GLN: Especialistas em moldar o futuro

Décadas de experiência em produção e inovação tecnológica constante, definem a GLN como uma empresa dinâmica, que ambiciona ser uma empresa global e líder na sua indústria, como conta José Carlos Gomes, CEO, em entrevista à Revista Business Portugal.

 

Breve histórico da GLN – Molding the Future.

A GLN nasceu no início dos anos 80 como uma pequena oficina de prestação de serviços para a indústria de moldes da marinha grande. Foi crescendo e produzindo os seu próprios moldes, especializando-se em produtos de precisão, tornando-se uma empresa de referência neste setor. Com a aquisição em 2014 pelo Grupo Champalimaud a empresa ganhou uma nova ambição de crescimento que passou por investimento em meios produtivos de excelência e pela internacionalização com a abertura da nossa fábrica do México em 2017. É com orgulho que nos identificamos como uma empresa internacional de capitais 100 por cento portugueses.

Quais as características diferenciadoras da GLN?

Dentro de casa procuramos manter um nível de excelência de serviço aos nossos clientes nunca descurando o fator humano. Abrangemos todo o ciclo produtivo desde a conceção de uma ideia baseada num requisito dos nossos clientes até um produto completo passando pela execução das ferramentas e transformação do plástico. Esta abrangência permite-nos ter um controlo acima do normal através do conhecimento profundo das fases anterior e seguintes do processo produtivo.

Qual a capacitação da GLN quanto a tecnologias, dinâmica e interação do staff, sinergia de competências e formação?

Tendo em conta as várias fases do produto onde a GLN trabalha obviamente temos em casa uma variedade enorme de tecnologias. As últimas aquisições para o nosso portfólio foram a injeção com a tecnologia Mucell® que nos permite reduzir a densidade de um componente mantendo a sua forma e material. Leva-nos assim a conseguir componentes com reduções até 30% do peso e quantidade e material mantendo performances muito similares e com ótimas propriedades de isolamento e estéticas com estabilidade dimensional. Introduzimos também o IML (In-Mould-Labeling) e o IME (In-Mould Electronics) que nos permite integrar soluções eletrónicas touch diretamente em peças plásticas, sem qualquer necessidade de montagem.

Dentro do universo da indústria de injeção de plásticos e moldes, quais os vossos principais mercados de atuação?

A GLN tomo como sua estratégia o foco em três ramos de produtos: Automóvel, a Dispositivos Instrumentos Médicos e componentes de suporte à Eletrónica. Identificamos estes três devido às suas características técnicas de elevada complexidade e a sua abrangência a nível mundial.

Quais os argumentos no capítulo da inovação sustentável que diferenciam a GLN?

No capítulo de sustentabilidade, a GLN incorpora na sua missão uma politica de mitigação da pegada ecológica criando valor sustentável para os seus stakeholders, sustentando o seu negócio na busca e desenvolvimento de soluções para produtos e processos produtivos.

Qual a estratégia para o futuro da empresa e projetos inerentes a essa mesma visão?

Propomo-nos a crescer nacional e internacionalmente, integrando mais e mais valências e mostrando que Portugal tem pessoas capazes de oferecer o que de melhor há por esse mundo fora. Um exemplo disso será o capacete médico que estamos a desenvolver junto com o CEIIA, que está a ser pensado para integrar sistemas de realidade aumentada, fornecimento em tempo real de dados relevantes ao cirurgião ao mesmo tempo que lhe dá segurança protegendo de potenciais microorganismos patogénicos (que hoje em dia tanto nos preocupam) e conforto devido à sua leveza, funcionalidade e refrigeração integrada.

GLN: Experts in molding the future

Decades of experience in production and constant technological innovation define GLN as a dynamic company that aspires to be a global company and leader in its industry, says José Carlos Gomes, CEO, in interview with Revista Business Portugal.

Brief history of GLN – Molding the Future.

GLN was born in the early ‘80s, as a small service workshop for mold industry, in Marinha Grande. It grew and produced its own molds, specializing in precision products, becoming a reference company in this sector. With the acquisition, in 2014, by the Champalimaud Group, the company gained a new growth ambition that went through investment in means products of excellence and internationalization with the opening of our factory in Mexico, in 2017. It is with pride that we identify ourselves as an international company with 100 percent Portuguese capital.

What are the main characteristics that differentiates GLN?

Behind doors, we try to maintain a level of excellency on our service to our customers, never neglecting the human factor. We cover the entire production cycle, from the conception of an idea, based on a requirement of our customers, to a complete product, including the execution of tools and the transformation of plastic. This scope allows us to have an above-normal control through in-depth knowledge of the previous and subsequent phases of the production process.

What is the capacity of GLN regarding technologies, dynamics and interaction of staff, synergy of skills and training?

Taking into account the various product phases where GLN works, we obviously have a huge variety of technologies. The last acquisitions for our portfolio were the injection with Mucell® technology that allows us to reduce the density of a component while maintaining its shape and material. This leads us to obtain components with reductions of up to 30 percent in weight, quantity and material, maintaining very similar performances, with excellent insulation and aesthetic properties with dimensional stability. We also introduced IML (In-Mold-Labeling) and IME (In-Mold Electronics), which allows us to integrate electronic touch solutions directly into plastic parts, without any need for assembly.

Within the universe of the plastics and molds injection industry, what are your main operating markets and which are the preferred operating segments?

GLN’s strategy is to focus on three product lines: Automotive, Medical Devices and Electronic Support Components. We identified these three due to their highly complex technical characteristics and their worldwide reach.

What are the arguments in the chapter of sustainable innovation that differentiate GLN?

In the sustainability chapter, GLN incorporates in its mission a policy of mitigating the ecological footprint by creating sustainable value for its stakeholders, supporting its business in the search and development of solutions for products and production processes.

What is the strategy for the future of the company and projects inherent to this same vision?

We propose to grow nationally and internationally, integrating more and more skills and showing that Portugal has people capable of offering the best in the world. An example of this will be the medical helmet that we are developing together with CEIIA, which is being thought integrate augmented reality systems, providing real-time data relevant to the surgeon, while providing security and protecting against potential pathogenic microorganisms (which nowadays worry us so much) and comfort due to its lightness, functionality and integrated cooling.

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www.gln.pt

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