Lallemand: “Diversidade, inovação e diferenciação”

Maria do Carmo Amaral, diretora comercial da Lallemand, esteve à conversa com a Revista Business Portugal para transmitir aos leitores as principais motivações e objetivos da administração da empresa, sediada em Setúbal.

Um passado histórico
“A Lallemand é uma empresa familiar fundada por um imigrante da Alsácia no Canadá – Fred “Lallemand” – no final do século XIX. Começou a fazer vendas de produtos para as padarias locais de Montreal e, pelo seu sotaque, ficou conhecido por: «o alemão». Essa mesma alcunha dá origem ao nome da empresa que ainda hoje mantém”, explica Maria do Carmo Amaral.
Em 1952, Roland Chagnon adquiriu a Lallemand e desde essa data que o negócio pertence à família Chagnon. Atualmente é dirigida pela terceira geração e foi na segunda que viram o volume de negócios aumentar de forma exponencial. “A Lallemand é uma empresa especializada na investigação, desenvolvimento, produção e comercialização de leveduras e bactérias, assim como de outros ingredientes derivados destes microrganismos”, acrescentando que “a Lallemand é líder mundial de leveduras e bactérias destinadas aos mercados de especialidade — nutrição humana e animal, enologia, cerveja, entre outros”.

Conquista de público e território
A busca por novos territórios foi, desde cedo, uma prioridade para a empresa. Ano após ano o alcance é alargado. Para além de Portugal, estão presentes em quase 50 países. Canadá, Estados Unidos da América, Dinamarca, Alemanha, Áustria, Polónia, Eslováquia, Estónia, Finlândia, África do Sul, Moçambique, Reino Unido, França, México e República Checa são alguns dos exemplos. Os produtos tiveram de se reinventar ao longo dos anos de forma a conquistar os novos públicos que foram surgindo. O consumo de pão tem vindo a decrescer nos últimos anos porque este produto tem sido substituído por outros mais apelativos. Nesse sentido, foi importante “começarmos a promover a levedura de panificação como um ingrediente que pode originar alternativas mais saudáveis e que vão de encontro com as necessidades e expectativas dos clientes. Produtos e ingredientes mais naturais, mais amigos do consumidor. O mesmo acontece para as restantes leveduras”, afirma.
Por sua vez, os produtos originais deram lugar a produtos mais complexos e que abrangem mais públicos, o que permitiu alcançar uma diversidade de destinatários. Hoje em dia, “a empresa oferece leveduras, bactérias e respetivos derivados, adicionando-lhes serviços de valor acrescentado para os mercados de panificação, bebidas fermentadas (vinho, cerveja e espirituosas), bio-etanol, nutrição humana e animal, farmacêutico e cuidado de plantas”, conta-nos a diretora comercial.

Uma empresa focada nos clientes
O título de “única fábrica da Península Ibérica que produz os três tipos de leveduras: secas, líquidas e prensadas” faz da Lallemand a primeira escolha do consumidor.
É nas indústrias de maior dimensão que encontram a grande parte dos clientes. Ao longo dos anos foram muitos aqueles que se mantiveram fieis e que confiaram na empresa pela sua qualidade, diversidade e profissionalismo. “Orgulhamo-nos de ter a marca de levedura mais antiga de Portugal e é com grande ânimo que podemos dizer que temos clientes e fornecedores que nos têm vindo a acompanhar ao longo de todos estes anos”, assegura.
A equipa tem vindo a crescer e a acompanhar a empresa na aventura de levar a Lallemand cada dia mais longe. São cerca de 70 colaboradores em Portugal e mais de quatro mil a nível mundial. “Temos uma equipa forte e ambiciosa que nos pode levar a alcançar os sonhos e objetivos pretendidos”.

Equipamento e inovação
Todos os anos são feitos investimentos em equipamentos de produção, no sentido de melhoria contínua e com o objetivo de servir melhor os clientes. “No ano passado, duplicámos a produção de levedura seca e com isso duplicámos os nossos equipamentos para conseguirmos produzir mais e melhor. Para além da maquinaria, investimos em higiene e segurança de forma regular para que possamos cumprir todos os requisitos impostos. Estes são os principais fatores de diferenciação da nossa empresa”, realça a nossa entrevistada.
Os laboratórios experimentais são também uma das apostas da Lallemand. Por isso, tem ao dispor uma padaria experimental onde são desenvolvidas aplicações e descobertas novas leveduras e novas formas de aplicar as mesmas. É através das experiências que conseguem arriscar e apresentar propostas inovadoras.

O desejo de continuar a crescer
O balanço é positivo e o contentamento pelo percurso feito é evidente. “Olhamos para o futuro e pensamos que só podemos esperar sucesso, porque estamos focados na biotecnologia, estamos sempre a evoluir, a testar as nossas capacidades, a procurar novos mercados e produtos. Manter as nossas parcerias com universidades e centros de investigação é uma prioridade, visto que o futuro da empresa passa pela aposta na diversidade, na inovação e na diferenciação”, conclui.

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