Frutas Martinho: Citrinos algarvios triunfam na internacionalização

Localizada em São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, a empresa Frutas Martinho, Sociedade Agrícola, Lda., está prestes a celebrar 30 anos de atividade. A Revista Business Portugal esteve à conversa com Martinho Filipe, diretor-geral da empresa, para desvendar todos os desafios acompanhados pelo contínuo sucesso.

A empresa caris familiar começou em 1989, mas em 2008 a direção percebeu que seria necessário “desenvolver e tomar outro rumo”. Nessa altura, os citrinos eram comercializados apenas no mercado interno, fator que impedia a valorização do produto em si. Em termos comerciais, existiam graves problemas, nomeadamente no escoamento do produto e valorização do mesmo, sobretudo no período que mediava entre dezembro e março, altura do pico da produção. “Havia excesso de produto que originava um decréscimo significativo do preço, o qual não contribuía para o desenvolvimento progressivo da citricultura algarvia”.

Exportação, o grande passo para o crescimento

O grande passo da Frutas Martinho passou pela abertura de outros mercados, estratégia que foi a internacionalização.

Numa primeira fase, começou por exportar para Espanha, seguindo-se Itália, Alemanha e França. Estes mercados, hoje em dia “representam 55 por cento da nossa exportação”, afirma.

Em 2012 face ao aumento do volume de vendas e da constante procura dos nossos produtos, houve necessidade de aumentar a capacidade de produção/embalamento.

Estrategicamente procedeu-se à ampliação e modernização da central fruteira, de modo a fazer face às novas necessidades e às exigências do mercado “normalização e comercialização”.

Crescimento de plantação de citrinos

Nos últimos anos, a Frutas Martinho tem vindo a aumentar a sua própria área de produção para dar resposta ao aumento da procura nos mercados internos e externos. Toda a sua produção esta em modo de produção integrada (PI) e indicação geográfica protegida (IGP) sendo esta uma certificação reconhecida pela comunidade europeia e que garante a origem e a qualidade da laranja do Algarve.

Atualmente a Frutas Martinhos explora cerca de 1.000 hectares de citrinos na região do Algarve, sendo 25 por cento de produção própria e restante dos “nossos agricultores parceiros”.

 

Qualidade inigualável

“Todo trabalho de internacionalização não tem sido fácil, a aceitação do nosso produto face aos nossos concorrentes diretos, foi bastante difícil, principalmente pelo aspeto exterior que a nossa laranja apresentava”, afirma.

No entanto o consumidor final acabou por concluir que a laranja Algarvia apresenta um sabor único e inigualável. “A nossa laranja é espetacular. O aspeto exterior foi colocado em segundo plano e a qualidade intrínseca da nossa laranja acabou por se afirmar”.

Atualmente, a excelência dos citrinos leva a que sejam reconhecidos não só em Portugal, mas praticamente em toda a Europa.

Futuro do setor aliado a desafios

O futuro do setor passará pela união dos produtores e operadores para dar resposta ao mercado global.

Os principais desafios para o setor será a fixação de mão de obra qualificada e não qualificada, aposta na formação especializada, aumento do número de técnicos na área agrícola, mais investigação, apoio aos agricultores, aumento de áreas produtivas e, por fim, mais apoio governamental.

Relativamente ao futuro da Frutas Martinho, “passará pela consolidação dos seus mercados, melhoria na qualidade de serviço e garantia da satisfação dos nossos clientes”.

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