Hidrimpact: Rumo à Galiza

A Revista Business Portugal esteve à conversa com Fernando Matos e Ilca Matos, pai e filha, líderes da Hidrimpact – Materiais de Embalagem e Fixação.

Sediada na freguesia de Lustosa, em Lousada, já soma doze anos no seu bilhete de identidade. O seu fundador é Fernando Matos, mas agora o testemunho já está na mão da sua filha, Ilca Matos.
Aquando inquirido acerca da motivação para criar a Hidrimpact, Fernado confessou à Business Portugal que a sua real motivação foi preparar o futuro de Ilca, a sua filha. “Criei a empresa para a minha filha, para preparar o seu futuro”, explica o empreendedor, acrescentando que o seu objetivo passava por criar uma empresa com dinamismo e novos produtos de embalagem.
A gama de produtos oferecidos pela Hidrimpact estende-se desde material de parafusaria, setor que Fernando Matos já dominava antes, a filme para paletização, passando pelas fitas adesivas e pelas fitas impressas personalizadas “importantes para as empresas que querem publicitar os seus produtos”.
Atualmente, o setor mais preponderante na empresa, é o setor da embalagem que representa cerca de 80% das vendas, com especial destaque para o filme de paletização manual e automático que servem vários setores, com especial ênfase no têxtil.
Na perspetiva de Ilca Matos, a Hidrimpact distingue-se pela pontualidade nas entregas e qualidade do produto. O cliente pode confiar que o produto é entregue com “celeridade e a tempo e horas”, o que é uma qualidade imprescindível em operações de embalamento que têm um peso decisivo em todo processo logístico.

Novas instalações
Desde 2007 até hoje a dimensão da Hidrimpact tem “aumentado substancialmente”, atesta Ilca Matos. Desta forma, pai e filha desenharam uma “nova estratégia para a empresa que visa triplicar o volume de faturação”. Esta nova estratégia passa, numa primeira fase, pela mudança de instalações que permitirá uma maior dinamização do negócio.
O contínuo crescimento da empresa de Lousada, nos seus doze anos de vida, levou a que Fernado e Ilca optassem pela mudança da empresa para um novo pavilhão. Atualmente, a Hidrimpact tem uma área de cerca de 640 metros, mas até ao início do próximo ano, 2020, vai passar a funcionar num novo espaço, também situado na Zona Industrial de Rebordelos, mas com 2000 metros – o triplo da área do pavilhão atual. A mudança de instalações virá acompanhada da expansão da equipa. A Hidrimpact conta agora com 12 funcionários, mas no ano vindouro o número de trabalhadores irá aumentar para 15.

Futuro: Galiza à vista
Ainda longe de atingir a maioridade a empresa de Lousada já voou para longe do ninho e fornece o país do norte até Lisboa. Atualmente, a maior parte das vendas foca-se em Guimarães e Famalicão, mas a expansão vai abrir portas para o exterior de Portugal. A internacionalização ibérica é um dos objetivos para o futuro. A Galiza é o território que está na mira de Ilca, escolhido tanto pelas afinidades geográficas como pelas pessoas, dado a presença de familiares nesta região. Aos clientes, Fernando e Ilca asseguram que no futuro além vão continuar a “fazer tudo o que é possível para dinamizar a economia local e trabalhar em busca de preços mais baixos e competitivos, sem perder de vista a qualidade”.

You may also like...