Grupo Roca registou um volume de negócios de 1,68 mil milhões de euros em 2020

As vendas do Grupo foram fortemente afetadas no primeiro semestre do ano, embora se tenha assistido ao início de uma recuperação gradual no segundo semestre.

Fonte: www.roca.com

O Grupo Roca, líder mundial em design, produção e comercialização de produtos para o espaço de banho, encerrou o exercício de 2020 com um volume de negócios de 1,68 mil milhões de euros, um valor 9,5% inferior ao atingido em 2019, devido ao contexto da pandemia e ao abrandamento da economia global.

Apesar disto, o EBITDA aumentou para 306 milhões, um aumento de 21%, enquanto o resultado líquido consolidado se manteve nos 60 milhões, o que representa uma diminuição de 12%. O resultado líquido do Grupo Roca foi afetado pelo forte aumento das despesas não-operacionais, devido a encerramentos temporários e períodos de atividade reduzida nas instalações de produção durante os confinamentos por causa do coronavírus.

Em vários países, e especialmente em Espanha, as medidas restritivas provocaram um abrandamento nas vendas, o que interrompeu a tendência de crescimento sustentado que se mantinha desde 2014. Importa, contudo, destacar o aumento da procura registado no segundo semestre do ano. Apesar do contexto económico geral, o desempenho positivo das operações na China, na Alemanha, na Áustria, na Polónia e na Suíça foi especialmente notável, e o seu desempenho compensou, parcialmente, o declínio das vendas noutros países.

Em 2020, o Grupo Roca fez investimentos no valor de 106 milhões de euros, destinados principalmente à expansão da capacidade de produção nas fábricas de loiça sanitária no Brasil, na Rússia e na China, bem como outras ações para garantir o desenvolvimento de centros de produção e o uso eficiente de recursos no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade e a sua adesão aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O CEO do Grupo, Albert Magrans, destacou “o compromisso, esforço e profissionalismo de toda a equipa, num contexto de circunstâncias excecionais e grandes dificuldades”. Magrans enfatizou também que “apesar do contexto complicado, gerámos, mais uma vez, os recursos necessários para continuar a ganhar eficiência e otimizar o retorno dos nossos investimentos. Promovemos tecnologia, inovação e transformação digital e avançamos com a nossa estratégia de sustentabilidade para nos tornarmos uma referência global nesta área”.

As principais operações estratégicas para o plano de crescimento do Grupo foram concebidas durante 2020 e concretizadas este ano. Por um lado, a empresa adquiriu 75% do Grupo Royo, criando, assim, um dos líderes mundiais em móveis para espaços de banho, e incorporou também uma fábrica de loiça sanitária no nordeste do Brasil, o que permitirá ao Grupo suprir o aumento da procura nesta região e fortalecer a sua presença na América Central e América do Norte. A Roca adquiriu recentemente a empresa alemã Sanit, um dos principais fornecedores europeus de sistemas de instalação de encastrar e componentes de montagem para espaços de banho, uma operação que está pendente da aprovação das autoridades da concorrência.

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