Distribuir vinhos alentejanos com qualidade e confiança

Sandra Dourado - Sócia-gerente

A Dourado Distribuição conta já com quase 34 anos de experiência na distribuição de vinhos. Sandra Dourado, sócia-gerente, explica-nos como tudo começou.

Para que possamos contextualizar os nossos leitores, parece-me importante começar esta entrevista pedindo-lhe que nos apresente a Dourado Distribuição.

A Dourado Distribuição é uma empresa que se dedica à distribuição de vinho, maioritariamente do Alentejo e no Alentejo. A atividade foi iniciada há quase 34 anos pelos meus pais, em Alvaiázere, sempre com o foco nos vinhos. Entre 1991 e 1994 com a aquisição da representação de uma marca de vinhos do Alentejo, veio a restante família para Estremoz, sendo nessa altura o foco de vendas da empresa o canal Horeca. A empresa, inicialmente de cariz familiar, cresceu e hoje em dia conta com 18 trabalhadores, tendo fixado a sua sede em Évora.

O que vos distingue das demais empresas de distribuição de bebidas?

O que nos distingue é o nosso enfoque no produto vinho, 95 por cento das nossas vendas são vinhos e os outros cinco por cento destilados. Também o acompanhamento que dedicamos ao cliente tem-se revelado uma mais valia.

A Divinus Gourmet é também uma aposta forte e complementar à distribuição. Como surge este projeto?

A Divinus Gourmet surge como que uma necessidade de potenciarmos as nossas vendas e atingir, ao mesmo tempo, um outro público diferente do canal Horeca. A nossa deslocação para Évora, cidade Património Mundial da UNESCO, permitiu-nos estar num local com grande afluência turística e decidimos que seria vantajoso ter um espaço que pudesse mais facilmente oferecer os nossos produtos a esse novo público e ao mesmo tempo dar mais visibilidade às marcas com as quais trabalhamos. Na nossa loja Divinus Gourmet para além da venda, temos também apresentações de produtos, realizadas pelos próprios produtores e provas de degustação para grupos que podem incluir vários produtos da região. Temos também uma loja online que nos permite chegar a mais clientes e/ou a clientes que de outra forma não conseguiríamos alcançar.

Como tem corrido esta aposta?

Podemos dizer que com muito trabalho, esforço e dedicação é uma aposta ganha, pois no ano de 2017 conseguimos recuperar o valor de vendas que tinha baixado durante os anos de maior crise económica.

Numa edição em que falamos de empresárias de sucesso e de mulheres à frente de grandes entidades, pergunto-lhe como tem visto o crescimento das mulheres à frente de grandes projetos?

De uma forma muito gratificante, pois o ‘estigma’ que existia felizmente vai sendo abandonado e as mulheres podem mostrar que são muito competentes em todas as áreas.

Como serão os próximos anos da Dourado Distribuição?

Vamos continuar a crescer. Em 2017 tivemos um aumento de 18 por cento nas nossas vendas relativamente ao ano passado, um crescimento que tem que ser feito com um plano sustentado, com uma aposta em determinados produtores e certas marcas de vinho, aumentando a formação mais específica na área dos vinhos dos nossos funcionários e continuando a realizar uma gestão sustentável da empresa.

You may also like...