IROV – Instituto de Reabilitação Oral de Viseu: Autoestima, confiança e qualidade de vida

Em 2017, Viseu abriu portas ao IROV, Instituto de Reabilitação Oral de Viseu, um projeto inovador que trouxe novos e mais bonitos sorrisos. A Revista Business Portugal esteve à conversa com Carlos Camarinha e Nuno Rocha, que ao quererem aumentar a proximidade com os seus clientes, abriram uma nova clínica em Lamego.

Quais os principais serviços que disponibilizam?
Dispomos de soluções na totalidade das áreas que compreendem a higiene oral e a medicina dentária. Dispomos ainda de novidades no campo da estética com recurso a facetas, no campo da Ortodontia com as diferentes modalidades de tratamento, nomeadamente os aparelhos invisíveis, ou na Implantologia. No que concerne à obtenção de dentes no próprio dia e o conceito de reabilitação total com prótese imediata, fazem parte da nossa prática diária. Essencialmente, focamo-nos num plano de tratamento interdisciplinar, individualizado, integral, funcional e estético.

Quais acreditam que são os fatores que diferenciam o IROV?
Proporcionamos medicina dentária com padrões de qualidade elevados, constituídos por um corpo clínico de excelência. Colocamos à disposição dos nossos profissionais, tecnologia avançada em termos de equipamentos: radiologia digital, microscopia, sedação consciente, scanner intra-oral, sala de recobro, possibilidade de cirurgia com recurso a bloco cirúrgico em ambiente hospitalar e consultas de especialidade por faixa etária, área de intervenção e patologias associadas, sempre no sentido de melhor servir os pacientes e toda a comunidade local.
Somos uma clínica moderna, familiar e atenciosa, no IROV pensamos nas pessoas. Estamos preparados para proporcionar uma experiência confortável, sem preocupações, medos ou ansiedades. Percebemos genuinamente de que forma se poderá sentir acerca do seu sorriso e faremos tudo para que se sintam seguras.
Garantimos, com previsibilidade, a obtenção dos resultados que foram delineados juntamente com o paciente, desde o início do tratamento. Permitimos ao paciente antever o resultado final ainda antes de iniciar o tratamento e ser parte integrante no planeamento do mesmo. Estas ferramentas têm-nos permitido a referenciação de outros colegas no tratamento de soluções diferenciadas.

Deste projeto acabou por nascer um novo, na cidade de Lamego. Quando e porquê surgiu esta expansão?
O novo espaço em Lamego surgiu da necessidade de nos posicionarmos mais perto de uma grande parte dos nossos pacientes, que se situam fora da cidade de Viseu. Apostamos numa relação de proximidade, conforto e segurança, e foi nesse sentido que surgiu a Clínica de Lamego.


Foi difícil a implementação do conceito de clínica multidisciplinar em Viseu?
Sim, numa fase inicial notámos alguma renitência na implementação desse conceito, mas rapidamente, tal como noutras áreas da saúde, houve a perceção de que a única forma da obtenção do melhor tratamento possível passa pela utilização de um sistema que permita a conceção de um plano de tratamento integrado por todas as especialidades, por clínicos diferenciados na sua área de intervenção.
Por outro lado, esse aspeto é logo abordado na primeira consulta com o paciente. Depois de uma observação clínica e quando efetuados os exames auxiliares necessários de diagnóstico, o paciente percebe que a elaboração de um plano de tratamento complexo, completo e individual, na maior parte das vezes, não pode ser obtido nessa mesma consulta, sem a auscultação de toda a equipa clínica.

Uma das vossas mais-valias é o laboratório integrado. Falem-nos um pouco sobre as vantagens de tê-lo nas vossas instalações.
O futuro da medicina dentária passa pela rentabilização das ferramentas digitais. No IROV o digital já é o presente desde início. A possibilidade de trabalhar na proximidade de um laboratório que também acompanha as novas tecnologias, permite a realização de tratamentos tecnicamente diferenciados, num período de tempo reduzido e com uma previsibilidade superior. Este fator tem especial relevância nos pacientes que nos visitam de todos os cantos do mundo. Outra mais-valia é o aperfeiçoamento conjunto de técnicas e materiais que possam agregar vantagens aos tratamentos.

O laboratório Inês Fernandes trabalha em exclusivo com o IROV?
O LIF trabalha com clínicas a nível nacional. É uma equipa altamente especializada com mais de dez anos de experiência, em constante atualização e formação. Dispõe de um espaço que está na vanguarda da tecnologia, com a preparação adequada para desenvolver todos os projetos da área da prótese dentária. A tecnologia permite curtos tempos de trabalho com a máxima qualidade e tem a capacidade de ter um serviço personalizado e adequado a cada clínica. O serviço personalizado de estafeta, a nível nacional, permite ainda aproximar as distâncias.

Além desta ser uma área em constante evolução, sabemos que valorizam muito a formação, tendo inclusive uma área reservada no IROV para esse efeito. Como fazem para estarem o mais atualizados possível, tanto a nível de formação, como de tecnologia?
Uma das condições para integrar o corpo clínico do IROV é essa necessidade constante de diferenciação e procura de conhecimento, de forma a estarmos, não só atualizados, mas por outro lado, sermos uma referência no que diz respeito às boas práticas. Podemos facultar melhores planos de tratamento e executá-los nos pacientes que nos procuram é a nossa ambição.
Nesse sentido, estamos constantemente à procura desse conhecimento, quer em congressos e cursos, nacionais e internacionais, quer na formação interna que desenvolvemos. Tentamos ainda trazer a região para um centro de referência em termos formativos, pelos cursos que realizamos para o exterior e pela disponibilização de instalações e meios técnicos a entidades externas, preparados para o efeito.

Encontra-se presente, Cristina Antas da Cunha, Head of Marketing do grupo Straumann em Portugal, como vê esta parceria com o IROV?
O Grupo Straumann pela sua dimensão e importância na área da Medicina Dentária conta com uma poderosa combinação de marcas e importantes parceiros de medicina dentária. O nosso papel, como parceiros deste perfil de clínicas e equipa de médicos dentistas, é a de criar produtos e soluções que garantam a máxima confiança nos tratamentos dentários, assim como, apoiar e colaborar iniciativas que acrescentem e criem oportunidades para o desenvolvimento da profissão e da mentalidade focada nas necessidades do paciente. A marca Straumann, foi selecionada pelo Instituto de Reabilitação Oral de Viseu pelos seus elevados standards de qualidade e precisão Suíça, e também por se distinguir claramente em inovação e avanços tecnológicos disruptivos sustentados por evidência científica de longo prazo, o que contribui de forma expressiva para o destaque dos nossos parceiros no mercado.

Como classificam a saúde oral dos portugueses? No geral, acreditam que o público está bem informado sobre os cuidados com a ter a nível oral?
Segundo os últimos dados divulgados, houve uma tendência de diminuição de visitas ao médico dentista no sentido preventivo, havendo mesmo uma grande percentagem de portugueses que não vão a uma consulta de medicina dentária há mais de um ano. Paralelamente a estes dados, cada vez mais é possível estabelecer relações diretas entre o estado de saúde oral com o estado de saúde geral de um indivíduo, bem como o controle metabólico de patologias autoimunes como artrite reumatoide e a diabetes, e a tendência a estabelecer uma relação direta entre doenças periodontais e o risco de problemas cardiovasculares e partos prematuros.
Felizmente, temos vindo a quebrar conceitos e medos, normalmente associados à consulta de medicina dentária, evidenciando também aquilo que podemos agregar em termos de autoestima, confiança e qualidade de vida associados aos tratamentos dentários.


Podem desvendar alguns dos projetos futuros do IROV?
O futuro passa pelo crescimento sustentado de novas parcerias e unidades de saúde, mas essencialmente por manter o alinhamento na qualidade e na confiança que tem sido depositado no nosso trabalho. Isso reflete-se no crescimento que temos verificado em termos de procura dos nossos serviços, sabemos que este é o caminho.

Deixem uma mensagem para quem teme a ida ao dentista.
O sorriso diz muito acerca de uma pessoa, está preparado para sorrir novamente sem medo e com confiança? Esperemos que sim, nós estamos cá para o ajudar a conseguir!

 

You may also like...