Fromm: Fabricantes e especialistas em embalagens

Presente em Portugal há 20 anos, e com uma existência internacional de sete décadas, sempre na vanguarda do fabrico e comercialização de equipamentos e consumíveis para embalagens, a Fromm é uma empresa com provas dadas no setor. A presença na Feira Empack 2018 foi uma forma de consolidar as inovações lançadas no mercado em 2017 e de reafirmar a sua filosofia de trabalho.
Paulo Lima, diretor geral da Fromm em Portugal, fala com orgulho desta empresa de origem suíça, que nasceu há 70 anos e cujo presidente ainda é o fundador do projeto. “O Sr. Fromm ainda está à frente dos destinos do grupo. Neste momento, é uma multinacional que emprega 1200 pessoas nas diferentes regiões do mundo em que está presente e está a atravessar uma fase de crescimento bastante positiva”.
Esse crescimento foi também pautado pelo lançamento no mercado de vários produtos, quer máquinas, quer consumíveis, relacionado com as três áreas de especialização da empresa. “Somos especialistas em cintagem, no que diz respeito a máquinas de cintar, ferramentas de cintar – com e sem uniões metálicas, para permitir o uso de cintas de aço ou de plástico (poliéster), máquinas de cintar, semiautomáticas e automáticas e todos os consumíveis para as mesmas. Somos também peritos em envolvimento, com filme estirável e ainda trabalhamos na área do Airpad, nomeadamente no que respeita ao fabrico de máquinas para produção de almofadas de ar, para as funções de acondicionamento, travamento, preenchimento e proteção dos produtos embalados”.
Paulo Lima deixa claro que a Fromm é fabricante de todas as máquinas e consumíveis que comercializa: “produzimos tudo o que vendemos. Temos inclusivamente um Centro de Inovação e Desenvolvimento, na Alemanha, para onde são canalizados grande parte dos fundos da empresa, de forma a estarmos sempre atentos às necessidades do mercado e garantirmos soluções inovadoras e de tecnologia de ponta mais rápido que a concorrência”.
Para garantir que conhecem o mercado e que estão a par de como trabalham os seus clientes, os técnicos da Fromm fazem um trabalho de proximidade. “O nosso objetivo e acrescentar valor à embalagem. Por esse motivo, fazemos um trabalho de consultoria gratuita a quem nos procura, onde nos disponibilizamos a ir à empresa do cliente e acompanhar, durante o tempo que for preciso, o processo de embalamento da empresa, de forma a identificar os pontos críticos do processo e poder oferecer uma situação que, em comparação, vai oferecer uma melhor embalagem e reduzir, muitas vezes até menos 50 por cento, os custos unitários por palete”.
Paulo Lima explica que a filosofia de trabalho da Fromm é baseada na demonstração: “connosco, não se discute apenas preço. Eu posso ter uma solução de embalagem exatamente igual à que o meu cliente já tem, mas não estou lá para discutir se lhe consigo vender aquele mesmo processo por menos dinheiro. O nosso objetivo é dotar as empresas de um sistema personalizado, de acordo com o que cada uma comercializa, para garantir que a embalagem chega em condições ao cliente final, mas que a empresa que embalou não tem mais custos por ter optado por um sistema avançado de embalamento”.
O mercado português ainda tem alguma dificuldade em avaliar as novas possibilidades tecnológicas de embalamento, porque os empresários focam a sua atenção no preço dos equipamentos, mas Paulo Lima garante que a Fromm é uma empresa de futuro, inovadora e que gosta de levar um know-how internacional aos seus clientes. “Isso é para continuar. Esta é a filosofia da empresa e é para manter. Queremos sempre acrescentar valor às embalagens, reduzindo o custo do processo. Isso passa pela tecnologia mas também muito pela disponibilidade do empresário português para apostar na inovação. O que trazemos para o mercado é o futuro, por isso é uma boa aposta”.