Grupo NDT – Inovação e preocupação ambiental: uma empresa virada para o futuro

A Revista Business Portugal esteve à conversa com José Carlos Oliveira, diretor técnico do Grupo NDT e que, desde cedo, se preocupa com o meio ambiente demonstrando uma forte aspiração em inovar. É assim por natureza e, por isso, transportou genuinamente esses princípios para a empresa que está, neste momento, a alargar as suas instalações tendo também em vista um novo projeto que promete ser aliciante.

O grupo empresarial
O Grupo NDT teve início em 1994 com a manutenção industrial, primeira e principal atividade do grupo, a par da construção metálica. Em 2014, na sequência da compra de uma empresa com vasta experiência no sector

imobiliário e da construção, a operar desde 2004 “NDTINVEST, S.A., forma-se o Grupo NDT, tendo José Carlos Oliveira agarrado o negócio, complementando-o com o seu know-how nos setores da manutenção industrial e da construção metálica. Durante o seu percurso e evolução, a empresa tem encaixado novas vertentes de negócio como a importação de veículos elétricos através de mais uma empresa do grupo, a Championconquest detentora da marca e-Quad: “Foi uma das preocupações, logo de início, não vender veículos a combustão para a área do turismo porque entendo que não faz sentido”.

Mobilidade elétrica
Uma das grandes apostas do momento, sem descurar as outras atividades, é a mobilidade elétrica: “Reconhecemos a sua crescente importância na sociedade e estamos a trabalhar num projeto para tentar resolver alguns problemas de mobilidade dentro das cidades. Penso que é um projeto que tem pernas para andar e que vai criar muitas mais-valias”, afirma.
Um dos principais motivos para a criação deste projeto, foi a preocupação com o meio ambiente: “Nós sabemos o quão horrível é deslocar-nos dentro da maioria das cidades. A poluição é tremenda e entendemos que se houver uma alternativa aos transportes públicos a combustão podemos não só reduzir o número de outros veículos, mas também substituir esses veículos de transporte público por veículos elétricos ”. O objetivo também passa por criar mobilidade autónoma, proporcionando uma melhor gestão dos transportes: “Este serviço vai dar uma resposta muito mais eficaz aos utilizadores dos transportes públicos atuais, reduzindo o tempo de espera e tornando as viagens mais rápidas e confortáveis”.
Está nos planos da NDT a criação, a médio prazo, de um veículo para transporte público autónomo, pois já têm o know-how e experiência, por via da sua atividade, com este tipo de tecnologia e de orientação de veículos autónomos. Segundo o entrevistado, o futuro também passará por desenvolver soluções de forma a aumentar a autonomia dos veículos elétricos e a diminuir o tempo de carregamento destes.
O grupo, que está de momento a realizar um processo de seleção, pretende, no futuro, expor o projeto numa cidade portuguesa. Numa fase inicial, a cidade escolhida deverá corresponder a determinados critérios: “Para nós, o ideal seria selecionar uma cidade que não fosse muito grande, uma vez que é um projeto piloto. Vamos começar com os pés bem assentes na terra para nos apercebermos das dificuldades que poderemos encontrar numa cidade maior. Temos de mostrar às cidades maiores que esta é uma solução viável e que funciona, demonstrando de uma forma inequívoca as mais-valias deste tipo de mobilidade”.
José Carlos Oliveira explicou-nos que, apesar destes veículos serem autónomos, são bastante fiáveis: “Todas as infraestruturas que permitem o veículo ser autónomo são seguras e penso que o projeto vai criar um impacto diferente na sociedade, uma vez que o principal objetivo da empresa é ir ao encontro das necessidades dos utilizadores, garantindo a sua segurança. As pessoas vão olhar para um veículo com condução autónoma e vão achar graça por não estar a ser conduzido por ninguém e vão querer experimentar”. José está confiante de que os portugueses irão receber bem o projeto: “Isto funciona de uma forma tão simples que as pessoas não vão ter qualquer dificuldade em se adaptar ao novo conceito. Facilmente perceberão como funciona o veículo e que este poderá ser uma mais-valia no seu dia-a-dia”.
O princípio básico será a utilização de um passe que as indentifica ao entrar no veículo “O carro identifica a pessoa quando entra, portanto, o serviço vai ser extremamente fácil e seguro para os utilizadores. Para garantir a total segurança do utilizador o veículo estará em constante monitorização”. Como em qualquer projeto inovador, existem grandes investimentos associados, mas, pelo facto de se tratar de mobilidade elétrica, a amortização total desse investimento terá um período mais curto”. A formação dos trabalhadores, para poderem ser enquadrados nos novos projetos, tem sido uma das prioridades de investimento do grupo.

Preocupação com o meio-ambiente
“Dificilmente alguém muda os seus hábitos se não conhecer as mais-valias que terá com a mudança. A maioria das pessoas acha que as alterações climáticas não afetarão a sua vida, mas a verdade é que temos de pensar nas gerações futuras, nos nossos filhos, antes que seja tarde demais”. Nas palavras do nosso entrevistado “as alterações climáticas já se fazem sentir há muitos anos só que os governantes de todo o mundo fizeram disso tábua rasa, porque sabem que fazer mudanças destas não é bom para a economia. Nós temos que entender que vivemos num planeta, o problema é de todos, sem exceção, e é tão sério que as previsões de rutura ambiental apontadas pelos cientistas estão constantemente a ser contrariadas por novos desenvolvimentos, ou seja, o que se esperava que acontecesse daqui a 200 anos está a acontecer atualmente”.
Sendo uma temática que o preocupa desde pequeno, também faz com que sejam objetivos da empresa a redução de custos energéticos, tendo em conta o aproveitamento de energias renováveis. “As empresas e indivíduos devem ter mais consciência e preocupação com o ambiente. Hoje, quem pode comprar um carro elétrico e compra um carro a combustão é uma pessoa que, para mim, já se encontra desenquadrada da realidade atual. O que se está a passar a nível global é mais sério que aquilo que as pessoas pensam e muitos estão a encarar estes problemas de uma forma muito superficial”.

Liderar pelo exemplo
“A melhor maneira que temos para sensibilizar as pessoas não é andar com bandeiras no ar nem com cartazes, mas sim dar o exemplo”. O grupo tem, neste momento, 50 por cento da frota composta por veículos elétricos e só não atinge os 100 por cento porque ainda não existem soluções para pesados e carrinhas de caixa aberta: “Se tivesse soluções, nunca compraria um carro a combustão. Seria um contrassenso tremendo”. Nas suas instalações estão disponíveis alguns carregadores para veículos elétricos, para incentivar os colaboradores da NDT a adquirirem um veículo elétrico e assim poderem deslocar-se de forma gratuita.

NDT Brasil
O grupo empresarial também está presente no mercado brasileiro, na área da construção. Os nossos investimentos, estão direcionados para projetos de urbanização e construção do tipo unifamiliar e multifamiliar, num enquadramento populacional de rendas controladas, um mercado que assegura total garantia comercial no Brasil. A construção civil é um dos segmentos mais representativos da economia brasileira, atingindo cerca de 10 por cento do PIB nacional. Este investimento deve-se ao facto do setor imobiliário ser um mercado em forte expansão, causado pelo deficit habitacional existente em todos os estados brasileiros.

Parceiros
A NDT Brasil conta com a participação de vários parceiros privados nacionais e internacionais ligados a diversos setores económicos como construção civil e obras públicas, comerciantes, importadores de materiais de construção, gabinetes técnicos de arquitetura e de engenharia e imobiliárias locais e internacionais.

O projecto: UVI – Urbanização Villas Itapaí
Este novo projeto urbanístico da NDT, em propriedade própria, totalmente licenciado e em curso, é uma urbanização privilegiada pela sua localização, frente à estrada estadual CE – 060 e próximo da cidade de Redenção que se encontra em pleno desenvolvimento universitário e industrial. A urbanização VILLAS ITAPAÌ está a ser infraestruturada com ruas em calçada de pedra, rede de águas e de eletricidade e o saneamento será assegurado por miniestações de tratamento individuais (de acordo com a lei vigente). Nas zonas institucionais doadas pela NDT, a entidade governamental local está comprometida em construir uma pré-escola, uma escola de ensino básico e um polidesportivo coberto. No âmbito privado está prevista a construção de um shopping, com cerca de 3.000 metros quadrados, junto à estrada estadual que serve a urbanização: “A URBANIZAÇÃO VILLAS ITAPAÍ é mais um projeto NDT, de média dimensão, que merece a confiança dos nossos habituais parceiros e a de novos investidores interessados em participar no mercado imobiliário brasileiro”.

 

QUADRO NUMÉRICO

Área do terreno: 200.000.00 m² (664 lotes)
Investimento Turístico: R$ 6.600.000.00
Parcelamento de solo (áreas) – Verdes/Livres:
19.254.36 m²
Sistema Viário: 31.275.50 m²
Áreas Institucionais / Equi. Urbanos: 17.198.20 m²
Área / Útil de Lotes: 119.698.58 m²

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