Fundação Champalimaud lidera consórcio internacional de investigação

Fundação Champalimaud // Fotografia: João Relvas/Lusa

A Fundação Champalimaud lidera um consórcio internacional de investigação clínica, cujo objetivo é compreender melhor a natureza da covid-19 e desenvolver um tratamento para esta doença.

 

Segundo comunicado da Fundação Champalimaud, o consórcio vai juntar equipas de investigadores de Portugal, Alemanha, Arábia Saudita, Estados Unidos, França, Irlanda, Itália, Reino Unido e Sudão, aliando a investigação clínica em cancro e em doenças infeciosas. Esta é a primeira vez que centros de cancro e de doenças infeciosas trabalham em conjunto em desenvolvimentos clínicos, com o objetivo de mudar o rumo da covid-19.

Além da Fundação Champalimaud, a parceria conta também com o UCL de Londres, o Instituto francês Gustave Roussy, o Centro de Medicina Experimental da Queen’s University de Belfast, e o Centro de Doenças Infeciosas de Roma, entre outros.

“Uma interface estruturada e aberta com troca de dados clínicos, desenvolvimento de estudos clínicos e conceitos de tratamento, beneficiará ambos os campos, a imunoterapia oncológica e as terapias direcionadas ao hospedeiro – nas quais a resposta imunitária do paciente é manipulada ativamente para alcançar um resultado mais favorável”, defende a fundação portuguesa.

O consórcio está aberto à adesão de outros participantes que subscrevam a partilha de conhecimentos de investigação especializada, bem como a promoção ativa de conceitos clínicos promissores, estando previsto para breve uma página web, onde será disponibilizada informação sobre projetos, organizações envolvidas e indicações sobre como outras entidades se podem juntar a esta iniciativa.

 

Fonte: Lusa

You may also like...