Experiência reconhecida na área agropecuária

José Filipe Rebelo, em entrevista à Revista Business Portugal, falou-nos das origens da Família Henriques da Silva e das herdades que fazem parte do legado da família, localizadas em Coruche, Mora, Ponte de Sôr e Benavente, salientando que a atividade agropecuária sempre foi uma aposta, nomeadamente a criação das raças Mertulenga e Limousine.

 

Quais as origens da Família Henriques da Silva? Quais as herdades que fazem parte do património e legado da Família?

A origem é bastante antiga, ronda o ano de 1950, nas áreas de: Coruche, Mora, Ponte de Sôr e Benavente. O meu avô, Dr. António Maria Henriques da Silva, tinha 14 herdades nas zonas atrás descritas.

 

A agropecuária sempre foi uma atividade à qual a família se dedicou. Que explorações agropecuárias desenvolve nos dias de hoje?

Hoje em dia, a atividade agropecuária é ativa nas Herdades de Porto Velho (Montargil), na Herdade Castelhana Raposeira (Mora) e na Herdade de Alegrete (Coruche).

 

A criação de bovinos é outras das apostas preconizadas. Que raças são criadas e quais as suas características principais?

Presentemente, investimentos em duas vertentes:

– Raça Mertulenga (Retinto) em linha pura, em memória ao nosso avô e tia, pois economicamente não é viável, pelo que temos um pequeno grupo de 40 vacas. Pastoreiam em zonas mais pobres, na charneca, e pouco são suplementadas à mão. São pouco exigentes, boas mães, com boa taxa de fertilidade e sem problemas de maneio.

– Vacas cruxadas de Limousine x Limousine puro, economicamente mais rentáveis, embora mais exigentes, necessitando de culturas melhoradas: prados de regadio, fenos ou fenosilagem de qualidade e maneio mais exigente em relação a parições, saúde e bem-estar.

 

Neste contexto de pandemia, quais os principais desafios que se colocam à vossa atividade e que estratégias têm sido definidas em termos de futuro?

Neste contexto de pandemia, negativo para todos, a atividade agropecuária com preços em baixa e custos inalterados, pelo que há que resistir e produzir produtos de qualidade para o mercado, a fim de tentar enfrentar este mau momento, mas pensando no positivo e não baixando os braços.

You may also like...