Farquim: 50 anos de trabalho e dedicação

Manuel Gomes é o rosto por detrás da empresa que hoje lhe damos a conhecer. Dedicada ao comércio de eletrodomésticos, gás e lubrificantes a empresa barcelense, fundada em 1969, é há 47 anos gerida por Manuel Gomes que, em entrevista à Revista Business Portugal, relembrou a dificuldade dos primeiros anos de negócio e perspetivou o futuro da empresa que este ano assinala o seu 50º aniversário.

“Isto nasceu há 50 anos, mas está comigo há 47”, começou por nos explicar Manuel Gomes sobre a génese do negócio, que inicialmente se dedicava, exclusivamente, ao comércio de garrafas de gás para uso doméstico e de lubrificantes. O percurso ao longo das últimas quatro décadas não foi fácil, mas é com orgulho que Manuel Gomes afirma que, apesar da escassez de recursos humanos, a Farquim conseguiu, graças “à força de vontade, ambição e ajuda dos seus colaboradores”, lançar-se no mercado e aumentar o seu leque de serviços. Em 1975, de forma a rentabilizar a sua infraestrutura, a Farquim inicia-se no ramo do comércio de eletrodomésticos e Manuel Gomes coloca à venda o seu primeiro frigorífico. “Quando agarrei este negócio apenas vendíamos gás. Mais tarde, coloquei à venda o primeiro frigorífico, cujo dinheiro da venda serviu para comprar outro para também vender. Foi assim que comecei, com muito esforço, como, aliás, é normal em quase todos os negócios”. O aumento contínuo e sustentado do volume de negócios leva Manuel Gomes a investir num novo espaço, em 1997, que veio satisfazer as necessidades de organização da empresa.
Estando desde início ligado ao comércio de garrafas de gás, Manuel Gomes encontra aqui a oportunidade de iniciar uma nova atividade e, em 2003, a Farquim alarga o seu leque de serviços lançando-se na área das instalações de redes de gás. “Atualmente temos oito colaboradores que se dedicam às instalações de redes de gás em habitações. Este é mais um dos serviços que temos disponíveis e que veio completar a oferta neste setor”.

Farquim Home e Farquim Energy
Com dois espaços físicos e com cerca de 15 colaboradores, a Farquim conta já com um vasto leque de produtos e serviços disponíveis ao mercado. A mais recente novidade surgiu em 2018, com a criação de dois setores de negócio: A Farquim Home e a Farquim Energy. “Na Farquim Home, os nossos clientes podem encontrar tudo o que precisam para equipar a sua habitação, desde os pequenos eletrodomésticos, a acessórios para cozinha, candeeiros, ou até ar condicionado. Por outro lado, a Farquim Energy engloba os serviços de distribuição de gás industrial, de instalação de caldeiras e de fornecimento de lubrificantes e de equipamentos destinados a cozinhas industriais”. É neste último mercado que Manuel Gomes pretende continuar a apostar no futuro. “Acredito que o futuro passará mais pela área da energia. A verdade é que na área dos eletrodomésticos as grandes superfícies tiram-nos o ar. Muito poucas lojas de eletrodomésticos, conseguem ser competitivas com as grandes superfícies e, para além disso, temos um serviço de grande qualidade na área da energia, que nos leva a continuar a apostar neste setor em grande força”.

A confiança de um negócio familiar
Presente no mercado há 50 anos, com a clara missão de propor aos seus clientes as melhores soluções em energia e eletrodomésticos, a Farquim encontra na proximidade com o cliente o seu diferencial. Manuel Gomes afirma que a empresa conta com clientes fidelizados há vários anos e reconhece que essa confiança só é possível graças à qualidade do serviço prestado. “Há muita gente que se quer alguma coisa vem à Farquim. Isto só acontece porque sentem confiança. Aqui, primamos pela excelência do serviço e é muito satisfatório ver que as pessoas continuam a escolher a Farquim no momento de equipar as suas casas”. Manuel Gomes não esquece a importância da equipa de colaboradores, de onde fazem parte três dos seus quatro filhos, no sucesso alcançado. “Acredito que para um negócio funcionar bem deve haver harmonia entre toda a equipa. Aqui, primamos muito pelo companheirismo e pela partilha de ideias”. Manuel Gomes assume o leme do negócio, mas conta já com a ajuda dos filhos que espera que sigam as suas pisadas e levem a Farquim a mais 50 anos de sucesso. “Tenho quatro filhos e, atualmente, tenho três a trabalhar comigo neste negócio. Tenho procurado transmitir-lhes todo o saber para que no futuro possam ser eles a gerir a empresa e para que consigam levar isto para a frente”.

“Na Farquim temos um espírito familiar”
Ao olhar para trás, Manuel Gomes mostra-se satisfeito no caminho traçado. 50 anos de muito trabalho e dedicação que enchem de orgulho o nosso entrevistado. “Foram anos de muito trabalho, de muito esforço e de muitas noites sem dormir. Sei que isto só foi possível graças ao nosso trabalho ao longo dos anos, graças à ajuda dos nossos colaboradores e da minha família”. Meio século que será celebrado com a “família Farquim”, estando prevista para setembro uma viagem com todos os colaboradores. “Aqui, fazemos questão de festejar o aniversário da empresa com todos os nossos funcionários, o mesmo acontece quando alguém faz anos. Na Farquim temos um espírito familiar”.

You may also like...