Eggcellent: Um conceito “Eggcellent”

A Eggcellent foi criada com um conceito de fast healthy food em que, como o próprio nome indica, os ovos são o produto rei. A Revista Business Portugal entrevistou Manuel Arrobas, CEO da Eggcellent e ficou a conhecer um projeto onde a criatividade e as combinações improváveis imperam.

Oprojeto começou de forma inesperada e deu-se pelo facto de Manuel Arrobas gostar de cozinhar e adorar ovos. Estes dois ingredientes juntaram-se para dar início à Eggcellent, que visa ter os ovos como produto base e depois acrescentar ingredientes que combinem na perfeição. O CEO explica que “a base é um dos ingredientes mais saudáveis que temos e é um dos melhores produtos para consumirmos”, acrescentando que o objetivo “é o de apresentar várias opções de ovos num cenário de fast food. O ovo é um ingrediente que faz parte da nossa culinária e da nossa história, tanto nos doces como nos salgados, na Eggcellent trabalhamos mais com a parte salgada”, explana o entrevistado.

Ovo: um superalimento com potencial.
Considerado por muitos um superalimento, o ovo apresenta proteína, vitaminas, minerais e antioxidantes. Com estas qualidades, Manuel Arrobas considerou fundamental encontrar grandes players no que diz respeito à distribuição de ovos. Para isso, teria de cumprir os requisitos que, ainda hoje, continua a não prescindir, nomeadamente ter ovos de ‘galinhas felizes’. “Uma vez que utilizamos cerca de 15 mil ovos por mês, achamos que a ideia principal era que fossem de ‘galinhas felizes’ e criadas ao ar livre”. Rapidamente encontraram os parceiros ideais que seguissem o mesmo modelo: a CAC – Companhia Avícola do Centro – “uma das principais produtoras de ovos a nível nacional. A CAC é altamente responsável e tem uma produção muito grande”, salienta.
O ovo tem vindo a deixar de ser visto apenas como um mero lanche. Atualmente é utilizado para fazer uma refeição – almoço ou jantar – e apresenta a vantagem de ser comfort food. Na Eggcellent faz parte da lista uma panóplia de ingredientes para acompanhar as omeletes. Entre eles estão o camarão, salmão fumado, espargos, alheira, entre muitas outras sugestões que são dadas todos os meses. A apresentação de diferentes sugestões (como é o caso da combinação de pesto, ricotta, tomate cherry) também faz parte da criatividade do Chef Pedro Sommer. “Gostamos de fazer coisas que quebrem o convencional e sejam combinações improváveis, tal como já fizemos com banana, caril e queijo da ilha. Queremos pegar em ingredientes típicos de cada país e criar um menu à volta disso e adaptado aos ovos”, afirma.
Num conceito altamente abrangente e para todos os gostos, ainda há espaço para apresentar opções como os ovos benedict e os ovos rotos. Os restantes menus podem ser adaptados a cada cliente para que se sintam em casa na hora de escolher o melhor ingrediente para cada refeição.

Cinco anos de atividade
A Eggcellent é marcada por cinco anos de atividade que vão ser celebrados em maio. O primeiro espaço foi inaugurado no antigo Amoreiras Plaza que deu lugar a uma loja, em novembro de 2015, no Cascais Shopping. A nova abertura foi sinónimo de mudança e de inovação, quer pela remodelação da imagem quer pela instalação de equipamentos mais sofisticados. Os próximos objetivos do CEO passarão pelo franchising e pela possibilidade de abrir novas lojas, tanto em centros comerciais como em lojas de rua. “Temos um padrão definido para todos os espaços. Sabemos os equipamentos que temos, a configuração da loja e a disposição dos nossos colaboradores, bem como a forma como trabalham”. Um dos projetos em estudo atualmente “é a abertura de um franchising no Évora Plaza onde a dinamização do centro comercial se alia a um conceito novo e diferente como o Eggcellent”. conclui Manuel Arrobas, CEO da Eggcellent.

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