INOVAÇÃO E SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

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No universo BAYER a saúde e a nutrição são o foco, que nunca se dissocia da inovação e da sustentabilidade. Em conversa com a Revista Business Portugal, a direção da BAYER Portugal explicou-nos quais os contornos de atuação da empresa.

A BAYER, conhecida globalmente como uma organização especializada nas áreas de saúde e nutrição, já está no mercado nacional há 110 anos. Consideram que a entrada em Portugal foi uma mais-valia? Como tem sido a consolidação da marca?
A Bayer está há 110 anos em Portugal, tendo por isso acompanhado e contribuído para a evolução e desenvolvimento do país no último século. Se pensarmos que em Portugal a esperança média de vida mais que duplicou nos últimos 80 anos, não podemos deixar de sublinhar que foi graças ao contributo da ciência e da investigação, áreas de foco da Bayer quer para a saúde, através da inovação permanente aplicada ao medicamento, quer nutrição, com destaque para o desenvolvimento de soluções que permitem uma agricultura sustentável.
O ecossistema nacional é altamente atrativo e inovador e isso é algo reconhecido em todo o mundo. No universo da Bayer, Portugal é tido como um país inovador, quer pela forma como ultrapassa barreiras, quer pela sua disponibilidade e qualidade dos recursos humanos envolvidos na persecução de conhecimento científico.
A Bayer tem tido um crescimento sustentado ao longo dos anos em Portugal, verificando-se um maior investimento nos últimos cinco anos devido ao maior número de ensaios e consequente duplicação do número de recursos que trabalham nesta área (23 pessoas).

Pharmaceuticals, Consumer Health e Crop Science são as três principais áreas de produto. Descrevam-nos cada uma delas e expliquem-nos como, juntas, proporcionam uma vida melhor.
A Divisão Pharmaceuticals da Bayer concentra-se em produtos sujeitos a receita médica, especialmente para cardiologia, ginecologia e também em terapêuticas de especialidade nas áreas de oncologia, hematologia e oftalmologia. A divisão inclui também a Unidade Empresarial de Radiologia, que comercializa equipamentos de imagiologia de diagnóstico por meios de contraste, juntamente com os agentes de contraste necessários. O sucesso científico da Bayer permitiu melhorar a vida das pessoas, contribuindo para o aumento da esperança média de vida e para mais qualidade de vida. A Ciência parte de um pensamento disruptivo e é algo que a Bayer quer fomentar com abordagens de base empreendedora e inovadora.
A divisão de Consumer Health da Bayer tem como objetivo potenciar que cada pessoa seja um elemento ativo no cuidado da sua própria saúde no dia-a-dia, fazendo as suas escolhas informadas. Ao disponibilizar informação, ferramentas e conhecimento sobre como melhorar a saúde – desde a escolha de estilos de vida saudáveis, à utilização de produtos de forma eficaz, a educação sobre cuidados pessoais, como autodiagnosticar de forma apropriada e por fim como tratar – a Bayer está a impactar, de forma positiva, tanto a vida de cada um como a sociedade em geral.

De que forma tem vindo a BAYER a promover a inovação e desenvolvimento dos vossos produtos?
Os gastos com saúde estão a aumentar em todo o mundo, pelo aumento da esperança média de vida e pela progressão de doenças oncológicas e doenças cardiovasculares, estas últimas que continuam a ser a principal causa de morte no mundo. Este contexto traz desafios a toda a sociedade e a Bayer, como companhia farmacêutica que defende uma vida melhor através do progresso da ciência, pretende estar na linha da frente da inovação e do desenvolvimento de soluções inovadoras para a melhoria da saúde da população e para o desenvolvimento de tratamentos em áreas não atendidas.
A prova desse empenho está no importante número de ensaios clínicos a decorrer em Portugal. De entre os 22 ensaios clínicos em curso, três estavam em fase de conclusão em 2019 e podem representar novos dados, que suportem, no futuro, novos medicamentos no mercado, mas também novas indicações terapêuticas para medicamentos já existentes.

As novas tecnologias têm um papel preponderante na investigação e inovação?
O G4A é o programa internacional mais emblemático para a Bayer. O programa inicialmente lançado sob o nome Grants4Apps em 2013, procurava na altura acelerar startups que estivessem a desenvolver apps digitais. Hoje, o programa desenvolvido pela Bayer em Berlim, procura empresas em fase de pré-lançamento de produtos na área da saúde para as quais a Bayer tem financiamentos únicos no valor de entre 50 mil a 100 mil euros, além de espaço dedicado e mentoria com especialistas da área da saúde. O programa Leaps by Bayer é um dos mais ambiciosos na área das Life Sciences e tem como missão encontrar resposta para 10 desafios concretos na área agrícola e de saúde. A Bayer desenvolveu desde já parcerias com a Casebia Therapeutics, BlueRock Therapeutics e Joyn Bio, e com as quais vai procurar investir no desenvolvimento de edição de ADN, microbiomas e terapias celulares entre outra. Os desafios vão desde a prevenção e tratamento da cegueira ao desenvolvimento da agricultura sustentável onde se inclui a redução de uso de fertilizantes.

 

A BAYER Portugal tem um Laboratório Satélite desde 2009, através de uma parceria com o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET). A que áreas de investigação se dedicam?
A Bayer é uma empresa de inovação com mais de 150 anos de história. Os sucessos científicos da companhia estão destinados a ajudar a melhorar a vida das pessoas.
Em Portugal, a Bayer tem em funcionamento um Laboratório Satélite em parceria com o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (iBET), que dispõe de uma Unidade de Ensaios Clínicos, colaborando ainda com diversos centros académicos em projetos próprios de investigação e formação.
A Bayer Portugal promove também diversos prémios e bolsas de investigação que apoiam a produção científica nacional em áreas como a diabetes, a ginecologia, a medicina sexual e a medicina veterinária.

A BAYER rege-se por princípios do desenvolvimento sustentável, tendo apontado 2030 como data a atingir a neutralidade carbónica nas operações próprias. Este passo é um dos caminhos fundamentais para reduzir a pegada ecológica?
A companhia pretende tornar-se neutra em carbono nas suas próprias operações até 2030. Para isso, a Bayer pretende implementar medidas de eficiência energética, mudar para 100% de eletricidade renovável e compensar as emissões restantes por meio da captura de carbono que melhora a biodiversidade.
A Bayer também vai colaborar com os agricultores para reduzir a pegada ambiental da agricultura onde quer que a companhia opere. A Bayer tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito de estufa – por quilo de culturas produzidas nos principais mercados agrícolas – e o impacto ambiental da proteção de culturas em 30% até 2030 em cada caso. Para esse fim, a Bayer ajudará os agricultores a aplicar práticas mais sustentáveis, como reduzir a lavoura para ajudar a captar carbono no solo e garantir o uso mais preciso da proteção de culturas e fertilizantes por meio da inovação de produtos e ferramentas digitais.

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