Ditchil: Uma marca só para mulheres

A Revista Business Portugal foi à descoberta da Ditchil, uma marca de roupa desportiva dedicada exclusivamente a mulheres. Quem nos deu a conhecer a empresa de Barcelos foi Carla Macedo, criativa que sempre gostou de desafios e, como tal, investiu no seu sonho há cinco anos.

Para que os nossos leitores possam conhecer o seu percurso, explique-nos como chegou à criação da Ditchil.
Quando acabei o curso, tinha a convicção de não querer trabalhar por conta de outrem. Sempre tive a ideia definida de querer ser eu própria, de ter a minha própria empresa e crescer, sem perder a minha identidade. Comecei por trabalhar para outras marcas, mas no meu percurso profissional foram-me dizendo que devia lançar a minha própria marca, por ter jeito e bom gosto. Fui adiando o sonho, até porque sou mãe, mas após o nascimento do meu segundo filho, há seis anos, achei que seria o momento de arriscar.

Porquê criar uma marca desportiva?
Nem sei explicar, aconteceu de maneira natural. Era onde me sentia bem, onde sentia que conseguia fazer o que queria. Sempre me identifiquei com esta linha e é onde sou feliz e sinto prazer.

Esta linha de produtos exige uma grande criatividade?
Sim, principalmente a nível dos tecidos. Requer uma grande pesquisa, para nos conseguirmos diferenciar. Olhando apenas para imagens, o consumidor pode até achar os produtos parecidos com outros, mas quando vê a peça fisicamente e a experimenta, repara que realmente há uma grande qualidade.

Que experiência tem uma mulher ao vestir a vossa marca?
As mulheres são muito exigentes e, por isso, temos estudado ao longo dos anos de forma a melhorar o nosso produto, até que fique perfeito. Quando vestem as nossas peças, as mulheres gostam muito da experiência. Sentem-se tão bem e tão confortáveis, que ficam fidelizadas à marca e isso é muito importante. Isto é fruto do conhecimento que temos adquirido e do investimento feito na evolução da marca.

Faz parte dos planos alargarem a gama para o público masculino?
Já nos têm falado muito sobre isso, mas ainda não vamos por aí. Neste momento, estamos focados na linha de mulher, estando também a criar alguns modelos iguais para menina, para o caso de mãe e filha quererem andar a condizer.

Como se pode adquirir os vossos produtos?
Nós trabalhamos com parceiros que fazem distribuição em algumas lojas em Portugal e Espanha. Num futuro próximo, pretendemos alargar a distribuição a França e Alemanha, mas é algo que requer tempo. O consumidor final também pode fazer encomendas através do nosso site, sendo que fazemos envios para todo o mundo.

O que diferencia e faz da Ditchil uma referência na moda desportiva feminina?
O desafio não é fácil, é preciso competir com marcas que produzem em países de baixo custo. Mas nós persistimos no caminho da qualidade, de nos diferenciarmos das outras marcas e não sermos apenas mais uma. Lá fora gostam que diga “made in Portugal”, porque transmite qualidade e isso é algo que os clientes procuram cada vez mais. A Ditchil não tem muitas trocas ou devoluções, isso quer dizer alguma coisa. O feedback tem sido extremamente positivo, tanto por parte de distribuidores, como de consumidores finais, e acho que o que marca a diferença é sem dúvida a aposta na qualidade e design.

Tem algum projeto ambicioso para o futuro?
Enquanto designer, gosto muito de sonhar. Gostava de ver a minha marca ser distribuída pela Europa e ser reconhecida pelo design, conforto e qualidade. O caminho não tem sido fácil, mas lutamos diariamente e temos crescido muito. O segredo é nunca desistir e acreditar. Havendo foco e saindo da zona de conforto, alcança-se o sucesso.

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