uma compra?”, “Que tipos de ofertas gostariam de receber?”.

Estas características desenvolvidas a partir da união de engenharia de dados e machine learning permitem a integração, recolha, análise e previsão dos dados da empresa. O acelerador “Cluster Analysis”, por exemplo, agrupa os consumidores considerando os seus interesses comuns, enquanto a Previsão de Churn deteta clientes que deixarão de se relacionar com a marca, e o Predictive Targeting aponta para utilizadores mais recetivos às ofertas. “Os aceleradores funcionam de forma independente e podem ser personalizados de acordo com o perfil de cada empresa”, explica Sérgio Topfstedt, CEO da Leega Consulting Europe.

Segundo Topfstedt, a tecnologia transformou o consumo e a forma de fazer marketing. “Hoje, não basta os profissionais da área fazerem os 4Ps (product, price, placement & promotion). As empresas precisam de implementar uma estratégia data-driven eficaz para acompanhar as constantes e desafiantes mudanças de mercado e as jornadas de compras cada vez mais complexas para os consumidores. Neste cenário, ter ferramentas de inteligência artificial pode representar um diferencial competitivo importante”, explica Topfstedt.

De acordo com estudos da Forrester Consulting são analisados menos de 0,5% dos dados disponíveis em todo o mundo, o que mostra a grande dificuldade em recolher, tratar e analisar a informação de forma eficaz. “Este já não é um problema exclusivo nas áreas de TI e BI e tornou-se um debate relevante de várias organizações”, disse. As vantagens da solução Marketing Analytics by Leega incluem a custo-eficácia, implementação rápida, insights preditivos na tomada de decisões, maior conhecimento da viagem ao consumidor, automatização do fluxo de dados e flexibilidade na integração de novas tecnologias.

Entre outros aceleradores da Leega estão: Algoritmo de Recomendação, Previsão de Compra, RFM e Previsão de Vendas.

 

Sobre a Leega: Consulting Europe: Por mais de 20 anos, sempre focados em soluções de Dados e Analytics. A Leega Consulting Europe é uma empresa européia de referência em  consultoria e outsourcing , sediada no Porto – Portugal para servir todo o mercado europeu. A sede do grupo LEEGA está localizada no Brasil, cidade de São Paulo.

A Leega é especializada em soluções de Análise de Dados e Nuvem, (Google Cloud, AWS e Microsoft Azure) também trabalhando com Business Intelligence, Big Data, Advanced Analytics, Machine Learning, Inteligência Artificial, Qualidade de Dados, MDM, Governança de Dados, entre outros. . Agnósticos em tecnologia, oferece aos seus clientes um modelo de negócio transparente e flexível com diversas opções de serviço, capaz de utilizar a entrega de resultados a partir do uso otimizado e personalizado de dados. Para ajudar empresas a extrair essas riquezas de dados, colaborar para tomar melhores decisões e impactos gerar positivos tanto no negócio quanto na vida das pessoas e no mundo em que vivemos, atualmente com uma equipa multidisciplinar de mais de 300 colaboradores em escritórios no Brasil e Europa na Europa. Para obter mais informações sobre o Marketing Analytics by Leega, entre em contato com; sergio@leega.net, ou pelo fone: + 351 221 200 273, ou pelo site www.leega.net/marketinganalytics

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