Farmácia Vitória: “O utente é a principal preocupação numa PME Líder”

Tem 119 anos e está situada no coração da cidade do Fundão. A Farmácia Vitória, a mais antiga da região e uma das mais antigas do país, mantém o profissionalismo e a qualidade, à qual tão bem tem habituado a população.

Fundada em 1900, pelos irmãos Eduardo e Manuel D’Almeida Vitória, a farmácia não tinha sucessores disponíveis para assumir o negócio de família. O testemunho foi assim passado para um afilhado, Sr. Mário Amoreira.
Há 100 anos a farmácia era o ponto de encontro entre médicos, farmacêuticos e as figuras mais ilustres da cidade. Juntos, trocavam opiniões sobre assuntos políticos e sociais. A modernização veio pouco tempo depois com o Sr. Liberal e o seu filho, Henrique, enquanto pioneiros. Mas foi Isabel Maia, esposa de Luís Alberto Amoreira e nora de Mário Amoreira, quem fortaleceu o reconhecimento da farmácia. Foi diretora técnica durante décadas, e com relevante profissionalismo transformou a farmácia, conferindo-lhe atualidade e propiciando um espaço de conforto e segurança. Mais tarde, Alcina Leal, atual diretora técnica, foi convidada por Isabel Maia para integrar a equipa.
Alcina Leal trabalhou em Análises Clínicas e na Farmácia Hospitalar, mas foi a passagem pela Farmácia Comunitária que a fascinou. Contribuir de forma diferente e interessante para a gestão dos cuidados de saúde da população, fê-la perceber onde realmente se sentia realizada. Paralelamente foi-lhe concedido o grau de Especialista em Farmácia Comunitária e concluiu, também, um upgrade ao Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Foi convidada para fazer parte da Associação Nacional das Farmácias, como delegada da zona do Fundão, cargo que aceitou e que muito a honra.
Decorridos mais de 20 anos desde o início desta aventura, é com enorme satisfação que Alcina Leal fala da sua paixão pela farmácia comunitária e do orgulho que sente no passado secular da Farmácia Vitória.

Uma equipa em constante atualização

Atualmente fazem parte da equipa nove colaboradores, dos quais sete farmacêuticos. “São profissionais disponíveis, dinâmicos, interessados e muito atentos aos seus utentes. A equipa é uma peça-chave no universo da farmácia, e mantê-la motivada e incutir nela o espírito de entreajuda é fundamental”. É com orgulho que Alcina Leal descreve a sua equipa, que reúne os requisitos necessários para desempenhar com qualidade as suas funções.


Prestar o melhor serviço é também um dos lemas da Farmácia Vitória, e como tal o esforço e a atualização de conhecimentos são fulcrais para tornar estes critérios possíveis. A equipa faz regularmente reuniões Kaizen onde realizam uma avaliação do trabalho da equipa, definem metas a alcançar e desenvolvem estratégias para as ações e projetos que delineiam para o futuro.

 

Serviço adaptado e especializado

A equipa da Farmácia Vitória integra serviços diferenciados, como aconselhamento nutricional direcionado para algumas patologias e para desportistas, e a administração de injetáveis e algumas vacinas. É também possível a realização de consultas de cessão tabágica, cuidado do pé diabético e preparação individual da terapêutica.
Com os olhos postos na inovação, a farmácia mais antiga do Fundão já tem à disposição a venda de medicamentos através de plataformas online e utiliza, também, as redes sociais para comunicar atividades e informações úteis para os utentes.

Valorização na qualidade de empresa: PME Líder´19

“O utente é a prioridade e a nossa principal preocupação”. Mais do que um negócio, é um dever prazeroso, para a equipa, receber e auxiliar cada cliente. “São a qualidade e os serviços que nos distinguem”. A Farmácia Vitória recebeu, recentemente, a distinção de PME Líder ’19, confirmando o reconhecimento recebido no ano anterior.
“Este prémio é o reflexo de uma gestão económica e financeira muito rigorosa e uma determinante aposta na prestação de serviços de qualidade”, admitiu a diretora técnica.

A comunidade como prioridade

A farmácia, enquanto local privilegiado de contato entre várias pessoas, “foca as suas ações em três pilares: social, educativo e ambiental”.
A Farmácia Vitória tem um protocolo com a APPACDM do Fundão (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), onde integra, sempre que possível, jovens desta associação nas suas atividades diárias e com o “Projeto Matriz”, na partilha de bens com algumas crianças do concelho.
Como resposta à necessidade de uma parte da população em adquirir medicamentos, Alcina Leal menciona que “somos uma Farmácia Abem e o Programa Abem já foi assinado pelo nosso Município, o que irá permitir a dispensa gratuita de medicamentos a quem deles mais precisa.”
“É na escola que a farmácia estabelece a sua relação com o futuro”, refere Alcina Leal. Com o objetivo de desenvolver nas crianças, jovens e adultos, competências que lhes vão permitir tomar decisões conscientes e responsáveis em relação à sua saúde, a farmácia participa em ações de educação para a saúde e rastreios junto de instituições locais.
Contudo, a “saúde do nosso planeta” também é uma preocupação. O projeto Valormed, que se apresenta como um sistema de gestão de resíduos de medicamentos, é uma prioridade na comunicação com o utente e é levado às escolas para sensibilizar os mais jovens para as questões ambientais relacionadas com este tipo de resíduos.

Por um futuro de excelência

“Excelência e qualidade no atendimento” é uma caraterística presente na história desta farmácia. Alcina Leal admite ser um objetivo que perdurará, juntamente com outras particularidades: “O nosso sucesso mede-se pelo serviço que fazemos em prol da comunidade, sob a forma de ganhos em saúde para o utente e na melhoria da sua qualidade de vida”.

You may also like...