Grupo passa a palavra – Passa a Palavra: a qualidade e a tradição aliadas ao sonho

Solange Barbosa tem 27 anos e é natural do Porto. Há dois anos, largou o negócio que tinha na rua de Cedofeita e mudou-se para Sever do Vouga para fazer a diferença. Hoje, em conjunto com o marido, Orlando Pinto, são detentores de dois restaurantes e um bar, mas garantem que não ficam por aqui.

Sever do Vouga não estava nos planos de Solange Barbosa quando abriu o seu primeiro negócio, aos 21 anos, na rua de Cedofeita, no Porto. Foi através de um amigo que a jovem, há dois anos, ficou a conhecer a terra que é hoje a sua casa. Quando surgiu a oportunidade de abrir um restaurante na zona, que tanto a tinha apaixonado, Solange não hesitou e mudou-se de malas e bagagens para Sever do Vouga onde, aos poucos e poucos, está a concretizar os seus sonhos.
O Passa Palavra 1 abriu portas em junho de 2017 e é o “menino dos olhos” de Solange Barbosa. O nome escolhido pela jovem portuense para o seu primeiro restaurante foi propositadamente elegido pela necessidade que tinha de que os habitantes da terra “passassem a palavra” quanto ao novo espaço que ali tinha aberto.
Solange Barbosa e Orlando Pinto, o seu companheiro e vida e de aventura nos negócios, têm um objetivo e uma forma de trabalhar definida. “Nós quando fazemos, fazemos com tudo. O nosso objetivo não é ser melhor, mas sim ser e fazer diferente”.
O casal explica que, “o fazer diferente”, passa por manter a tradição e a história da comida que serve nos seus espaços. Tudo o que é confecionado nos restaurantes e bar tem a mão de Solange Barbosa, pois faz “questão que tudo o que é feito seja elaborado da forma como aprendeu quando era mais nova”. A qualidade daquilo que servem é o mais importante.

A receção e a vida em Sever do Vouga
Solange Barbosa e Orlando Pinto, que antes vivia em Castro Daire, dizem que foram “muito bem recebidos” pelos habitantes da terra. “Viemos para aqui de braços e coração abertos. Fomos recebidos de forma igual”.
A jovem de 27 anos diz que trocar o reboliço e a confusão da cidade do Porto pela calma e a pureza de Sever do Vouga só lhe fez bem. “Apaixonei-me por esta terra. Toda a gente aqui é muito zelosa do espaço de todos. Tudo aqui é bonito. Os espaços verdes são bonitos, a localidade está sempre muito limpa, as rotundas estão sempre enfeitadas com flores. Aqui tudo é diferente”.
É esse amor a Sever do Vouga que faz com que Solange Barbosa e Orlando Pinto marquem presença em todas as festas e eventos da terra. São elementos bastantes ativos na comunidade e tudo fazem para melhorar os pequenos aspetos que, por vezes, têm de ser melhorados.
Para além de uma presença assídua, tentam, também, ajudar todas as causas que lhes batem à porta. “Fazemos questão de ajudar quem nos vem pedir ajuda. Seja para festas, causas sociais, ou outros. Ajudámos como podemos monetariamente ou em forma de alimentos e refeições. Temos gosto em fazer pela nossa terra”.
Explicam que, sempre que conseguem, tentam criar dias diferentes para a comunidade e para criar uma dinâmica diferente na terra. “Sempre que podemos tentamos criar dias diferentes. Por exemplo, no Dia da Criança desenvolvemos um dia dedicado às famílias, com insufláveis, balões e atividades para todos”.
Esse trabalho que fazem para os outros e pela terra que já consideram deles também, é reconhecido pela população. Solange Barbosa explica que “as pessoas reconhecem o nosso trabalho e o esforço que fazemos para estarmos o mais ativos possível aqui. Sabem que nós fazemos tudo com o maior gosto e esforço”.

A expansão do negócio
Solange Barbosa e Orlando Pinto não são de ficar de braços cruzados e, por isso, quando aparecem oportunidades para criar coisas novas e marcar a diferença, o casal aceita todos os desafios. A expansão do negócio e a criação do grupo Passa a Palavra com a gerência dos dois, para além de um sonho, tem sido uma grande aventura.
Em 2019, Solange Barbosa e Orlando Pinto decidem abraçar um novo negócio e abrir um bar de praia na Praia Fluvial da Quinta do Arco. “O bar é para ele”, explica Solange, “É um espaço que vai ser ele a explorar, no fundo, o cantinho dele. Mustache era a alcunha do Orlando, por isso fomos buscar esse pedacinho da vida dele para colocar no bar”.
O bar – Mustache Lounge – é um espaço diferente do que alguma vez houve na terra. O casal de empresários explica que, para além de um horário alargado, estão abertos o ano inteiro, o que até então não acontecia, estando aquele espaço só disponível durante a época balnear. Para além disso, o objetivo de Solange Barbosa e Orlando Pinto é terem disponíveis produtos que não existem durante o ano em Sever do Vouga. “Nós queremos ter disponíveis, no bar, produtos que as pessoas, muitas vezes, têm de esperar pelas festas daqui ou têm de ir a outros sítios, mais longe, para comer. Vamos ter crepes, waffles, chocolate quente, gelados, snacks… Tudo isto vai ser feito na hora, com as pessoas a verem. Nós queremos criar outros hábitos que não existiam”.
Para juntar ao Passa Palavra 1 e ao bar Mustache Lounge, o casal, recentemente, abriu o Passa Palavra 2 que veio complementar o grupo. Situado na zona industrial de Sever do Vouga, o novo espaço traz novos sabores e pratos diferentes dos que se podem encontrar no primeiro restaurante do casal. Enquanto que no Passa Palavra 1 se encontra a Francesinha à moda do Porto, a Posta à Casa, o Bife na Caçarola e Grelhados, no Passa Palavra 2 pode ser provada a Vitela assada no forno a lenha, o Cabrito assado, o Bacalhau assado e, mais para a frente, também se vai poder provar o Polvo.

A Equipa e o Futuro
O grupo tem 14 elementos na equipa, para além de Solange Barbosa e Orlando Pinto. Enquanto patroa, Solange Barbosa diz que tem a maior sorte por ter conseguido as pessoas que trabalham todos os dias consigo.
“Nenhum patrão consegue e é alguma coisa sem a sua equipa de trabalho”, diz a jovem portuense. “Eu sem a minha equipa não era nada. Se faltar um, falta-me qualquer coisa”. Solange Barbosa e Orlando Pinto olham para os seus funcionários como uma família. Sabem que as pessoas que têm a trabalhar consigo são o mais importante de tudo, pois sem eles não consigam levar os três estabelecimentos a bom porto. A união e a entreajuda entre todos são dois dos aspetos que mais se destacam na equipa do grupo Passa a Palavra.
Com uma equipa unida e coesa, Solange Barbosa e Orlando Pinto ainda têm sonhos que gostariam de concretizar. Embora vivam um dia de cada vez, o casal não coloca de parte a hipótese de abrir uma padaria – que Solange explica ter a ver com o seu primeiro trabalho aos 15 anos – e uma discoteca, trazendo o seu lado citadino para o Interior.
Solange Barbosa e Orlando Pinto dizem-se felizes por se terem mudado para Sever do Vouga e, para o futuro, além de todos os sonhos, querem continuar a fazer diferente, sempre com maior transparência. Deixam o convite a todos aqueles que ainda não conhecem a zona, para visitarem a terra e os seus estabelecimentos. “Vão ser todos recebidos de braços abertos”.

You may also like...