Junta de Freguesia de Lustosa: Uma junta próxima do povo

Armando Silva, um apaixonado por carros e que adora cantar desgarradas, vive para servir as pessoas. O gosto que nutre por desafios ambiciosos levou-o a candidatar-se a Presidente da Junta de Lustosa, em 2013. Em entrevista à Revista Business Portugal revelou os objetivos que traça para a freguesia que gere.

“Quem visita Lustosa vai feliz”
Quem o afirma é o Presidente Armando Silva, com quem estivemos à conversa. Desde sempre se empenhou para servir bem a sua terra, juntamente com o resto da equipa da Junta de Freguesia. A capela de São Gonçalo, a casa mortuária, um parque de estacionamento com 66 lugares, que também serve de recinto para as festas da localidade, o restauro de fontes antigas, são algumas das obras já feitas pela Junta, que tem o cuidado de as manter sempre apresentáveis, para os locais e visitantes: “As pessoas começaram a dizer que gostavam de ter um Presidente de Junta como o de Lustosa”, refere, acrescentando que isso “se deve ao facto de ter entendido que devia ir para o terreno e ver o que se passava.”

Servir bem as pessoas
A equipa que acompanha Armando Silva preocupa-se com o bem-estar da sua gente e exemplo disso é o espaço para idosos que disponibilizam dentro do edifício da junta de freguesia. Funciona de segunda a quinta-feira, das 13h às 18h e lá são desenvolvidas várias atividades: fazem ginástica – já foram, inclusive, campeões nacionais de boccia – e estão a preparar uma peça de teatro, onde o próprio Presidente irá participar. “Estamos sempre à procura de mais”: para além dos projetos já realizados, é objetivo ter um espaço de enfermagem diário para rastreios e pequenos curativos na própria Junta. É ainda objetivo ter uma ambulância própria: “interessa-nos muito porque estamos a oito quilómetros do quartel de bombeiros do centro de Lousada e, brevemente, irá abrir um centro de saúde que vai servir 8 mil utentes, com a garantia de que será um dos melhores do Norte”. Sendo que a saúde é uma preocupação, em junho, estão agendadas duas caminhadas: uma a São Bento e outra alusiva à Liga Contra o Cancro. Também este mês, haverá um passeio de motorizadas antigas, onde costumam participar cerca de 150 motas e um passeio a Fátima, onde se esperam que entre 16 a 18 autocarros.

Qualidade de vida
A qualidade de vida é um dos temas que mais preocupa Armando Silva. Sempre que há conhecimento de algum casos com mais dificuldades, não hesitam em ajudar: “nós damos cabazes a pessoas (…) porque as reformas ou o rendimento mínimo não chega para as necessidades diárias”. Para além desta preocupação em ajudar, a freguesia tem ainda uma indústria forte e bons acessos, o que atrai pessoas de localidades vizinhas, tornando a freguesia cada vez maior e mais populada.

Amor à camisola
Segundo o Armando Silva, não vale a pensa ser Presidente se não se tiver os princípios para ocupar o lugar: “porque é que eu entretanto nunca mais fiz nada? Porque me apareceu este desafio… Eu só ligo o meu cérebro à Junta. Não vou ligar o meu cérebro à Junta e a outras atividades, que me vão roubar tempo. Para se desempenhar um bom papel, é necessário haver uma entrega total”, afirma o presidente.

Balanço muito feliz
Já foi desenvolvido muito trabalho e o objetivo é continuar no mesmo caminho. O povo de Lustosa está satisfeito com quem os lidera: “aquilo que me dizem é que estão contentes com o trabalho desta Junta. Claro que se eu estou aqui por gosto e se vejo as pessoas muito contentes, fico muito mais contente do que elas (…) estou aqui muito feliz, mesmo sabendo que se estivesse noutro lado angariava mais dinheiro. O destino foi este e eu estou aqui com uma satisfação e uma alegria muito grande”. Ainda sem certezas se irá candidatar-se nas próximas eleições, tem consciência que esta Junta tem vindo a desempenhar um bom papel e não irá “entregar o ouro ao bandido”. Armando Silva dá a garantia de que irá trabalhar sempre com a Junta de Freguesia de Lustosa para manter o povo feliz.

You may also like...