DHL investe 7 mil milhões de euros para reduzir emissões de CO2

80 mil veículos elétricos devem ser utilizados para entregas em domicílio, resultando em 60 por cento de eletrificação da frota.

O Grupo Deutsche Post DHL está a acelerar o ritmo da descarbonização planeada da empresa. Para tal, o Grupo irá investir um total de 7 mil milhões de euros (Opex e Capex), nos próximos dez anos, em medidas para reduzir as suas emissões de CO2.

O Grupo Deutsche Post DHL vai investir cerca de 7 mil milhões de euros (Opex e Capex) em soluções logísticas neutras para o clima até 2030. Os custos incorridos até 2023 já foram englobados no plano de investimento, o qual foi comunicado a 9 de Março. Para distâncias curtas e entregas ao consumidor, o Grupo continua a impulsionar a eletrificação de sua frota de veículos. Até 2030, 60 por cento dos veículos de entrega ao consumidor serão movidos a eletricidade, pelo que haverá mais de 80 mil veículos elétricos na estrada. Em 2020, esse número era de apenas 18 por cento.

Os fundos irão ser aplicados para combustíveis alternativos da aviação, para a expansão da frota de veículos elétricos com emissões zero e para edifícios neutros do ponto de vista climático. A caminho do objetivo de emissões zero até 2050, em vigor há quatro anos, a empresa está a comprometer-se com novos e ambiciosos objetivos intermédios. Por exemplo, o Grupo Deutsche Post DHL compromete-se, como parte da aclamada iniciativa ‘Science Based Target’ (SBTi), a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa até 2030, em conformidade com o Acordo de Paris. As metas climáticas fazem parte do novo plano de sustentabilidade, no qual a empresa estabelece os seus objetivos ESG para os próximos anos. Para além do seu compromisso com o ambiente, o Grupo define também medidas claras nas áreas da responsabilidade social e organização.

Em rotas mais longas, especialmente no transporte aéreo, a propulsão elétrica não é uma alternativa para o futuro próximo. É por isso que o Grupo Deutsche Post DHL está a impulsionar o desenvolvimento e utilização de combustíveis produzidos a partir de energias renováveis: até 2030, pelo menos 30% das necessidades de combustível para a aviação serão cobertas por combustíveis sustentáveis. Além disso, o Grupo está a investir em imóveis amigos do ambiente (escritórios, centros de correio e encomendas e armazéns logísticos): todos os novos edifícios em construção serão neutros do ponto de vista climático.

“Enquanto a maior empresa de logística do mundo, é nossa responsabilidade liderar o caminho e  orientar a indústria logística para um futuro sustentável. Estamos a fazer do nosso Grupo uma empresa verde e a dar uma contribuição importante para o nosso planeta e para a sociedade”, afirmou Frank Appel, CEO do Grupo Deutsche Post DHL.

O compromisso com a sustentabilidade é parte integrante da cultura empresarial do Grupo Deutsche Post DHL. Desde 2008, o Grupo tem objetivos de sustentabilidade ambiciosos, por exemplo no que diz respeito à redução de CO2. Em 2017, o Grupo tornou-se a primeira empresa de logística do mundo a estabelecer um objetivo de redução a zero das suas emissões de gases com efeito de estufa até 2050. Para tal, a empresa oferece numerosas soluções inovadoras para tornar as cadeias de abastecimento mais sustentáveis e para ajudar os seus clientes a atingir os seus objetivos ambientais. Com a “Estratégia 2025” introduzida em 2019, a sustentabilidade tornou-se uma componente-chave da estratégia empresarial.

“A COVID-19 reforçou mais uma vez as principais tendências do nosso tempo: globalização, digitalização, comércio eletrónico e sustentabilidade – os quatro motores da nossa ‘Estratégia 2025’. Entre estes temas, a sustentabilidade é o desafio mais urgente. Com o nosso plano de sustentabilidade, estamos a intensificar os nossos esforços e a promover explicitamente os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, explicou Frank Appel.

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