Fexpomalveira celebra 31ª edição

 

Cumprindo a tradição, a Vila da Malveira será palco entre os próximos dias 13 e 18 de Agosto de mais uma edição da Fexpomalveira. Nesse âmbito, a Revista Business Portugal esteve à conversa com Nuno Pedro, presidente da organização do evento e Vítor Gomes, presidente da União de Freguesias da Malveira e São Miguel de Alcainça.

A Fexpomalveira assume-se como sendo uma mostra dos costumes e tradições da região saloia, para além de uma exposição daquilo que são as atividades económicas do concelho e do movimento associativo. Neste ano de 2019 celebrar-se-á a 31ª edição do evento que tem assumido cada vez mais importância e atraído cada vez mais visitantes para a região.

“Festejar a Reciclar” será o mote para a Fexpomalveira 2019. “Dentro de um espírito de divertimento que a todos deve invadir, a preocupação pelo ambiente é condição primeira para que a festa aconteça e que todos dela possam disfrutar da melhor forma”, afirmou Nuno Pedro.

Vítor Gomes contou-nos que a primeira Fexpomalveira partiu de um grupo de amigos do Atlético Clube da Malveira, “alguns deles ligados à Junta de Freguesia de então”, com o intuito de angariar fundos de apoio ao clube. O público aderiu e o evento continuou a ser realizado ano após ano, até aos dias de hoje.
A única condicionante parece ser o espaço onde costuma ser realizado o evento – na Mata Paroquial – uma vez que já começa a tornar-se pequeno para a quantidade de pessoas interessadas em marcar presença num certame cujo prestígio ultrapassa largamente as fronteiras do próprio concelho de Mafra. “Muitos dos espetáculos que temos promovido, no âmbito da Fexpomalveira, têm tido lotação esgotada e, por questões de segurança, não podemos disponibilizar mais ingressos do que aqueles que a capacidade do espaço permite”, esclareceu Nuno Pedro.

Cartaz musical: a surpresa
Um dos aspetos que tem vindo a valorizar a principal festa da Malveira é o seu cartaz musical. Este ano não irá fugir à regra e por isso foi feita uma grande aposta que reunirá artistas de renome e agradará aos diferentes públicos que visitem a feira de exposições da vila.

No ano passado, a Fexpomalveira foi visitada por mais de 50 mil pessoas, oriundas da região metropolitana de Lisboa, como também por muitos turistas que nesta altura do ano optam pelas praias da zona Oeste.

Feira do Gado tenta renascer
A tradicional Feira do Gado realizada na Malveira, um dos ex-libris locais, já teve melhores dias. O decréscimo de participantes e interessados, fatores que levaram à sua suspensão, é justificado pelas difíceis deslocações do gado (cada vez mais alvo de rigorosas regras e burocracia). Perante este cenário, a União de Freguesias lamenta a situação, ao mesmo tempo que demonstra o seu interesse e empenho para que a mesma volte a ganhar a importância de outrora. Porém, também este setor continua a ser um dos polos de atração da Fexpomalveira, com a exposição de gado, na sua maioria “oriundo de criadores da região”.

Entre o mar e a serra
Para além da Fexpomalveira, da simpatia dos malveirenses e da gastronomia de alta qualidade pela qual é conhecida, esta vila portuguesa orgulha-se de ter uma das mais importantes feiras semanais, a nível nacional: a Feira da Malveira, que se realiza todas as quintas-feiras. Nela reúnem-se desde pequenos agricultores a comerciantes de vários produtos, oriundos das mais diversas regiões do país. A nível cultural, o Forte da Feira, integrado na Rota Histórica das Linhas de Torres, assume um papel preponderante e ativo no ensino da região. Para além disso, a Malveira conta com o Circuito Ciclista da Malveira “que tem mais edições do que a Volta a Portugal”, conforme nos diz o seu autarca, Vítor Gomes. E por fim, mas não menos importante, a proximidade a Lisboa e às praias tornam a vila da Malveira num local com “uma enorme qualidade de vida tanto para quem vem como para quem cá está”, assumiram os nossos entrevistados.

You may also like...