Governo cria pacote de medidas para alavancar exportações

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização // João Silva/Global Imagens

O Governo criou um pacote de medidas com o objetivo de impulsionar vendas ao exterior, atrair investimento estrangeiro e compreender ainda mais mil milhões para seguros de crédito.

 

Tratam-se de 14 medidas inseridas no Programa Internacionalizar 2030, que pretende alavancar as exportações portuguesas. Será feita uma aposta no digital, lançadas campanhas internacionais, que pretendem atrair investimento direto estrangeiro, e ainda o reforço dos seguros de crédito em mil milhões de euros.

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, adiantou ao Jornal de Negócios: “Queremos mostrar que Portugal está aberto para o fenómeno de exportação e da angariação de Investimento Direto Estrangeiro (IDE)”. No próximo mês, o governo lançará uma campanha internacional com o nome #PortugalOpenForBusiness, que estará nas redes sociais e em artigos de publicações internacionais. O governante indica que o país pretende “tirar partido do facto de Portugal ter passado bem esta fase da pandemia, com boa imprensa internacional”.

Haverá ainda um roteiro antes do lançamento da campanha, que passará por fábricas de vários setores, em Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém ou Setúbal. O objetivo será o de mostrar casos reais de empresas durante a pandemia.

As medidas compreendem ainda o financiamento para as encomendas internacionais, dentro das linhas de apoio à liquidez, tratando-se de uma forma de as empresas conseguirem ter fundo de maneiro para dar resposta à procura dos clientes estrangeiros.

Até ao final da legislatura, Eurico Brilhante Dias quer que “Portugal retome o peso das exportações que tinha no final de 2019”. No ano passado, o país terminou o ano com as exportações a representarem 44 por cento do PIB.

 

Fonte: Jornal de Negócios

You may also like...