Imecral: A sua parceira desde o projeto à instalação

A IMECRAL – Indústria Metalomecânica do Ramalhal, em Torres Vedras, celebra 30 anos de sucesso. Eurico e David Cruz apresentaram-nos a empresa de soluções para a indústria que prima pela qualidade do serviço.

Corria o ano de 1989 quando a IMECRAL foi fundada. Eurico Cruz trabalhava numa outra empresa por sua conta, até que foi abordado por António José dos Santos no sentido de gerar uma parceria com a Rações Valouro S.A., a qual consistiria na criação de uma empresa de metalomecânica que pudesse dar resposta à grande manutenção, com maior eficácia, de mais tecnologia e de rapidez. Nascia, assim, a IMECRAL- Indústria Metalomecânica do Ramalhal, Lda.
A celebrar 30 anos de atividade, o fundador, Eurico Cruz, explicou à Revista Business Portugal que parte do segredo do sucesso deste empreendimento é que “só avançam com os dois pés bem assentes na terra” e investem sempre de forma “muito ponderada e a jogar pelo seguro”. Assim, não é de admirar que o balanço destas três décadas seja positivo.
A IMECRAL especializa-se em encontrar soluções para a indústria. São uma empresa projetista e instaladora, dedicada ao estudo, conceção, desenho, fabrico, montagem e manutenção de equipamentos de armazenagem, transporte, elevação, movimentação e tratamento de matérias e produtos em unidades industriais. Têm intervenção na organização do processo produtivo de qualquer indústria transformadora ou extrativa, proporcionando soluções globais, completas e personalizadas em acordo com as especificidades de mecanização requeridas, que vão desde o diagnóstico de necessidades à manutenção programada, passando pela conceção e execução de projetos de instalação industrial.
Para além de continuarem a ser um parceiro fundamental a várias empresas de rações para animais, também se expandiram por forma a suportar outros setores, entre os quais os da moagem e o setor da gestão do tratamento e reciclagem de resíduos sólidos e de águas residuais.
Conhecer a fundo o cliente é muito importante para o bom desempenho desta empresa do Ramalhal: “idealizamos e projetamos consoante as necessidades do cliente, seja para fazer uma fábrica de raiz ou uma atualização do que já existe. Colocamos os equipamentos no local, podemos auxiliar na montagem do mesmo e conseguimos fazer uma fábrica chamada ‘chave na mão’. Temos de proporcionar os equipamentos necessários para que a qualidade, a eficiência e a rentabilidade seja adequada. O cliente pretende determinada produção e nós funcionamos com base nisso”. Não só é possível a construção de uma fábrica de raiz como a atualização de determinados setores, seja pela substituição de modelos ultrapassados ou por necessidade de se rentabilizar a produção.
De facto, “fases de remodelação e ampliação é o que mais fazemos, em setores distintos”, refere Eurico Cruz. “Realizamos transformações de rentabilidade, de produção e de qualidade de fabrico. O aumento, por exemplo, da produção de 17 toneladas por hora para 20 toneladas representa um aumento de produtividade diária muito grande” e é fundamental para as empresas.

Ração animal e moagem
Na área da ração animal e da moagem, todos os componentes relativos à maquinaria de fábrica, desde a entrada da matéria-prima, até à saída do produto final, podem ser adquiridos através da IMECRAL. “O conhecimento que adquirimos ao longo dos anos no setor da ração animal conseguimos começar a integrar no mercado das moagens. Nós usamos o nosso know-how e depois o cliente que sabe o que quer lima-nos as arestas, é do interesse de ambas as partes que assim o seja”.
Contudo, “em termos de fabrico, a moagem é radicalmente diferente”, elucida-nos o fundador, “em termos de armazenagem de matérias-primas é muito semelhante, mas a partir daí, é muito diferente quanto ao tratamento do grão. Especificidade no tratamento do grão. Nas rações, a linha de produção é quase uma linha contínua. Na moagem há outra vertente, há muitos processos em paralelo e do mesmo grão consegue-se tirar vários resultados e aqui está a especificidade do setor. A técnica da própria moagem é fundamental: saber extrair do grão o que se quer e da forma que se quer. Por isso dizemos que a moagem é um produto mais fino, mais nobre. Aí a tecnologia é diferente e é mais especifica e com grandes marcas a fornecer. Nós estamos no processo em volta dos equipamentos mais específicos (máquinas) fornecidos por grandes fabricantes, onde procedemos ao fabrico e montagem de equipamentos na linha de fabrico.

Mais-valias na escolha da IMECRAL
Os mais de 30 colaboradores que compõem a equipa da IMECRAL são profissionais experientes e com know-how acumulado de vários anos. “Os nossos colaboradores acompanham a empresa desde há muitos anos, alguns desde o princípio”. Desde 2016 que a gerência pode contar, oficialmente, com um novo apoio: David Cruz já integra a equipa e, sempre contando com o apoio do pai Eurico, será a próxima geração na administração.
A acessibilidade é outra das mais-valias da empresa torrense, a qual se encontra disponível para esclarecer o seu potencial cliente e em demonstrar equipamentos sem compromisso. Bem como a disponibilidade para cumprir o timing exigido pelo cliente.
Acima de tudo, primam pela relação qualidade-preço. Como nos afirmam pai e filho: “na IMECRAL temos uma gama de qualidade que queremos garantir ao cliente e aconselhamos nesse sentido. Acreditamos que a aposta na qualidade é uma mais-valia, tal como na parte de projeto, que complementa”.
O futuro “está difícil de prever”, revelam-nos. O certo é que procuram sempre “mais eficiência” e sustentabilidade. “Se nos mantivermos como estamos é positivo, mas ainda há muito caminho a percorrer”, finalizam Eurico e David Cruz.

You may also like...