Hortipor: O melhor da produção nacional à sua mesa

A Hortipor é uma empresa familiar especialista na produção de tomate. Fundada em 2001 instalou as suas estufas em Sobreiro Curvo, Torres Vedras, mais tarde expandiu-se para o Litoral Alentejano e para Espanha e, mais recentemente, para Alcochete. Hoje, contam com 70 hectares de estufas que permitem a produção durante o ano inteiro.

Telmo Rodrigues, proprietário da Hortipor é detentor de um know-how que lhe permite aproveitar as vantagens do nosso clima e produzir várias variedades de tomate o ano inteiro. Em entrevista à Revista Business explica que o cultivo de tomate está presente na sua família há largos anos e que a produção em estufa já vem desde o início do negócio.Telmo Rodrigues, proprietário da Hortipor é detentor de um know-how que lhe permite aproveitar as vantagens do nosso clima e produzir várias variedades de tomate o ano inteiro. Em entrevista à Revista Business explica que o cultivo de tomate está presente na sua família há largos anos e que a produção em estufa já vem desde o início do negócio.
Os tesouros da Hortipor“Empreendedor” é a palavra que melhor define Telmo Rodrigues que teve visão para se adaptar aos novos desafios da sociedade e soube conduzir a empresa pelo caminho do sucesso. Em 2001 o principal objetivo era a produção de tomate de salada, por ser o mais popular em Portugal e por ser um produto resistente mantendo as suas propriedades intactas por um largo período de tempo. A par e passo com o mundo, foram introduzindo novas variedades e deram asas ao negócio que hoje é representado por tomate rama e por diversas especialidades, tais como: Tomate Cherry Sweet, Tomate Tasty, Kumato, Mini Kumato, Tomate Púrpura, e mais 15 variedades de diferentes tamanhos, cores, sabores e texturas, todas elas produzidas e comercializadas em regime de exclusividade.  Cada uma das espécies com a sua valência faz da Hortipor uma empresa distinta e que se destaca. A variedade Tomate Cherry Sweet, produzida exclusivamente no Litoral Alentejano, brilha com o seu toque doce frutado, formato arredondado de pequenas dimensões, tal como uma cereja, porém, é distinto do habitual tomate cereja, pela sensação de explosão de sabor e textura crocante, que lhe valeu duas estrelas no Great Taste Awards. O Tomate Tasty, detentor também de duas estrelas no Great Taste Awards, surge, tal como o nome indica um tomate do segmento sabor. É um fruto redondo ligeiramente sulcado, suculento, textura muito suave, doce e acidez equilibrada. A linha Kumato e Mini Kumato são variedades reconhecidas em toda a Europa. Para além da cor, que varia entre o verde dourado e o castanho escuro, sendo esse o seu aspeto natural, distinguem-se das outras variedades por serem mais doces, e terem notas ligeiramente ácidas, que contrastam e produzem uma sensação única e bem definida. Todo o trabalho realizado no desenvolvimento e introdução de novas variedades, e os resultados obtidos nos últimos anos já valeram um Prémio Inovação e uma menção honrosa, atribuída pelo Clube de Produtores Continente à Hortipor.
Os melhores sabores na sua mesaPara além da produção das melhores variedades de tomate, Telmo Rodrigues tem a preocupação de fazer chegar o seu produto à mesa de cada casa. O mercado português tem sido uma aposta ganha estando presente, desde 2002, nos grandes grupos de hipermercados. Adianta ainda que foi com estes gigantes do mercado que a Hortipor desenvolveu um trabalho qualitativo que lhes permitiu crescer e obter a primeira certificação Global GAP, em 2005. Atualmente a empresa é certificada em Global Gap, BRC, Clube de Produtores Sonae, Vida Auchan e membro da United Nations Global Compact. O Grupo Sonae e o Grupo Auchan continuam a ser os maiores clientes da Hortipor em Portugal há mais de uma década. A exportação é toda realizada através de uma empresa espanhola, na qual a Hortipor é um dos principais sócios. É através desta empresa que a produção da Hortipor chega aos supermercados e mercados em Espanha, França e outros países europeus, sendo hoje, o principal motor económico da empresa, representando a exportação cerca de 70 por cento do volume de negócio.

Os produtos da terra

Está na moda falar dos produtos da terra, produtos virgens, produtos do “bem” que vem dar um novo significado ao conceito de alimentação saudável. Nos últimos anos muitos têm sido os debates mediáticos sobre a adulteração dos alimentos, sejam eles animais ou vegetais, que consumimos em casa. Será o aspeto importante? Será que sabemos o que estamos a comer? Pois, em resposta a estas perguntas, o proprietário explica que “a primeira opção é sempre o recurso à solução biológica”. Apoiando a sua produção nas estufas, sente-se na obrigação de desmistificar o uso dos pesticidas nas estufas. “As pessoas têm a ideia de que um produto cultivado em estufas leva necessariamente mais pesticidas, mas é precisamente o contrário. O cultivo em estufa, não é mais que um cultivo protegido, menos vulnerável a ataques de pragas e doenças, e mais protegido das agressões climatéricas, comparativamente com a produção ao ar livre, que está muito mais vulnerável a essas situações. Prova disso é a nossa linha de Resíduo Zero, lançada em Espanha há um ano e que queremos lançar brevemente em Portugal, em que garantimos que os tomates estão isentos de pesticidas, acima dos valores quantificáveis”. Em 2016 arrancou um novo projeto: a produção de tomate em modo de Produção Biológico. “O objetivo é fazermos esta produção de forma muito profissional, utilizando as melhores variedades do mercado, tanto em aspeto como em sabor, mesmo comprometendo a quantidade de produção. É um mercado promissor, sabendo que a força da produção está no sul de Espanha, e sabemos que os produtores de lá, não estão dotados da mesma tecnologia, nem têm o mesmo clima que nós, para produzir as melhores variedades e apresentar os melhores produtos do mercado. Eles são mais baratos, mas nós somos melhores”.
Novos lançamentos, novos desafios“O nosso produto mais recente é o Tomate Púrpura, apresenta uma nova cor, púrpura, e um sabor surpreendente, com um perfeito equilíbrio agridoce, potenciado graças ao sabor Umami, saboroso e exótico. É também um tomate rico em antocianinas totais.2018 fica marcado pela compra de uma empresa em Alcochete, que já produzia tomate em modo de Produção Biológico, que permitiu aumentar significativamente a capacidade produtiva e melhorar a sua qualidade. “Aumentamos a nossa capacidade de produção e podemos agora usufruir de equipamentos tecnológicos específicos, como as estufas de alta tecnologia, que faziam parte da empresa que compramos, e que melhoram a qualidade dos nossos produtos”, afirma. Reforçar a aposta no mercado português foi também um dos objetivos da empresa que pretende encontrar o seu lugar de destaque no mercado e dar a conhecer os seus produtos biológicos e convencionais de alta qualidade. Para isso lançamos a marca GooMato, para os tomates produzidos em modo de Produção Biológico, e iremos brevemente lançar a marca Tomaticius, para os tomates produzidos em Produção Integrada. Para o futuro estão previstas várias novidades. Parar não é opção para uma empresa que ambiciona, a curto prazo, crescer no território espanhol, de forma a aproveitar as valências do território, e construir uma nova estufa de alta tecnologia em Portugal para apoiar o crescimento da produção biológica.

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